Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Ciência, Nacional, Opinião

Aglomerado estelar das Plêiades e chuva de estrelas iluminam o céu de novembro | Por Fernando Pinheiro

Na madrugada de dia 18 irá ocorrer o pico de atividade da chuva de estrelas Leónidas, pequenas poeiras e rochas provenientes do cometa 55P/Tempel-Tuttle

10:59 6 Novembro, 2023 11:06 6 Novembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A oposição de Júpiter (presença na direção oposta à do Sol) não só marca o terceiro dia deste mês como também assinala o quinquagésimo aniversário do lançamento da sonda Mariner 10. Esta sonda estudou a atmosfera e superfície do planeta Mercúrio, tendo realizado uma passagem pelo planeta Vénus (que também estudou) para lá chegar. Esta foi a primeira vez em que se utilizou o campo gravítico de um planeta como forma de travar uma sonda espacial, economizando-se assim combustível, numa técnica chamada de assistência gravítica.

Na manhã de dia cinco teve lugar o quarto minguante ligeiramente à direita da constelação do Caranguejo. No entanto, dada a fase da Lua em questão, apenas foi possível assistir ao seu nascimento aquando da mudança do dia.

FERNANDO J.G. PINHEIRO
Astrónomo, investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra

Nesta mesma madrugada de dia seis deu-se o pico de atividade da chuva de estrelas que parecerão surgir de um ponto da estrela celeste (o radiante) situado junto ao dorso da constelação do Touro: as Táuridas do Sul.

Passada uma semana iremos deparar-nos com o pico de outra chuva de meteoros com o radiante localizado ligeiramente mais acima, daí esta chuva de estrelas ser chamada de Táuridas do Norte. Enquanto no primeiro evento é originado por restos do cometa 2P/Encke, o segundo tem origem no asteroide 2004 TG10 (objeto com órbita próxima da Terra). Independentemente desta diferença, ambas chuvas de meteoros são particularmente fracas sendo espectável que mesmo aquando do pico de atividade não se chegue a ver meia dezena de meteoros por hora.

Céu a sul pelas seis horas da madrugada de dia um. Igualmente é visível a posição da Lua no dia 5 e os radiantes das chuvas de estrelas Leónidas e Táuridas do Norte (imagens adaptadas de Stellarium)

Na manhã de dia nove a Lua irá passar numa direção tão próxima de Vénus que nalguns pontos da Europa (excluindo a península Ibérica) a Lua será vista passar à frente deste astro.

Aquando da lua nova de dia treze o planeta Úrano estará em oposição. Mas apesar de esta ser das ocasiões em que Úrano se encontra mais próximo de nós, a sua observação continuará a requerer um telescópio com pelo menos uma vintena de centímetros de abertura.

No dia quinze de comemora-se o trigésimo quinto aniversário do primeiro e único lançamento do Buran, o vaivém espacial soviético.

Na madrugada do dia dezoito o planeta Marte estará em conjunção (i.e. na direção) com o Sol, não sendo possível a sua observação. Mesmo no início e final deste mês, ocasiões em que Marte estará mais afastado do Sol, a observação deste planeta será extremamente difícil.

Na madrugada de dia dezoito irá ocorrer o pico de atividade da chuva de estrelas Leónidas, pequenas poeiras e rochas provenientes do cometa 55P/Tempel-Tuttle. De notar que a dúzia de meteoros por hora prevista para o pico de atividade é uma estimativa demasiado otimista uma vez que esta é feita assumindo um céu completamente escuro e que o radiante da chuva de estrela se encontra imediatamente acima do observador.

Céu a sul ao anoitecer de dia cinte e cinco, donde igualmente pode ser apreciada a posição do quarto crescente de dia vinte.

O quarto crescente de dia vinte terá lugar junto ao planeta Saturno. Esta efeméride irá coincidir com o vigésimo quinto aniversário do lançamento do Zaria, o primeiro módulo da estação Espacial internacional.

No dia vinte e cinco a Lua situar-se-á ao lado de Júpiter. Dois dias depois a Lua, já na sua fase de lua cheia, será vista junto do aglomerado estelar das Plêiades, também conhecido como o Sete-Estrelo devido às sete estrelas visíveis a olho nu (o Sete-Estrelo) e com a lua cheia.

Boas observações!

Leia também: Prepare-se para ver ‘chuva’ de meteoros e eclipse da lua no céu de outubro | Por Ricardo C. Reis

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve Cultura Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Cristiano Ronaldo. Crédito: FIFA
Desporto Nacional

“A aura e a lenda que Cristiano Ronaldo é já não existe”: Ronaldo criticado por antigos jogadores após adeus aos Mundiais

13:22 8 Julho, 2026 12:52 8 Julho, 2026 | João Luís

Antigos jogadores criticaram Cristiano Ronaldo após a eliminação de Portugal no Mundial 2026 e questionaram o seu impacto na seleção

Praia da Falésia. Crédito: Turismo do Algarve
Algarve Europa Vida & Lazer

Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”

19:52 8 Julho, 2026 19:39 8 Julho, 2026 | João Luís

Edição espanhola da National Geographic destacou o Algarve pelas praias, grutas, serra e localidades históricas como Tavira e Silves

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Ensino Opinião Tech

Exames digitais | Por José Figueiredo Santos

15:30 8 Julho, 2026 15:19 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje acredita-se que a palavra 'digital' possui virtudes quase místicas. Como se bastasse mudar o nome das coisas para lhes mudar a natureza"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve Cultura Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Cristiano Ronaldo. Crédito: FIFA
Desporto, Nacional

“A aura e a lenda que Cristiano Ronaldo é já não existe”: Ronaldo criticado por antigos jogadores após adeus aos Mundiais

13:22 8 Julho, 2026 12:52 8 Julho, 2026 | João Luís

Antigos jogadores criticaram Cristiano Ronaldo após a eliminação de Portugal no Mundial 2026 e questionaram o seu impacto na seleção

Praia da Falésia. Crédito: Turismo do Algarve
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”

19:52 8 Julho, 2026 19:39 8 Julho, 2026 | João Luís

Edição espanhola da National Geographic destacou o Algarve pelas praias, grutas, serra e localidades históricas como Tavira e Silves

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Ensino, Opinião, Tech

Exames digitais | Por José Figueiredo Santos

15:30 8 Julho, 2026 15:19 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje acredita-se que a palavra 'digital' possui virtudes quase místicas. Como se bastasse mudar o nome das coisas para lhes mudar a natureza"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve, Cultura, Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Garrafas no ponto Volta: é preciso lavar as embalagens para receber o reembolso?
    Garrafas no ponto Volta: é preciso lavar as embalagens para receber o reembolso?
  • Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”
    Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”
  • Recibos verdes têm declaração para entregar este mês: Segurança Social deixa aviso
    Recibos verdes têm declaração para entregar este mês: Segurança Social deixa aviso
  • Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo
    Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo
  • Imortal Desportivo Clube homenageado após época marcada pela conquista da Liga 1 Algarve
    Imortal Desportivo Clube homenageado após época marcada pela conquista da Liga 1 Algarve

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal