Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Ar polar traz tempo mais frio e menos chuvoso na segunda quinzena de novembro

Conheça as previsões de Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal, para o mês de novembro

10:35 15 Novembro, 2023 10:35 15 Novembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Alfredo Graça, meteorologista e coordenador da Meteored Portugal, apresenta a última atualização do modelo meteorológico ECMWF, o modelo de referência para a Meteored, segundo o qual, o mês de novembro vai registar uma mudança radical no estado do tempo dentro de poucos dias em Portugal continental, provavelmente a partir de segunda, 20 de novembro.

As previsões apontam, assim, que uma boa parte da segunda quinzena de novembro seja marcada pela chegada de ar polar ao nosso país, com tempo mais frio e bem menos chuvoso.

Previsão de Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal

Após várias semanas de chuva e temperaturas amenas, o padrão meteorológico alterou-se significativamente em Portugal continental nestes últimos dias, dando azo ao popularmente conhecido “Verão de São Martinho”, com um tempo bem mais seco e ameno graças ao anticiclone e a uma massa de ar subtropical invulgarmente quente para a época do ano. No entanto, os dias de tempo ameno não deverão durar muito dado que, em breve, prevê-se a chegada de ar polar.

Segunda quinzena de novembro mais fria, mas com temperaturas geralmente dentro da média

Segundo Alfredo Graça, espera-se uma segunda quinzena de novembro com temperaturas geralmente dentro da média no Continente, apesar da provável descida acentuada das temperaturas no período entre 20 e 27 de novembro associada à chegada de ar polar.

Assim, na próxima semana, prevê-se temperaturas dentro da média climatológica de referência para grande parte de Portugal continental, exceto no Alentejo Litoral e Algarve, regiões onde se prevê uma anomalia térmica negativa, isto é, tempo mais frio do que o habitual.

Tudo indica que ocorrerá uma mudança radical no tempo no início da próxima semana, que ficará consideravelmente mais frio.
 

Nos Açores e na Madeira o padrão de temperaturas acima da média deverá manter-se na segunda quinzena de novembro. E, do dia 27 até ao fim de novembro, a incerteza aumenta significativamente para Portugal continental, mas os mapas apostam por uma eventual subida das temperaturas, o que se traduziria numa anomalia térmica positiva.

Tempo geralmente mais seco na segunda quinzena

Prevê-se que a segunda quinzena de novembro seja consideravelmente mais condicionada pelas altas pressões em Portugal continental, significando isto que a presença do anticiclone produzirá um estado do tempo geralmente mais estável e seco.

Caso a precipitação surja, deverá ficar remetida à Região Norte. As altas pressões e a circulação das depressões em latitudes mais altas farão com que praticamente não seja registada chuva na semana entre 20 e 27 de novembro no nosso território, o que deverá traduzir-se numa anomalia de precipitação negativa generalizada.

Para os Açores e para a Madeira avizinha-se uma segunda quinzena mais seca do que o normal. Para os últimos dias do mês em Portugal continental a incerteza na previsão aumenta significativamente, sendo que, com um jato polar mais ondulado, não se pode descartar nenhum cenário, inclusive o do regresso da precipitação.

Mais informação no artigo original: Mudança radical do tempo em Portugal: saiba o que o jato polar pode trazer na segunda quinzena de novembro

Leia também: Vem aí um novembro ligeiramente mais quente do que o normal com precipitação a rondar a média

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Militar da GNR fora de serviço agredido ao tentar ajudar comerciante

15:00 8 Julho, 2026 13:39 8 Julho, 2026 | João Luís

Guarda da GNR fora de serviço foi agredido quando tentava ajudar uma comerciante a encerrar o estabelecimento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve Cultura Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Europa Nacional

Espanha reduz ou até suspende a jornada de trabalho em caso de calor extremo. E em Portugal?

15:10 8 Julho, 2026 14:46 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

País vizinho prevê a redução da jornada em dias de calor extremo, enquanto Portugal segue um modelo diferente

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor continua a ‘apertar’ em Portugal: sete distritos sob aviso laranja e máximas podem chegar aos 41 ºC

12:02 8 Julho, 2026 11:55 8 Julho, 2026 | João Luís

IPMA mantém avisos de tempo quente em 14 distritos esta quarta-feira, com sete sob aviso laranja e máximas que podem chegar aos 41 ºC

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Ensino Opinião Tech

Exames digitais | Por José Figueiredo Santos

15:30 8 Julho, 2026 15:19 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje acredita-se que a palavra 'digital' possui virtudes quase místicas. Como se bastasse mudar o nome das coisas para lhes mudar a natureza"

Cultura Europe Direct Algarve

Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas

12:50 8 Julho, 2026 12:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto INTREPIDA promove cooperação entre Andaluzia, Algarve e Alentejo e apoia empreendedorismo feminino

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve Cultura

Praia do Carvoeiro recebe concertos ao pôr do sol todas as quartas-feiras

15:40 8 Julho, 2026 15:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Passadiço da Praia do Carvoeiro recebe música ao vivo todas as quartas-feiras de julho, sempre ao final da tarde

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Militar da GNR fora de serviço agredido ao tentar ajudar comerciante

15:00 8 Julho, 2026 13:39 8 Julho, 2026 | João Luís

Guarda da GNR fora de serviço foi agredido quando tentava ajudar uma comerciante a encerrar o estabelecimento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Europa, Nacional

Espanha reduz ou até suspende a jornada de trabalho em caso de calor extremo. E em Portugal?

15:10 8 Julho, 2026 14:46 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

País vizinho prevê a redução da jornada em dias de calor extremo, enquanto Portugal segue um modelo diferente

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor continua a ‘apertar’ em Portugal: sete distritos sob aviso laranja e máximas podem chegar aos 41 ºC

12:02 8 Julho, 2026 11:55 8 Julho, 2026 | João Luís

IPMA mantém avisos de tempo quente em 14 distritos esta quarta-feira, com sete sob aviso laranja e máximas que podem chegar aos 41 ºC

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Ensino, Opinião, Tech

Exames digitais | Por José Figueiredo Santos

15:30 8 Julho, 2026 15:19 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje acredita-se que a palavra 'digital' possui virtudes quase místicas. Como se bastasse mudar o nome das coisas para lhes mudar a natureza"

Cultura, Europe Direct Algarve

Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas

12:50 8 Julho, 2026 12:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto INTREPIDA promove cooperação entre Andaluzia, Algarve e Alentejo e apoia empreendedorismo feminino

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve, Cultura

Praia do Carvoeiro recebe concertos ao pôr do sol todas as quartas-feiras

15:40 8 Julho, 2026 15:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Passadiço da Praia do Carvoeiro recebe música ao vivo todas as quartas-feiras de julho, sempre ao final da tarde

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Praia do Carvoeiro recebe concertos ao pôr do sol todas as quartas-feiras
    Praia do Carvoeiro recebe concertos ao pôr do sol todas as quartas-feiras
  • “Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras
    “Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras
  • Espanha reduz ou até suspende a jornada de trabalho em caso de calor extremo. E em Portugal?
    Espanha reduz ou até suspende a jornada de trabalho em caso de calor extremo. E em Portugal?
  • Militar da GNR fora de serviço agredido ao tentar ajudar comerciante
    Militar da GNR fora de serviço agredido ao tentar ajudar comerciante
  • Moncarapacho recebe noite de humor, música e tradição com “Boa Esperança em… Revista”
    Moncarapacho recebe noite de humor, música e tradição com “Boa Esperança em… Revista”

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal