Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional

Associação Hoteleira do Algarve defende continuidade dos “vistos gold” na região

Os “vistos ‘gold’ geraram cerca de cinco mil milhões de euros desde a sua aprovação em 2012” e isso representa “cerca de 10% do total de IDE em Portugal no mesmo período”, sublinhou a AHETA

19:28 14 Janeiro, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A AHETA considerou que o programa de vistos “gold” tem alcançado “um enorme sucesso” e constitui “um grande fator de desenvolvimento económico e social para o Algarve”

A principal associação hoteleira do Algarve apelou hoje ao Governo para voltar atrás e manter o programa de atribuição de vistos a estrangeiros mediante a realização de investimento imobiliários na região.

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) recordou que a região, a “mais importante” para o setor do turismo a nível nacional, tem sido “também a mais afetada” pela pandemia de covid-19 e está a enfrentar “uma catástrofe económica e social sem precedentes”.

Mesmo assim, em 2020, obteve 20 milhões de euros em investimento através do programa de atribuição de vistos dourados (“Golden Visa”, em inglês), acrescentou.

“Estima-se que, apesar da enorme recessão económica que a região atravessa, no último semestre de 2020, os vistos ‘gold’ [ouro, em inglês] injetaram na economia do Algarve cerca de 20 milhões de euros, para além de ter contribuído para a preservação dos promotores e das empresas do setor imobiliário e de atividades a montante e a jusante, as quais correspondem a milhares de postos de trabalho”, destacou a AHETA num comunicado.

A mesma fonte reconheceu que o programa registou no ano transato “uma descida de 5,7% a nível nacional” comparativamente com 2019, mas realçou a sua importância com os valores alcançados “no semestre de julho a dezembro de 2020”, no qual “gerou um total de 543,17 milhões de euros de transferência de capitais”.

“O Algarve ocupa, através deste Programa, o top três das regiões portuguesas que atraem mais investimento estrangeiro, depois de Lisboa e Porto. Neste sentido, em nome dos superiores interesses da economia do Algarve e do país, a AHETA apela ao Governo para não excluir a região dos chamados vistos ‘gold’, enquanto um dos mecanismos mais importantes de atração de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) para a região”, propôs a associação empresarial.

A AHETA considerou que o programa de vistos “gold” tem alcançado “um enorme sucesso” e constitui “um grande fator de desenvolvimento económico e social para o Algarve”, tanto pela “atração de investimento externo” como por “potenciar o turismo residencial e, por essa via, o emprego regional”.

“A alteração do Regime Jurídico das Autorizações de Residência para Investimento, (ARI), pretende fazer deslocalizar estes investimentos para o interior do país, sem levar em consideração que os locais e as regiões se desenvolvem em função das suas vocações e não por meras alterações legislativas”, argumentou a associação algarvia.

Os “vistos ‘gold’ geraram cerca de cinco mil milhões de euros desde a sua aprovação em 2012” e isso representa “cerca de 10% do total de IDE em Portugal no mesmo período”, sublinhou também a AHETA, acrescentando que “94% do investimento total se destinou a bens imobiliários e , destes, 97% foram investidos no litoral, designadamente no Algarve”.

“Não podemos correr o risco de afastar investimentos importantes para outros destinos concorrentes neste período tão crítico e difícil para a atividade turística regional e para o Algarve, independentemente da iniciativa, louvável a todos os níveis, de reforçar o investimento estrangeiro em regiões de baixa densidade”, argumentou ainda a associação com sede em Albufeira, no distrito de Faro.

A posição da AHETA surge depois de o Conselho de Ministro ter aprovado no dia 22 de dezembro o decreto-lei que acaba com ‘vistos gold’ nas regiões do litoral e áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, que entrará em vigor em julho de 2021, com um período transitório, dando cumprimento a uma alteração prevista no Orçamento do Estado para 2020 para “favorecer a promoção de investimento em territórios de baixa densidade”.

“Aquilo que está aqui em causa é precisamente aquilo que a Assembleia da República tinha aprovado, ou seja, a decisão de que estes investimentos se dirigem às comunidades intermunicipais do interior e às regiões autónomas, deixando de se aplicar às regiões do litoral e das áreas metropolitanas”, explicou na ocasião a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Economia Nacional

As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto

09:05 30 Julho, 2026 09:07 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Saiba tudo sobre as novas normas de crédito que bancos e instituições financeiras devem seguir para aprovar empréstimos

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve Animais

GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira

12:40 30 Julho, 2026 12:43 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Resgate mobilizou várias entidades em Albufeira e terminou com o equídeo fora de perigo, apesar de algumas escoriações ligeiras

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Nacional

Calor vai voltar a apertar e os 40 ºC estão de regresso: saiba quando e em que regiões

17:50 29 Julho, 2026 15:35 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá intensificar-se novamente nos próximos dias. Há zonas do país onde os termómetros poderão voltar a tocar nos 40 ºC

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Economia, Nacional

As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto

09:05 30 Julho, 2026 09:07 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Saiba tudo sobre as novas normas de crédito que bancos e instituições financeiras devem seguir para aprovar empréstimos

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve, Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve, Animais

GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira

12:40 30 Julho, 2026 12:43 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Resgate mobilizou várias entidades em Albufeira e terminou com o equídeo fora de perigo, apesar de algumas escoriações ligeiras

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia, Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura, Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Nacional

Calor vai voltar a apertar e os 40 ºC estão de regresso: saiba quando e em que regiões

17:50 29 Julho, 2026 15:35 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá intensificar-se novamente nos próximos dias. Há zonas do país onde os termómetros poderão voltar a tocar nos 40 ºC

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Últimas Notícias

  • Coreógrafo Daniel Matos e Associação de Dança de Lagos recebem votos de louvor
    Coreógrafo Daniel Matos e Associação de Dança de Lagos recebem votos de louvor
  • Parque da Cássima em Loulé duplica capacidade para cerca de 400 lugares
    Parque da Cássima em Loulé duplica capacidade para cerca de 400 lugares
  • Vila Real de Santo António avança com recolha porta a porta de biorresíduos
    Vila Real de Santo António avança com recolha porta a porta de biorresíduos
  • Doentes renais cancelam férias por falta de vagas para hemodiálise no Algarve e Alentejo
    Doentes renais cancelam férias por falta de vagas para hemodiálise no Algarve e Alentejo
  • Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária
    Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

Opinião

  • Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
    Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
    Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento