Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Nacional, Política

365 Algarve: a economia ao serviço da cultura e exactamente o contrário

Quando potencialmente todos têm a ganhar com uma determinada realidade pouco importa quem está ao serviço de quem. Eis a justificação do título que acaba de ler. É exactamente isso que é – potencialmente porque lhe falta a execução e, mais, a perenidade – o programa 365 Algarve. Um conceito de programa governamental de […]

12:13 14 Outubro, 2016 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O programa cultural foi apresentado em Tavira

Quando potencialmente todos têm a ganhar com uma determinada realidade pouco importa quem está ao serviço de quem. Eis a justificação do título que acaba de ler.

É exactamente isso que é – potencialmente porque lhe falta a execução e, mais, a perenidade – o programa 365 Algarve. Um conceito de programa governamental de apoio à cultura e à economia, em particular ao turismo, regionais que tem condições para se tornar numa aposta que configura uma verdadeira situação de ‘win, win’ em que ganham a oferta turística e cultural, ganha a economia e ganham a actividade e produção culturais e, sim, ganham por diversas formas os algarvios.

1,5 milhões de euros de investimento em cultura

Vamos a números. O investimento que o Governo através do Ministério da Economia, via Turismo de Portugal, faz com a implementação do programa 365 Algarve é de 1,5 milhões de euros, anunciados com destaque há cerca de duas semanas na apresentação oficial da programação cultural que marcará o Algarve por via desta iniciativa desde o início deste mês até Maio de 2017.

Dália Paulo, comissária do programa 365 Algarve

Como esclareceu ao Cultura.Sul Dália Paulo, a comissário do programa, “1,4 milhões de euros são destinados à programação cultural e o remanescente, 100 mil euros aproximadamente, à promoção, divulgação e outros encargos”.

De uma só vez a região vê os apoios totais dados pelo Estado à cultura via Ministério da Cultura no seu todo, cerca de um milhão de euros, multiplicarem-se em cerca de uma vez e meia, num ano, sendo que este aumento se fará por investimento directo em apenas oito meses entre 2016 e 2017.

A gestão da programação está entregue a Dália Paulo e a verba resulta de uma candidatura da Região de Turismo do Algarve (RTA), presidida por Desidério Silva, feita ao Turismo de Portugal no quadro das funções de promoção e apoio ao turismo regional que a RTA tem a nível regional.

Mas mais do que os 1,5 milhões de euros do Estado o investimento feito no 365 Algarve compreende comparticipação das 16 autarquias da região, cujas candidaturas a este programa podem ser apoiadas até 70%, e o investimento dos agentes culturais, caso em que os apoios do 365 Algarve podem chegar aos 90% do valor do projecto que candidatam a apoio.

Um caso único no país

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, o organismo que viu aprovada a sua proposta de programa de dinamização cultural da região

Não há nenhum outro exemplo no país de um programa com estas características e, exactamente por isso, não faltam regiões a desejarem para si as mesmas condições.

É que o 365 Algarve vai deixar dentro da região a parte de leão do dinheiro disponibilizado pelo Turismo de Portugal para o programa, afinal, como refere Dália Paulo “este é um verdadeiro caso em que a programação cultural se faz nascendo de propostas de agentes culturais ‘de baixo para cima’ e não ao contrário’.

“Conseguimos reunir mais de mil [1.023 para sermos exactos] eventos numa programação como resultado das propostas que recebemos dos agentes culturais locais em tempo recorde”, refere a comissária, realçando que esta grandeza resulta de vários aspectos em que realça “a existência de um tecido cultural capacitado, a existência de espaços culturais adequados e a existência clara de uma necessidade de investimento na área da cultura”.

Dália Paulo é clara, “havia muitos sonhos por concretizar por parte dos agentes culturais, que viram neste programa a ferramenta para os realizar”.

Os ganhos de uma aposta de peso

O logótipo do programa custeado por fundos do Turismo de Portugal

Apresentado como “um programa cultural que complementa a oferta tradicional do Algarve enquanto destino turístico com mais de mil apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras”, a primeira edição decorre desde o início deste mês de Outubro a Maio de 2017 e “os eventos vão ter lugar em todo o território algarvio”.

“Porque todos os dias contam!”, afirma a organização, e porque o objectivo é “convidar a uma visita à região”, este é um programa cultural integralmente virado para o turismo na sua génese, pensado para um intervalo temporal de menor oferta de sol & praia e para combater a sazonalidade, o eterno problema do destino Algarve.

Trata-se pois de pôr a economia [Ministério] a trabalhar para criar condições de atractividade para a economia real, mas ao invés do ido Allgarve, em vez de uma programação de gabinete pensada para um turismo que à data duvidosamente existia com perfil para a programação proposta e à revelia da região e dos seus agentes culturais, numa oferta criada a régua e esquadro sob um tecido e realidade culturais dos quais se fez – genericamente – tábua rasa, o 365 Algarve aposta na região para produzir para a região condições de atractividade cultural numa oferta diversificada.

E no meio deste processo, mas sem somenos importância, antes pelo contrário, como destaca Dália Paulo, “o programa ajudará a densificar a oferta cultural regional, a qualificar os agentes culturais e, desejavelmente, a fixar criadores invertendo a tendência no Algarve, ao mesmo tempo que propicia a que os agentes culturais que se encontram no limbo entre as estruturas amadoras e profissionais possam, finalmente, assumir esta última condição com todos os benefícios inerentes”.

365 Algarve, conheça a programação:
Programação de Outubro

TEATRO World of Interiors (Ana Borralho & João Galante) 28 de Outubro | 21h30 | Teatro das Figuras, Faro *

CINEMA I Mostra Internacional de Cinema “Fronteiras” 19 a 23 de Outubro | Cinema Glória FC, Vila Real de Santo António e Teatro Cardénio, Ayamonte (Espanha)

LITERATURA Poesia a Sul 21 a 30 Outubro | Mercado de Olhão, tascas e bares típicos

ARTES VISUAIS Outdoor – Jovens Criadores do Algarve (Obra de Vilma Correia). Até Maio de 2017 | 18h00 | Largo de São Francisco, Faro

ANIMAÇÃO DE PATRIMÓNIO Faro Desvendado 28 Outubro | 10h30 | Centro Histórico de Faro *

Momentos Fantásticos com o Património – A Banda Vai | 29 Outubro | 18h00 | Forte da Ponta da Bandeira, Lagos

MÚSICA / GASTRONOMIA Fado & Wine 19 e 26 Outubro | 16 e 18 horas | Ginásio Clube de Faro *

ARTES VISUAIS / GASTRONOMIA Um Olhar Sobre o Peixe Seco de Kwame Sousa Até 18 Dezembro | Degustação e showcooking *

ARTES VISUAIS / ARTES PERFORMATIVAS Festa dos anos de Álvaro de Campos Até 30 Novembro | Tavira (diversos locais) *

(todas as iniciativas são de entrada livre excepto as assinaladas com *)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Foca-comum.
Algarve Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

João Neves. Crédito: DR
Algarve Desporto Nacional

Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]

19:07 17 Junho, 2026 19:07 17 Junho, 2026 | João Luís

João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026, frente à RD Congo, após cruzamento de Pedro Neto

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

“Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão

21:30 16 Junho, 2026 17:00 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os morangos são uma das frutas mais apreciadas da época, mas também uma das mais delicadas

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Foca-comum.
Algarve, Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

João Neves. Crédito: DR
Algarve, Desporto, Nacional

Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]

19:07 17 Junho, 2026 19:07 17 Junho, 2026 | João Luís

João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026, frente à RD Congo, após cruzamento de Pedro Neto

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

“Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão

21:30 16 Junho, 2026 17:00 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os morangos são uma das frutas mais apreciadas da época, mas também uma das mais delicadas

Últimas Notícias

  • Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
    Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
  • Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
    Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
  • Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
    Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
  • Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
    Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
  • Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso
    Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal