Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
António Miguel Pina, presidente da Câmara de Faro. Crédito: CM Alcoutim
Algarve, Economia, Nacional

Algarve numa situação ‘muito difícil’. Só há duas coisas a fazer: “esperar que chova e poupar”

Presidente da AMAL adverte que estas soluções são as únicas que podem ajudar a preservar as reservas existentes na região, até estarem concluídos os investimentos previstos para combater a seca

18:45 29 Fevereiro, 2024 11:42 3 Março, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve está numa situação “muito difícil” devido à seca e no presente só há duas coisas a fazer, “esperar que chova e poupar”, disse esta quinta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

António Miguel Pina deixou esta reflexão no painel da abertura das Jornadas do Mundo Rural, que se realizam esta quinta e na sexta-feira em Alcoutim, advertindo que estas soluções são as únicas que podem ajudar a preservar as reservas existentes na região, até estarem concluídos os investimentos previstos para combater a seca.

“Quero deixar algumas ideias e preocupações de futuro, porque o presente é mesmo muito difícil e só há duas coisas a fazer: esperar que chova e poupar. No curto prazo só há isso a fazer”, afirmou o também presidente da Câmara de Olhão.

António Miguel Pina recordou que o sistema de abastecimento público existente da região “foi suficiente” nos últimos 20 anos para garantir as necessidades do circuito urbano e os perímetros de rega, mas sublinhou que os períodos de seca tinham quatro a cinco anos e o atual já dura há oito.

Presidente da AMAL pede união à região para avançar com investimentos

Perante este cenário, o presidente da AMAL pediu união à região para avançar com investimentos necessários, nos quais deve estar incluída, defendeu, uma ligação do sistema da barragem de Alqueva ao de Beliche-Odeleite e outra até à barragem de Santa Clara.

Esta solução não é, contudo, a mais indicada para o presidente do conselho de administração da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), José Pedro Salema.

Segundo aquele responsável, que falava durante uma intervenção nas jornadas, este sistema está dimensionado para uma determinada realidade e, “se se começa a esticar a rede para mais longe, vai-se tirar garantias de investimento” ao atual.

“Esta não é a visão da EDIA, a visão da EDIA é garantir a área que está infraestruturada e contribuir com conhecimento e soluções para outras geografias que estão próximas, represando essencialmente linhas de águas nacionais, portanto recursos hídricos que já são propriedade de Portugal e não estão num rio internacional, que levantam questões diplomáticas. E, aí, há muito para fazer”, considerou.

Entre as linhas de água identificadas estão, assinalou, a ribeira de Monchique, no barlavento (oeste) algarvio, as ribeiras de Oeiras e de Peres-Cobres, afluentes do Guadiana, no Alentejo, ou as do Vascão e da Foupana, já no Algarve, que podem aportar “uma centena ou várias dezenas de hectómetros cúbicos”.

Igualmente presente no painel sobre água das Jornadas do Mundo Rural esteve Macário Correia, presidente da associação de regantes do sotavento (leste) algarvio, que também defendeu a necessidade de aproveitar as ribeiras que nascem na serra do Caldeirão para criar novas zonas de retenção de água, como as ribeiras de Almargem ou da Foupana, na qual a associação lidera um projeto para construção de uma barragem.

O antigo governante considerou que estes projetos já são falados há décadas e permitiriam à agricultura crescer e aumentar o seu contributo para a alimentação, a economia regional, as exportações ou o emprego.

Macário Correia insiste na crítica à falta de trabalho realizado para combater perdas de 30% nas redes de abastecimento

Macário Correia aproveitou ainda para insistir na crítica à falta de trabalho realizado para combater as perdas de 30% nas redes de abastecimento, quando a agricultura está sujeita a cortes que podem chegar aos 70% no sotavento.

Promovidas pelas Câmaras de Alcoutim (Faro) e Mértola (Beja) e pela Associação Cumeadas, as jornadas, que se debruçam sobre temas como a água, os ecossistemas, a paisagem, a agrofloresta, o clima ou a cinegética, terminam na sexta-feira em Alcoutim.

O Algarve está atualmente em situação muito difícil devido à seca, o que levou o Governo a adotar medidas de restrição ao consumo, como reduções de 15% no ciclo urbano, incluindo o turismo, ou de 25% na agricultura.

Em vista estão vários projetos para aumentar as disponibilidades de água na região, entre os quais a construção de uma dessalinizadora, a captação de água no rio Guadiana a partir do Pomarão ou a construção de uma barragem na ribeira da Foupana.

Leia também: Previsões apontam para um mês de março repleto de chuva

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

“Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche

13:30 24 Julho, 2026 13:04 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 18 meses terá permanecido durante várias horas no interior de uma viatura estacionada junto ao Cristo Rei. A Polícia Judiciária está a investigar o caso

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Pulga.
Animais Nacional Saúde

Surto de pulgas afeta moradores no Norte: saiba como proteger a casa e agir em caso de picada

11:30 24 Julho, 2026 17:34 23 Julho, 2026 | João Luís

As pulgas podem instalar-se em tecidos, sofás e camas, tornando importante agir depressa para travar a infestação e evitar complicações

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Algarve Cultura

Mais de 150 artistas dão vida à Noitada em Portimão

10:00 24 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre as 18:00 e a 01:00, com mais de 70 músicos, 80 artistas itinerantes e uma centena de espaços comerciais envolvidos

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve

Detidos dois homens após roubos violentos e perseguições em Faro

16:49 23 Julho, 2026 16:50 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Um roubo que deixou a vítima com graves lesões faciais esteve na origem de uma investigação que conduziu a duas detenções em Faro

Algarve Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

“Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche

13:30 24 Julho, 2026 13:04 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 18 meses terá permanecido durante várias horas no interior de uma viatura estacionada junto ao Cristo Rei. A Polícia Judiciária está a investigar o caso

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Pulga.
Animais, Nacional, Saúde

Surto de pulgas afeta moradores no Norte: saiba como proteger a casa e agir em caso de picada

11:30 24 Julho, 2026 17:34 23 Julho, 2026 | João Luís

As pulgas podem instalar-se em tecidos, sofás e camas, tornando importante agir depressa para travar a infestação e evitar complicações

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Algarve, Cultura

Mais de 150 artistas dão vida à Noitada em Portimão

10:00 24 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre as 18:00 e a 01:00, com mais de 70 músicos, 80 artistas itinerantes e uma centena de espaços comerciais envolvidos

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve

Detidos dois homens após roubos violentos e perseguições em Faro

16:49 23 Julho, 2026 16:50 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Um roubo que deixou a vítima com graves lesões faciais esteve na origem de uma investigação que conduziu a duas detenções em Faro

Algarve, Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Últimas Notícias

  • Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona
    Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona
  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
  • “Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche
    “Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche
  • EduQA rejeita erro no exame de Matemática A e afasta correções
    EduQA rejeita erro no exame de Matemática A e afasta correções
  • Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão
    Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

Opinião

  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento