Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Vida & Lazer

15 escuteiros de Tavira a caminho da Coreia do Sul para acampamento mundial

Nesta edição, o contingente português é constituído por mais 800 escuteiros que vão representar Portugal através da Federação Escutista de Portugal

17:47 19 Julho, 2023 12:50 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas vai participar, pela segunda vez, no 25º Acampamento Mundial, 25º World Scouts Jamboree, este ano organizado pelos escuteiros da Coreia do Sul, em Saemangeum, na Coreia do Sul.

O 25º World Scout Jamboree realiza-se nesta pequena planície do sudoeste asiático entre 1 e 12 de agosto e irá acolher cerca de 50 mil escuteiros de todo o mundo. 

O Acampamento Mundial surgiu como um projeto do Fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a 1ª Guerra Mundial. Idealizado como um acampamento para fomentar a amizade e perícia escutista, onde os jovens de todo o mundo poderiam conviver durante 12 dias. Em 1920 realiza-se, em Londres, o primeiro Jamboree Mundial, 103 anos depois o 25º Jamboree realiza-se na Coreia do Sul, já no próximo mês.

Em 2019, o Agrupamento 100 de Tavira já tinha participado no 24º Acampamento Mundial que se realizou nos EUA com um contingente de 20 elementos. Foram 20 dias de atividades marcantes para todos os escuteiros que nele participaram.

Desta vez, a preparação para o Acampamento Mundial em 2023 iniciou-se a 17 de outubro de 2021, quando este grupo reuniu pela primeira vez para começar a traçar o que seria a participação do Agrupamento 100 de Tavira nesta grande atividade, iniciando o planeamento das angariações de fundos para proporcionar a todos a possibilidade de participar nesta atividade bastante dispendiosa, dando oportunidade a que qualquer elemento pudesse participar independente da sua condição financeira. 

“Foram dois anos de muito trabalho onde se incluem dezenas de reuniões, várias angariações de fundos, dezenas de quilos de bolachas vendidos e muitas horas de preparação, tudo para que este objetivo fosse alcançado e que a atividade seja vivida ao máximo, correspondendo ás expectativas de todos”, explica o Agrupamento 100 de Tavira em comunicado.

Esta participação foi tambem possivel graça ao “apoio incondicional do Município de Tavira em todos os momentos, da Uniões de Freguesias de Tavira e da União de Freguesias da Conceição e Cabanas, bem como de diversas entidades, empresas e particulares, que desde a primeira hora apoiaram a nossa atividade”.

O agrupamento participa pela segunda vez nesta atividade e inscreveu um contingente constituído por 15 elementos, sendo 8 participantes dos 14 aos 18 anos, idade para a qual esta atividade é projetada. Estes 8 participantes vão viver a atividade na plenitude, participando em dezenas de atividades e experiências únicas, que apenas têm oportunidade de participar uma vez na vida, pois na próxima edição todos eles vão ter mais de 18 anos e já não podem participar como participantes.

Estes 8 jovens serão ainda acompanhados por 1 dirigente acompanhante que garantirá a correta vivência em campo. O contingente do Agrupamento 100 de Tavira conta ainda com 6 IST (International Staff Team), jovens com idade superior a 18 anos que se disponibilizam para viver esta atividade de uma forma diferentes, colocando-se ao serviço da atividade, garantindo o correto funcionamento de áreas como a segurança, saúde, atividades, etc.

Nesta edição o contingente português é constituído por mais 800 escuteiros que vão representar Portugal através da Federação Escutista de Portugal, federação que une as duas associações escutistas de Portugal perante a Organização Mundial do Movimento Escutista, o Corpo Nacional de Escutas e Associação de Escoteiros de Portugal (AEP). Este será o maior contingente que Portugal já levou a um acampamento mundial. 

Dia 30 de julho, os jovens tavirenses partem para esta aventura, voando mais de 1.1000 quilómetros rumo a uma atividade que nunca irão esquecer.

Vão ser 12 dias de acampamento num ambiente multicultural sem igual, que apenas é possível de experienciar numa atividade destas, sabendo sempre que cada um daqueles escuteiros que está em campo, independentemente da sua nacionalidade, todos eles vivem os mesmos princípios escutistas deixados pelo fundados há mais de 100 anos, representados pelo lenço escutista que usam ao pescoço.

Após o fim da atividade, o grupo aproveitará a oportunidade para conhecer o país, permanecendo em Seul durante quatro dias onde poderão verdadeiramente experienciar a cultura coreana. Ainda antes de regressarem ao conforto das suas casas e aproveitando a escala do avião de regresso, vão passar um dia a conhecer o Dubai. 

Todos os que queiram acompanhar esta aventura sem igual para os escuteiros, podem fazê-lo através das redes sociais do agrupamento.

O Escutismo é um movimento à escala mundial agrupado em 164 Organizações Escutistas Nacionais, presentes em 224 países e territórios, constituído por mais de 40 milhões de crianças e jovens, homens e mulheres em todo o mundo.

Fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell, o Escutismo é um movimento educacional e formativo, através da educação não-formal, baseado num método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade, através de um sistema de autoeducação progressiva baseado num sistema de valores.

A nível internacional, é um movimento que fomenta a educação para a paz, através de um espírito de compreensão e solidariedade entre os povos, despertando nos jovens o respeito pela interculturalidade, tornando-os verdadeiros cidadãos do mundo.

O CNE – Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português fundado em 27 de maio de 1923, é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 70 mil Escuteiros, distribuídos por 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país e ilhas.

O CNE é um movimento da Igreja Católica, reconhecido pelo Governo Portugês desde 1983 como instituição de utilidade pública, sem fins-lucrativos, apartidária e não-governamental.

O Escutismo aposta no aprender fazendo através de atividades que são projetadas, desenvolvidas e implementadas pelos intervenientes tendo por base o trabalho em equipa, desenvolvendo competências em áreas como o carácter, afetiva, intelectual, física, social e espiritual

As crianças e jovens são divididas em 4 secções com uma pedagogia própria e idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos. O CNE funciona ainda com base no adulto voluntário em toda a sua estrutura, que despende em média cerca de 208 horas de voluntariado por ano em prol da associação.

O CNE desenvolve trabalho em áreas como a educação ambiental e conservação da natureza, a preservação do patrimônio histórico e cultural, a animação socioeducativa, o desporto ao ar livre, a integração de portadores de deficiência, o desenvolvimento comunitário, o intercâmbio e cooperação internacionais e a educação para paz, colaborando ainda regularmente ações de voluntariado com outras instituições.

O Agrupamento 100 de Tavira foi filiado a 8 de janeiro de 1963 na paróquia de Santiago. Ao longo dos anos, centenas de crianças e jovens vivenciaram o escutismo neste agrupamento. Com uma presença ativa na cidade de Tavira, o agrupamento conta com um trabalho crescente não só com as crianças e jovens que estão no efetivo, mas também com outras associações e entidades que promovem valores semelhantes ao do escutismo.

Com um efetivo de mais de 70 escuteiros ao nível local, o Agrupamento 100 de Tavira foi reconhecido com a medalha de prata atribuída pelo Município de Tavira pelo trabalho desempenhado em prol da juventude na cidade, formando diversas gerações

Escuteiros de Tavira preparam uma Grande Caracolada junto ao Mercado Municipal
Animação musical, diversões e muitos petiscos no Arraial Escutista em Tavira

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Algarve Ensino

OPTO leva oportunidades de futuro a jovens do Algarve

08:00 25 Abril, 2026 15:43 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens descobrem oportunidades no fórum de Albufeira, que reúne dezenas de entidades e milhares de participantes entre 13 e 15 de maio

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se

20:30 25 Abril, 2026 20:13 25 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Novo apoio para comprar carro está a ser preparado pelo Governo e há uma janela prevista para a abertura das candidaturas

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto, Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Algarve, Ensino

OPTO leva oportunidades de futuro a jovens do Algarve

08:00 25 Abril, 2026 15:43 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens descobrem oportunidades no fórum de Albufeira, que reúne dezenas de entidades e milhares de participantes entre 13 e 15 de maio

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se

20:30 25 Abril, 2026 20:13 25 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Novo apoio para comprar carro está a ser preparado pelo Governo e há uma janela prevista para a abertura das candidaturas

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Últimas Notícias

  • Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se
    Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se
  • Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal
    Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal
  • Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)
    Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)
  • Muitos portugueses vão ter de trocar o Bilhete de Identidade vitalício pelo Cartão de Cidadão: veja se está na lista
    Muitos portugueses vão ter de trocar o Bilhete de Identidade vitalício pelo Cartão de Cidadão: veja se está na lista
  • Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa
    Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa
  • Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data
    Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal