O distrito de Faro está a partir das 09:00 deste sábado sob aviso amarelo devido ao calor, que se estende no domingo a Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Devido à “”persistência de valores elevados da temperatura máxima”, o distrito de Faro fica sob aviso amarelo até à s 21:00 de domingo.
Já nos distritos de Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre, o alerta vigora entre as 09:00 de domingo e as 21:00 de segunda-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Perante a previsão de temperaturas altas, a Direção-Geral de Saúde recomenda à população um consumo regular de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar, de duas em duas horas.
É ainda desaconselhada a exposição ao sol no horário entre as 11:00 e as 17:00 e pedido especial cuidado com a população idosa, com as crianças e os doentes crónicos, que devem permanecer em ambientes mais frescos e protegidos do sol, segundo as autoridades de saúde.
O IPMA prevê para este sábado céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. O Baixo Alentejo e o Algarve registam uma subida da temperatura máxima.
Os valores máximos e mÃnimos da temperatura irão este sábado variar entre os 34 graus (em Faro) e os 10 graus (em Bragança).
Leia também: Conheça a cidade que já foi por duas vezes a capital de Portugal e muitos não conseguem encontrar no mapa
NotÃcia atualizada à s 9:55.
















