Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Barragem da Bravura em Lagos | Foto DR
Nacional

Algarve e Alentejo já estão em desertificação, recente chuva não resolve problema

Processo de desertificação intensifica-se. Situação da região sul mostra quebras de pluviosidade e de reservas há já cerca de duas décadas

09:55 5 Novembro, 2023 21:14 27 Março, 2025
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A chuva registada no Algarve pode dar a sensação de que a seca se vai resolver, mas a realidade de quebra paulatina de pluviosidade e das reservas mostra que a região está num processo de desertificação, advertiu um investigador.

Em declarações à Lusa, Nuno Loureiro explicou que a situação da região mostra quebras de pluviosidade e de reservas há já cerca de duas décadas e, mais do que episódios de seca, que se caracterizam por ser pontuais, o Algarve e o Alentejo encadeiam anos de fracas pluviosidades e estão já em desertificação.

O professor da Universidade do Algarve (UAlg) alertou que “desde o início do século, vai-se sempre percebendo que, paulatinamente, as reservas estão cada vez mais baixas”, num processo que “assenta em grande medida no decréscimo da precipitação”, ao qual acresce um cada vez maior consumo de água.

“Não estamos em episódios como os da seca. A seca é um episódio com um princípio e um fim, com um decréscimo de precipitação que se pode delimitar perfeitamente onde é que começou a chover abaixo da média, abaixo do normal, e quando é que acabou esse episódio. Nós o que temos é uma coisa que vai decrescendo regularmente e que não reverte”, argumentou.

O investigador, que já realizou vários estudos sobre recursos hídricos, defendeu que, por esta razão, há um “processo de desertificação perfeitamente claro no Algarve, que bate certinho com todas as previsões e todos os modelos de mudança climática, de alterações climáticas”.

Nuno Loureiro considerou que nada disto é “uma surpresa” e aproveitou para pedir aos decisores que adotem “estratégias muito bem pensadas de mitigação e de busca de alternativas” e apostar numa maior fiscalização e planeamento.

“Estamos a ter alguma chuva no Algarve, e essa chuva começa a dar uma sensação de que os problemas se estão a resolver, mas objetivamente não se estão a resolver. Se compararmos – e falando nas reservas de superfície, ou seja, nas seis barragens do Algarve – o final de setembro com o final de outubro deste ano, tivemos um acréscimo de armazenamento de água útil que nem de 01% foi”, afirmou.

Processo de desertificação intensifica-se

O investigador da UAlg deu o exemplo do volume de água existente nas albufeiras algarvias no final de setembro e no final de outubro, que passou “de 64,5 milhões para 66,6 milhões [de metros cúbicos]”, valor que “dá uma certa sensação de que as coisas melhoraram” mas que se “traduz em 0,6% do aumento das reservas de água útil”.

Nuno Loureiro precisou que as barragens de Odeleite e Beliche, as duas existentes na sub-região do sotavento (este) “subiram um pouco, à volta de 03% das reservas”, mas no barlavento (oeste) “Odelouca não mexeu” e as outras três barragens: Bravura, Funcho e Arade, decresceram.

“Isto demonstra que neste início do ano hidrológico 2023/2024 está a surgir o mesmo fenómeno que já aconteceu em anos anteriores: o sotavento consegue receber mais alguma precipitação, mas o barlavento não”, observou.

A mesma fonte comparou ainda dados do final de outubro passado com o período homólogo de 2022, afirmando que a água armazenada superficialmente na região desceu de 91,8 milhões de metros cúbicos para 66,6 milhões de metros cúbicos.

“Quer isto dizer que, no final de outubro, comparando com o período homólogo do ano passado, temos menos 6,3% de reservas”, acrescentou, sublinhando que as barragens do sotavento “estão melhor do que estavam em finais de outubro do ano passado, mas as outras quatro estão piores”.

A deterioração das reservas é também visível na barragem de Odelouca, que representa “um terço das reservas do Algarve” e onde a “quota atual da barragem, comparativamente com janeiro de 2022, registou um “decréscimo de 15 metros de altura de água”, uma descida que classificou como “assustadora” devido ao peso desta albufeira no total da água armazenada no Algarve.

Leia também: “Vamos ter a muito curto prazo a crise da água” e afetará mais Algarve e Alentejo

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Paulo Rangel. Crédito: Lusa
Nacional

Falso parque de campismo aparece no Rossio com 5 estrelas e mais de 250 avaliações: número para reservas era de um ministro

16:20 28 Outubro, 2026 15:25 28 Outubro, 2026

O parque de campismo fictício surgiu no Google Maps com mais de 250 avaliações e classificação máxima

Algarve Ensino

Vila Real de Santo António lança plataforma digital para facilitar acesso à oferta educativa municipal

16:30 28 Outubro, 2026 16:16 28 Outubro, 2026

Professores já podem consultar a oferta educativa de 2026/2027 e inscrever as turmas numa nova plataforma digital, que substitui o formato impresso

Algarve Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia

18:23 28 Outubro, 2026 18:23 28 Outubro, 2026

Encontro reuniu 50 jovens de três regiões ibéricas, que elaboraram seis propostas sobre democracia e participação cívica, agora disponíveis para votação

Algarve Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Auto Economia Nacional

Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez

21:20 28 Outubro, 2026 15:09 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária esclarece que a utilização pessoal de viaturas empresariais pode estar sujeita a IVA de 23%. A regra também pode abranger deslocações ocasionais

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Economia Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Paulo Rangel. Crédito: Lusa
Nacional

Falso parque de campismo aparece no Rossio com 5 estrelas e mais de 250 avaliações: número para reservas era de um ministro

16:20 28 Outubro, 2026 15:25 28 Outubro, 2026

O parque de campismo fictício surgiu no Google Maps com mais de 250 avaliações e classificação máxima

Algarve, Ensino

Vila Real de Santo António lança plataforma digital para facilitar acesso à oferta educativa municipal

16:30 28 Outubro, 2026 16:16 28 Outubro, 2026

Professores já podem consultar a oferta educativa de 2026/2027 e inscrever as turmas numa nova plataforma digital, que substitui o formato impresso

Algarve, Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia

18:23 28 Outubro, 2026 18:23 28 Outubro, 2026

Encontro reuniu 50 jovens de três regiões ibéricas, que elaboraram seis propostas sobre democracia e participação cívica, agora disponíveis para votação

Algarve, Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Auto, Economia, Nacional

Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez

21:20 28 Outubro, 2026 15:09 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária esclarece que a utilização pessoal de viaturas empresariais pode estar sujeita a IVA de 23%. A regra também pode abranger deslocações ocasionais

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Economia, Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Últimas Notícias

  • Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
    Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
  • Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
    Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
    Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
  • Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos
    Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos

Opinião

  • Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
    Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
  • Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
    Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes

Europe Direct Algarve

  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal