Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Animais, Nacional

Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor

O regresso deste animal a Portugal está a gerar entusiasmo na conservação, mas também levanta preocupações num setor específico

09:10 25 Abril, 2026 16:36 24 Abril, 2026 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um pouco por toda a Europa, espécies antes desaparecidas têm regressado graças a iniciativas de conservação e à recuperação dos habitats naturais. O castor europeu está oficialmente de volta a Portugal após mais de cinco séculos de ausência. A confirmação foi feita pela organização sem fins lucrativos Rewilding Portugal, que registou provas visuais da presença deste animal junto à fronteira, num momento considerado histórico para a conservação da natureza, mas que também levanta preocupações no setor agrícola.

O último registo conhecido de castores em território português remonta provavelmente ao final do século XV. Desde então, a espécie desapareceu devido à caça intensiva e à destruição gradual do seu habitat natural.

Agora, após cerca de duas décadas de expansão populacional em Espanha, surgem finalmente sinais claros da presença deste animal em Portugal. Marcas de roedura em árvores, pequenas alterações em linhas de água e registos de câmaras de fotoarmadilhagem permitiram confirmar em vídeo e fotografia a presença de um indivíduo jovem adulto em território nacional.

Um regresso há muito anunciado

Em 2023, o jornal Expresso já tinha revelado que o castor estava apenas a 150 metros da fronteira, com registos consistentes no Parque Natural Arribes del Duero, perto de Miranda do Douro. Na altura, a Rewilding Portugal alertava que o regresso seria apenas uma questão de tempo.

Essa previsão confirmou-se agora. No entanto, a preparação que era solicitada às entidades competentes acabou por não acontecer, o que levanta receios sobre a capacidade de resposta perante potenciais conflitos com agricultores e comunidades locais.

“Estávamos atentos a este avanço há já alguns anos e é com enorme entusiasmo que confirmamos este regresso. O castor é um aliado natural na recuperação da saúde dos nossos rios e zonas húmidas”, afirmou Pedro Prata, coordenador da Rewilding Portugal.

Um engenheiro da natureza

O castor é considerado um verdadeiro “engenheiro” de ecossistemas. O seu comportamento instintivo de construir represas, escavar canais e alterar margens fluviais transforma profundamente a paisagem, trazendo maior diversidade, retenção de água e vida, de acordo com a mesma fonte.

As represas criadas pelos castores originam pequenas zonas húmidas e alagadas que funcionam como habitats para anfíbios, aves aquáticas, insetos, peixes e mamíferos de menor porte. Além disso, estas áreas atuam como filtros naturais da água, retendo poluentes e sedimentos.

Ao reduzir a velocidade do escoamento superficial, estas estruturas atenuam ainda os efeitos das cheias e da erosão. Trata-se de serviços ecológicos que, como sublinha a mesma fonte, “nenhuma tecnologia moderna consegue replicar com a mesma eficiência, sem custos e sem burocracias”.

Relevância num país em seca

Ao elevar o nível freático, os castores aumentam a disponibilidade de água nos solos, algo cada vez mais relevante num país afetado por secas prolongadas e desertificação. As suas represas armazenam água durante os meses mais húmidos e libertam-na de forma gradual ao longo do ano.

Segundo aponta a mesma fonte, há também evidências de que as zonas criadas por esta espécie funcionam como barreiras naturais contra incêndios florestais. As áreas permanentemente húmidas quebram o avanço do fogo e oferecem refúgio a diversas espécies durante períodos críticos.

Este conjunto de benefícios faz do castor uma espécie-chave no combate às alterações climáticas e na proteção dos ecossistemas ribeirinhos, num momento em que Portugal enfrenta vários desafios ambientais.

Rewilding em ação

O conceito de rewilding, ou renaturalização, tem ganho destaque como estratégia para restaurar ecossistemas através do regresso de espécies-chave. O castor é apontado como um dos exemplos mais evidentes desta abordagem na Europa.

Desafios de coexistência

Apesar dos benefícios, a presença do castor pode causar impactos em plantações ribeirinhas ou infraestruturas humanas. Por isso, a experiência de outros países mostra que a coexistência exige informação, planeamento e diálogo com as comunidades locais.

Na Suécia, programas de compensação financeira foram criados para agricultores afetados por inundações. Na Alemanha, surgiram os “Beaver Managers”, técnicos especializados que regulam os níveis de água sem destruir as represas. Em França, campanhas de sensibilização têm promovido a importância da espécie e apresentado soluções práticas para reduzir conflitos.

Em Portugal, a Rewilding Portugal afirma ter alertado atempadamente as autoridades para a necessidade de preparar este regresso, mas até agora não houve medidas oficiais. O segundo congresso nacional de rewilding, previsto para este outono na região do Douro, terá o castor como tema central de debate.

Um marco histórico

A chegada deste animal a Portugal é vista como um momento histórico para a conservação da natureza. Num contexto de crise climática e perda acelerada de biodiversidade, representa um sinal claro de resiliência da vida selvagem.

Leia também: Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

Nacional Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

19:00 25 Agosto, 2026 19:23 25 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um novo supermercado Mercadona abriu em Portugal, numa localização que passa a integrar a rede da cadeia espanhola

Algarve

Turista atropelada em Albufeira leva “má memória” de Portugal mas diz ter sido “bem assistida” no hospital

18:55 25 Agosto, 2026 18:56 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima de 18 anos sofreu escoriações no atropelamento que fez 12 feridos, na Oura, e admite levar uma “má memória” da primeira visita a Portugal

Algarve Cultura

Livro leva memórias de uma Albufeira de outros tempos à população sénior [Fotogaleria]

16:40 25 Agosto, 2026 16:23 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante cinco dias, as memórias do concelho chegaram a várias respostas sociais, num encontro entre literatura e vivências pessoais

Carro elétrico a carregar na rua. Crédito: Magnific AI
Auto Economia

Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas

21:20 25 Agosto, 2026 18:59 25 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma solução aparentemente simples para carregar o automóvel pode criar problemas com a lei. O risco não está na tomada, mas no caminho até ao carro

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa

22:40 25 Agosto, 2026 22:20 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal da Catalunha acabou por dar razão a um hotel no despedimento de uma governanta que levou 6 rolos de papel higiénico de forma deliberada

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Nacional, Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

19:00 25 Agosto, 2026 19:23 25 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um novo supermercado Mercadona abriu em Portugal, numa localização que passa a integrar a rede da cadeia espanhola

Algarve

Turista atropelada em Albufeira leva “má memória” de Portugal mas diz ter sido “bem assistida” no hospital

18:55 25 Agosto, 2026 18:56 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima de 18 anos sofreu escoriações no atropelamento que fez 12 feridos, na Oura, e admite levar uma “má memória” da primeira visita a Portugal

Algarve, Cultura

Livro leva memórias de uma Albufeira de outros tempos à população sénior [Fotogaleria]

16:40 25 Agosto, 2026 16:23 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante cinco dias, as memórias do concelho chegaram a várias respostas sociais, num encontro entre literatura e vivências pessoais

Carro elétrico a carregar na rua. Crédito: Magnific AI
Auto, Economia

Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas

21:20 25 Agosto, 2026 18:59 25 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma solução aparentemente simples para carregar o automóvel pode criar problemas com a lei. O risco não está na tomada, mas no caminho até ao carro

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa

22:40 25 Agosto, 2026 22:20 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal da Catalunha acabou por dar razão a um hotel no despedimento de uma governanta que levou 6 rolos de papel higiénico de forma deliberada

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Últimas Notícias

  • Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa
    Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa
  • “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
    “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
  • Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
    Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
  • Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
    Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
  • Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais
    Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais

Opinião

  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
  • Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
    Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
  • Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
    Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento