Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Algarve foi a região que perdeu mais praias com “Qualidade de Ouro”

Há mais 26 praias com Qualidade de Ouro, sendo as regiões do Tejo/Oeste e Norte as mais galardoadas e o Algarve a que teve a maior descida

14:25 13 Maio, 2024 12:48 29 Novembro, 2024 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A associação ambientalista Quercus classificou este ano 420 praias com “Qualidade de Ouro”, mais 26 do que no ano passado, sendo as regiões do Tejo/Oeste e Norte as mais galardoadas e o Algarve a que teve a maior descida.

Num comunicado esta segunda-feira divulgado, a Quercus especifica que, das 420 praias “Qualidade de Ouro”, 349 são praias costeiras (83%), 61 interiores (15%) e 10 de transição (2%).

As regiões Tejo/Oeste e Norte são as mais galardoadas, com 103 e 81 praias, respetivamente, sendo que, nas praias do Tejo/Oeste, 76 são costeiras, 26 interiores e uma de transição.

Nas 81 praias galardoadas no Norte, 66 são costeiras, 26 são interiores e uma de transição.

O Norte e os Açores (60 praias distinguidas) foram as regiões que registaram a maior subida quando comparado com o ano passado (mais 16 e mais 14 galardões, respetivamente), seguidas das regiões Centro e Tejo/Oeste (com mais cinco galardões cada) e do Alentejo (com mais três galardões).

Menos 16 praias galardoadas

O Algarve foi a área com a descida mais acentuada, com menos 16 praias galardoadas, motivada, na maior parte dos casos, “pelo incumprimento do critério relativo às análises realizadas na época balnear 2023”, explicou a Quercus.

Segundo a associação, verificaram-se no território algarvio “níveis de poluição algo persistentes, não inteiramente esclarecidos, mas para os quais poderá ter contribuído o impacte da pressão turística nesta região”.

O Algarve conta este ano com 69 praias “Qualidade de Ouro”, das quais 68 são costeiras e uma de transição.

A associação ambientalista adianta que este ano se registaram nove zonas balneares estreantes com “Qualidade de Ouro”, sendo três no Centro, duas nos Açores, uma na região Tejo/Oeste, uma no Algarve, uma na Madeira e uma no Norte.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, segundo a Quercus.

Para receber a distinção, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última. Todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

Quercus corrigiu lista de praias divulgadas

A lista inicialmente divulgada pela Quercus remetia para 356 areais portugueses a conseguiram o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”, mas tal lista acabaria por ser atualizada no final do dia remetendo o número total para 420 praias.

Vários órgãos de comunicação social tiveram que retificaram depois da notícia dada, atualizando com a versão posteriormente corrigida pela Associação Ambientalista Quercus.

Em contacto com o Postal do Algarve, o vereador Álvaro Leal do Município de Vila Real de Santo António disse que a Quercus já se “retratou” e remeteu o erro para um lapso informático interno.

Fica assim o esclarecimento e a boa notícia que, afinal, duas das praias mais famosas do Algarve – Praia do Barril e Praia de Monte Gordo – sempre estão classificadas como “Praia com Qualidade de Ouro”, contrariamente à informação inicialmente avançada pela Quercus.

A Praia do Barril é uma das praias mais frequentadas da ilha de Tavira. Há quem se sinta atraído pela temperatura da água e pela dimensão do areal, mas há quem visite esta praia pelo passeio de comboio que poderá fazer para lá chegar. À semelhança do que acontece há já vários anos, a partir de 1 de junho, a praia vai estar vigiada e à chegada voltará encontrar a bandeira que indica que esta é uma “Praia com Qualidade de Ouro”. O mesmo verifica-se na Praia de Monte Gordo, situada no concelho de Vila Real de Santo António.

Nota: notícia atualizada às 21:10.

Leia também: Conheça a “bonita cidade” que já foi a antiga capital do Algarve e foi noticiada em Espanha

Cultura Nacional Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 06:54 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Algarve Cultura

São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve

08:20 22 Setembro, 2026 08:32 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos dos museus de São Brás, Portimão e Lyceu de Faro promovem a segunda edição do encontro regional a 10 de outubro

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Algarve Desporto

Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra

07:20 22 Setembro, 2026 07:07 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Flávio Pello venceu todos os combates por ippon e subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria de cadetes

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 01:51 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve Ensino

Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão

07:00 22 Setembro, 2026 06:39 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas das Lojas de Cidadão estarão em Gambelas a 23 de setembro para ajudar estudantes a tratar de vários serviços públicos

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Cultura, Nacional, Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 06:54 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Algarve, Cultura

São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve

08:20 22 Setembro, 2026 08:32 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos dos museus de São Brás, Portimão e Lyceu de Faro promovem a segunda edição do encontro regional a 10 de outubro

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Algarve, Desporto

Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra

07:20 22 Setembro, 2026 07:07 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Flávio Pello venceu todos os combates por ippon e subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria de cadetes

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 01:51 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve, Ensino

Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão

07:00 22 Setembro, 2026 06:39 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas das Lojas de Cidadão estarão em Gambelas a 23 de setembro para ajudar estudantes a tratar de vários serviços públicos

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Últimas Notícias

  • São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve
    São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve
  • Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência
    Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência
  • Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra
    Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra
  • Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão
    Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão
  • Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos
    Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

Opinião

  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento