Cerca de 700 profissionais do turismo vão reunir-se na próxima sexta-feira, 6 de novembro, em Albufeira, para participar no Travel Summit – Dreamt by Newtour, um encontro dedicado aos desafios e às transformações do setor. Entre os convidados destacam-se o futurista sueco Magnus Lindkvist, o especialista em desempenho humano Emiliano Ventura e o piloto português António Félix da Costa.
Promovido pelo Grupo Newtour, o evento realiza-se no Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center e contará com representantes das redes de agências de viagens GEA e Bestravel, operadores turísticos, parceiros estratégicos e profissionais ligados à atividade turística.
A iniciativa pretende promover a reflexão sobre as mudanças que estão a transformar o setor das viagens, desde a evolução tecnológica e as novas expectativas dos consumidores até aos desafios relacionados com a liderança, a inovação e a adaptação das empresas.
O encontro integra um programa mais alargado do Grupo Newtour, que decorre entre 5 e 8 de novembro no Algarve, numa iniciativa desenvolvida em parceria institucional com a Região de Turismo do Algarve.
António Félix da Costa e Magnus Lindkvist entre os protagonistas
Um dos principais convidados internacionais é Magnus Lindkvist, futurista sueco conhecido pelas suas intervenções sobre tendências, inovação e transformação económica e social.
Na sessão intitulada “The Future Is Changing. So Are We.”, o especialista irá abordar a forma como as mudanças tecnológicas, económicas e sociais estão a alterar o funcionamento das empresas e a exigir novas estratégias de adaptação.
Outro dos destaques será Emiliano Ventura, diretor do MSI Bio Performance e fundador da PowerMotion Group, que possui experiência na preparação de atletas de elite e astronautas.
A sua intervenção será dedicada à importância da preparação, da capacidade de adaptação e da resiliência em contextos de elevada exigência, relacionando estas competências com os desafios enfrentados pelas organizações.
O programa contará também com António Félix da Costa, campeão mundial de Fórmula E na temporada 2019/2020 e vencedor da categoria LMP2 das 24 Horas de Le Mans em 2022.
O piloto português partilhará a experiência adquirida no automobilismo de alta competição, abordando a tomada de decisões, a superação de dificuldades e a capacidade de manter o desempenho em situações de pressão.
A atualidade internacional terá igualmente lugar no encontro, através da participação de Germano Almeida, comentador de política internacional e autor do programa “Guerra e Paz”.
A intervenção será dedicada às consequências da instabilidade geopolítica, dos conflitos internacionais e das alterações nas relações entre países para a atividade turística mundial.
Autódromo Internacional do Algarve participa em debate sobre liderança empresarial
A ligação do evento ao Algarve estará também presente num painel dedicado à liderança empresarial, que contará com a participação de Jaime Costa, do Autódromo Internacional do Algarve.
O debate reunirá ainda Gonçalo Rebelo de Almeida, do Grupo Vila Galé, e Mário Chaves, da Azerbaijan Airlines, proporcionando diferentes perspetivas sobre a gestão e os desafios das empresas.
Paralelamente às intervenções do palco principal, o Travel Summit disponibilizará três salas de conferências temáticas, destinadas a aprofundar questões relacionadas com a atividade turística.
Entre os assuntos em discussão encontram-se a inteligência artificial, a cibersegurança, as tendências de mercado, o turismo acessível, o conhecimento dos viajantes e as estratégias de fidelização dos clientes.
Para Carlos Baptista, administrador do Grupo Newtour, a realização deste encontro responde à necessidade de preparar as empresas e os profissionais para as mudanças que estão a marcar a evolução do setor.
“O mundo hoje não é igual ao de ontem e não será certamente igual ao de amanhã e, por isso, é fundamental prepararmos as nossas empresas e as nossas pessoas para a evolução. Num mercado em que mudam os destinos, a tecnologia e as expectativas dos viajantes, precisamos de criar tempo para pensar em conjunto e transformar conhecimento em decisões. É esse o propósito deste Summit: aproximar agentes, operadores e parceiros, discutir os desafios com abertura e reforçar o valor que entregamos a quem viaja”, afirma o responsável.
Turismo representou mais de 36 mil milhões de euros para a economia portuguesa em 2025
A realização do Travel Summit surge num contexto em que a atividade turística continua a desempenhar um papel relevante na economia nacional.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentados pela organização, o contributo direto e indireto do turismo para o Produto Interno Bruto (PIB) ultrapassou os 36 mil milhões de euros em 2025, correspondendo a 11,8% do total nacional.
No mesmo ano, os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 89,7 milhões de dormidas, um crescimento de 1,6% face ao ano anterior.
Os proveitos totais do alojamento turístico aumentaram 6,9%, atingindo os 7,1 mil milhões de euros.
Já no segundo trimestre de 2026, as viagens dos residentes em Portugal para destinos internacionais cresceram 10%, enquanto as deslocações realizadas dentro do território nacional registaram uma redução de 3,8%.
Os dados anuais de 2025 indicam ainda que 26,7% das viagens dos residentes portugueses ao estrangeiro foram realizadas com a mediação de agências de viagens ou operadores turísticos.
Estes indicadores enquadram o debate promovido pelo Grupo Newtour sobre a necessidade de adaptar as empresas às novas tendências de consumo e às transformações do mercado.
A escolha de Albufeira para acolher o Travel Summit resulta da parceria institucional com a Região de Turismo do Algarve, permitindo aproximar os profissionais do setor da oferta turística regional.
Segundo a organização, a realização do encontro pretende também contribuir para a afirmação do Algarve enquanto destino de grandes eventos profissionais fora da época alta.
O Travel Summit – Dreamt by Newtour realiza-se a 6 de novembro, no Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, em Albufeira, sendo obrigatória a acreditação prévia dos jornalistas interessados em acompanhar o evento.
Leia também: Gala Prometo Viver esgota lugares em cinco dias e terá transmissão online em Faro

















