Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Antes habitada por árabes e citada numa carta de D. Afonso Henriques, esta praia histórica pode ser ideal para as suas férias

Esta praia histórica muito visitada por “comerciantes abastados ou artistas bem sucedidos”, pode ser aquilo que procura para umas férias descansadas

13:10 12 Junho, 2025 12:58 12 Junho, 2025 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

São Pedro de Moel é uma vila costeira cuja história remonta a séculos antes da fundação de Portugal. Hoje, é considerada por muitos uma praia histórica e um destino apelativo para férias. Situada no concelho da Marinha Grande, esta localidade foi referida numa carta de doação de D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Alcobaça, onde surge o nome “Muel”.

As origens e a história da vila

A vila terá tido uma povoação árabe antes da nacionalidade, segundo alguns historiadores. No reinado de D. Fernando, passou a substituir o porto de Paredes como principal acesso costeiro da zona.

Desde o século XV, começou a ser usada como local de descanso, devido à proximidade do mar, à abundância de caça e à frescura das suas fontes.

Foi no final do século XIX que se intensificaram os pedidos de construção de casas, o que deu início ao crescimento urbano da vila.

O apelo turístico de verão

Com praias e espaços verdes, São Pedro de Moel tornou-se um destino para veraneio, principalmente entre famílias de Lisboa, Coimbra e Santarém.

As suas praias – São Pedro de Moel, Praia Velha e Praia da Concha – oferecem diferentes experiências, sendo a Praia Velha a mais procurada na época alta.

A histórica Praia Velha, forma uma lagoa natural e conta com um restaurante-esplanada com várias opções de refeições e bebidas que pode ser ideal para as suas férias.

Recomendamos: Esta cidade é a “capital do turismo” do Algarve e é para os irlandeses mais barata do que o sul de França e a Grécia

Memórias de outros tempos

A vila tem marcas de um passado ligado à elite, explica o Ekonomista, com “comerciantes abastados ou artistas bem sucedidos” a ter casa na zona, incluindo vivendas históricas e estruturas abandonadas, como o antigo complexo de piscinas.

A vida noturna já foi mais vibrante, mas bares como o Rosis Pub e o Bambi Café continuam a atrair locais e visitantes.

Percursos e natureza

O pinhal de D. Dinis, parcialmente destruído por incêndios, continua a ser um dos maiores atrativos da região.

Dentro do pinhal, existem dois trilhos muito populares entre os ciclistas: a Volta dos Cinco e a Volta dos Sete.

A história da Duquesa de Caminha está ligada ao Penedo da Saudade, onde se encontra um farol visitado por muitos turistas.

Infraestruturas e alojamento

Apesar de modesta em dimensão, a vila oferece boas opções de restauração e alojamento, como o Restaurante Brisamar e o Estrela do Mar.

Para quem prefere o contacto com a natureza, existe o Parque de Campismo Orbitur, a 250 metros do centro. Entre os hotéis destacam-se o Hotel Mar e Sol & Spa, o Hotel Miramar e o Hotel Verde Pinho.

Como lá chegar

A partir de Lisboa, a melhor rota é pela A8, saindo em Pataias e seguindo pela Estrada Nacional 242.

Quem vem do Porto deve usar a A1 até à A17, sair na Marinha Grande e seguir pela estrada para São Pedro de Moel.

Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve Cultura

Open Ateliers Olhão regressam em setembro com mais de 50 artistas

17:20 1 Julho, 2026 17:24 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Evento reúne pintura, fotografia, ilustração, arte urbana, escultura, têxteis, design gráfico, azulejaria e gravura

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Algarve Vida & Lazer

Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite

18:49 1 Julho, 2026 18:49 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Centro náutico de Odeleite conta com bar, zonas de sombra e piscina instalada no espelho de água da barragem

Algarve Desporto

Albufeira: FC Porto venceu o Belenenses por 33-24 e conquistou o título nacional de andebol

17:10 1 Julho, 2026 16:57 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Fase final do Campeonato Nacional de Andebol Masters reuniu oito equipas no Pavilhão da Escola Básica e Secundária

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Algarve Desporto Vídeo

Ginástica de Vila Real de Santo António regressa ao palco nacional pela Vilachamps [vídeo]

11:12 30 Junho, 2026 11:03 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de vários anos sem representação nacional, VRSA voltou às competições de Ginástica Artística Feminina

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Europe Direct Algarve

Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia

16:20 1 Julho, 2026 16:22 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugueses apontam competitividade, economia, indústria, segurança e defesa como prioridades para reforçar a UE

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve, Cultura

Open Ateliers Olhão regressam em setembro com mais de 50 artistas

17:20 1 Julho, 2026 17:24 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Evento reúne pintura, fotografia, ilustração, arte urbana, escultura, têxteis, design gráfico, azulejaria e gravura

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Algarve, Vida & Lazer

Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite

18:49 1 Julho, 2026 18:49 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Centro náutico de Odeleite conta com bar, zonas de sombra e piscina instalada no espelho de água da barragem

Algarve, Desporto

Albufeira: FC Porto venceu o Belenenses por 33-24 e conquistou o título nacional de andebol

17:10 1 Julho, 2026 16:57 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Fase final do Campeonato Nacional de Andebol Masters reuniu oito equipas no Pavilhão da Escola Básica e Secundária

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Algarve, Desporto, Vídeo

Ginástica de Vila Real de Santo António regressa ao palco nacional pela Vilachamps [vídeo]

11:12 30 Junho, 2026 11:03 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de vários anos sem representação nacional, VRSA voltou às competições de Ginástica Artística Feminina

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Europe Direct Algarve

Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia

16:20 1 Julho, 2026 16:22 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugueses apontam competitividade, economia, indústria, segurança e defesa como prioridades para reforçar a UE

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia, Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Últimas Notícias

  • Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
    Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
  • Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
    Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
  • Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
    Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
  • Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
    Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
  • Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial
    Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

Opinião

  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal