Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Algarve recebe 1º Torneio Europeu de Ultimate de Praia [fotogaleria]

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Praia da Rocha, em Portimão, é o local escolhido para acolher pela 1ª vez o Torneio Europeu de Ultimate de Praia realizado em Portugal. É de 6 a 11 de maio que o areal algarvio se vai transformar em 14 campos de jogo…

11:53 4 Abril, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Praia da Rocha, em Portimão, é o local escolhido para acolher pela 1ª vez o Torneio Europeu de Ultimate de Praia realizado em Portugal. É de 6 a 11 de maio que o areal algarvio se vai transformar em 14 campos de jogo para a disputa de mais de 400 partidas da modalidade, originalmente conhecida como Ultimate Frisbee.

Até ao momento estão inscritas 88 equipas de 22 países, num total de 1.350 atletas, que disputarão 8 categorias. A categoria mista será a mais disputada, com 18 seleções. Seguem-se a masculina e a de masters masculina, com 14 formações, e depois a de masters mista, com 12 equipas. Com a regra A do ratio entre atletas masculinos e femininos em vigor, será um ultimate de praia verdadeiramente misto.

Portugal vai estar representado por 4 equipas, nomeadamente nas seguintes categorias: masculina, mista, master mista e grand master masculina.

O Campeonato da Europa de Ultimate de Praia da WFDF 2019, em associação com a BULA, vai colocar frente a frente equipas de 5 jogadores. O Ultimate é um desporto que promove o ‘fair-play’, sem contacto físico e auto-arbitrado. Todos os jogadores são responsáveis por administrar e respeitar as regras.

“O Ultimate de praia ainda é uma modalidade relativamente jovem em Portugal, pelo que é natural que ainda não tenha alcançado o nível de outros países, mas acreditamos que este Europeu vai contribuir para a afirmação do desporto junto dos portugueses, principalmente das camadas mais jovens”, afirma Patrick van der Valk, da BULA, uma das entidades que organiza o evento, a par da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD) e da Federação Mundial de Desportos de Disco (WFDF).

Foi precisamente pelas mãos de Patrick van der Valk e da sua mulher, Sofia Pereira, que o Ultimate de Praia chegou a Portugal, em 1995. Mas só no final dos anos 90 se faria o primeiro torneio, no Bar do Peixe, com cerca de 60 jogadores, quase todos vindos de fora.

O crescimento, nos primeiros anos, foi lento, mas aos poucos começaram a ser realizados torneios indoor, em relva, e na praia, e o jogo chegou a outras cidades. Em 2001, a primeira Seleção Portuguesa participou num torneio, em Espanha. Em 2004, Portugal foi anfitrião do primeiro Campeonato do Mundo de Ultimate de Praia (WCBU).

Desde então que a modalidade tem vindo a crescer e hoje conta com dez equipas em todo o País. No total, Portugal tem cerca de 250 jogadores, o que torna as posições conquistadas em competições internacionais ainda mais notáveis: 4º lugar na Divisão Mista do WCBU de 2011, seguindo-se resultados semelhantes no Campeonato da Europa de Beach Ultimate (ECBU) em 2013 e no WCBU de 2015.

A Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco está empenhada em fazer o desporto crescer em Portugal e, nesse sentido, está a trabalhar com o Governo para que o Ultimate, juntamente com outros desportos, entre nos currículos das escolas e universidades portuguesas.

“No ano passado, tivemos três equipas nos campeonatos universitários, e este ano esperamos quatro ou cinco. Estamos a tentar firmar um protocolo com a Federação do Desporto Universitário para continuar a crescer, e estamos a tentar marcar uma reunião com a Secretaria de Estado e outras entidades importantes para lançar um folheto a explicar o que é o Ultimate”, refere o presidente da APUDD, José Pedro Amoroso.

Em 2016, o Ultimate foi reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional (e poderá ser desporto olímpico em 2028); e, no ano passado, também pela Federação Internacional do Desporto Universitário e pela Federação Internacional de Desportos Escolares. Por cá, espera-se que o Campeonato Europeu de Ultimate de Praia contribua para o crescimento da modalidade entre os mais jovens.

Toda a informação sobre a competição disponível AQUI

(SP/CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Algarve Animais Edição Papel

Zoomarine Algarve assinala 35 anos com nascimento de golfinho-roaz

08:00 26 Julho, 2026 08:08 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido a 2 de junho, o golfinho Sami é filho de Luna e Hugo, apresenta evolução favorável e está sob vigilância permanente no parque algarvio

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Algarve Nacional Saúde

Loulé e Faro entre municípios afetados pela “retirada de 100 ambulâncias” do INEM

13:17 26 Julho, 2026 13:17 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Trabalhadores alertam que menos ambulâncias podem atrasar o socorro, pressionar bombeiros e Cruz Vermelha e elevar o risco em Loulé e Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Ciência Opinião Saúde Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Opinião Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Algarve, Animais, Edição Papel

Zoomarine Algarve assinala 35 anos com nascimento de golfinho-roaz

08:00 26 Julho, 2026 08:08 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido a 2 de junho, o golfinho Sami é filho de Luna e Hugo, apresenta evolução favorável e está sob vigilância permanente no parque algarvio

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Algarve, Nacional, Saúde

Loulé e Faro entre municípios afetados pela “retirada de 100 ambulâncias” do INEM

13:17 26 Julho, 2026 13:17 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Trabalhadores alertam que menos ambulâncias podem atrasar o socorro, pressionar bombeiros e Cruz Vermelha e elevar o risco em Loulé e Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Ciência, Opinião, Saúde, Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Opinião, Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Últimas Notícias

  • Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística
    Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística
  • Combustíveis sobem em força a partir de amanhã
    Combustíveis sobem em força a partir de amanhã
  • Homem que ateou incêndio em Lagos vai para a cadeia
    Homem que ateou incêndio em Lagos vai para a cadeia
  • Multa por mensagem? GNR alerta para burla que usa falsos links do site do Governo
    Multa por mensagem? GNR alerta para burla que usa falsos links do site do Governo
  • Coreógrafo algarvio vence prémio em Itália com videodança sobre desertificação
    Coreógrafo algarvio vence prémio em Itália com videodança sobre desertificação

Opinião

  • O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
    O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento