Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Casal preocupado com as suas finanças. Crédito: Freepik
Casal preocupado com as suas finanças. Crédito: Freepik
Economia, Mundo

Venderam tudo e mudaram-se para Espanha em busca de uma vida mais barata: tal não aconteceu

Quando planearam, esperavam ter uma vida melhor e mais barata em Espanha, no entanto, não foi isso que aconteceu

17:30 5 Janeiro, 2026 13:44 5 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mudar de país continua a ser uma decisão adotada por quem procura melhores condições de vida e um quotidiano mais sereno. Muitas famílias olham para Espanha em busca de uma vida mais barata, impulsionada pelo clima, pela cultura e pela ideia de custos mais moderados.

Do sonho à mudança

Uma família oriunda do estado de Connecticut, nos Estados Unidos da América, vendeu a casa e praticamente todos os bens com o objetivo de recomeçar em Espanha. A decisão foi acelerada por fatores pessoais, incluindo a morte do pai de Izabela Oquendo e a mudança da mãe para a Polónia.

Segundo o relato feito à ao site noticioso americano Business Insider, o plano passava por reduzir despesas e ganhar tempo em família. A mudança concretizou-se em maio de 2025, com a chegada a Alicante e a instalação num apartamento de cento e quarenta metros quadrados numa zona residencial com forte presença de residentes estrangeiros,.

Custos acima do esperado

A realidade financeira não correspondeu às expectativas. A família afirma que a renda mensal é equivalente à que pagava em Connecticut e que a fatura do supermercado se manteve semelhante, anulando a perceção de poupança imediata, explica o site de notícias espanhol, Noticias Trabajo.

Para Izabela, viver em Espanha em busca vida mais barata não se traduziu numa redução efetiva do orçamento. A escolha de uma área de elevada procura terá limitado a margem de poupança, a par de aumentos de preços verificados nos últimos dois anos.

Situação legal e integração

A entrada no país foi possível através da cidadania polaca de Izabela, aplicável a si e aos filhos, enquanto o marido obteve residência por reunificação familiar. O processo permitiu estabilizar a situação documental e avançar com a procura de alternativas habitacionais.

A família estuda agora a compra de casa em zonas mais tradicionais, com Calpe como uma das opções analisadas. O objetivo é encontrar preços mais estáveis e um contexto residencial menos pressionado pela procura internacional, explica a mesma fonte.

Rotinas, trabalho e escola

No plano profissional, Izabela reduziu o ritmo de trabalho, mantendo clientes nos Estados Unidos da América e iniciando novos projetos pessoais. Em dois mil e vinte e cinco publicou um registo sobre o processo de mudança vivido durante uma viagem de autocaravana.

Os filhos atravessaram uma fase de adaptação marcada pela barreira linguística, que foi trabalhada com aulas e atividades extracurriculares. Com o tempo, a integração escolar foi progredindo, com recurso a programas de apoio e participação em campos de férias, indica ainda a mesma fonte.

Entre custo e qualidade de vida

Apesar de os custos não terem diminuído como esperado, a família refere ganhos na gestão do tempo e no ritmo do quotidiano. A prioridade passou a ser o convívio familiar e a possibilidade de organizar a vida sem a pressão constante da produtividade.

A avaliação global é que a mudança não resultou num estilo de vida objetivamente mais barato, mas trouxe uma reconfiguração das prioridades. A decisão de permanecer assenta na valorização do modo como vivem, independentemente de não terem obtido a poupança prevista.

Próximos passos

A procura por uma habitação noutra área surge como via para compatibilizar orçamento e estabilidade. A família pretende, segundo o Noticias Trabajo, conciliar custos com um ambiente mais local, reduzindo a exposição a zonas de maior procura turística e residencial.

A experiência demonstra que a mudança para Espanha pode não garantir, por si só, uma redução de custos. A localização, o mercado de arrendamento e a evolução de preços são fatores que condicionam o objetivo inicial de quem parte para Espanha em busca vida mais barata.

Leia também: Milhares vão ficar sem água nestes dias: Portugal vai ter cortes de água prolongados e estas serão as regiões afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Algarve Cultura Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Elvas, Alentejo.
Nacional Vida & Lazer

Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus

13:06 11 Junho, 2026 13:06 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nova linha Lisboa-Badajoz leva a FlixBus a Estremoz, Borba e Elvas e reforça as ligações entre o Alentejo e Espanha

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve, Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Elvas, Alentejo.
Nacional, Vida & Lazer

Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus

13:06 11 Junho, 2026 13:06 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nova linha Lisboa-Badajoz leva a FlixBus a Estremoz, Borba e Elvas e reforça as ligações entre o Alentejo e Espanha

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Últimas Notícias

  • Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
    Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
  • Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
    Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
  • Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho
    Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho
  • Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data
    Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data
  • Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei
    Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei
  • Concerto Solidário homenageia Irene Rolo em Tavira no dia em que celebraria 133 anos
    Concerto Solidário homenageia Irene Rolo em Tavira no dia em que celebraria 133 anos

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal