Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Parque natural. Crédito: Freepik
Parque natural. Crédito: Freepik
Mundo, Vida & Lazer

Novo ranking revela quais parques nacionais estão a fazer sucesso global: saiba quais ficam mais perto

Os parques nacionais Património Mundial mais visitados em 2026 revelam destinos naturais que todos querem conhecer

15:50 31 Março, 2026 15:35 31 Março, 2026 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A procura por experiências em ambientes naturais voltou a disparar e alguns parques nacionais destacam-se pela popularidade junto dos visitantes. Entre os Patrimónios Mundiais da UNESCO, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia, lidera o ranking de 2026 em número de avaliações online, refletindo o fascínio que exerce sobre quem o visita.

Croácia destrona gigantes americanos

De acordo com o site especializado em viagens, Vousair, o parque croata acumulou mais de 124 mil opiniões no Google, com uma classificação média de 4,8 em 5. O conjunto de 16 lagos interligados por cascatas, percorridos por passadiços de madeira, proporciona um cenário de rara beleza, onde caminhar sobre águas cristalinas se transforma numa experiência única.

Segundo a mesma fonte, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice destrona gigantes americanos em popularidade, reforçando a atenção crescente sobre destinos europeus.

O segundo e terceiro lugares do ranking estão ligados ao mesmo fenómeno natural: as Cataratas do Iguaçu, divididas entre Argentina e Brasil. O Parque Nacional Iguazú, do lado argentino, soma 106.934 avaliações, enquanto o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, regista 69.843 opiniões.

Com cerca de 275 quedas de água dispersas pela selva subtropical, este conjunto foi reconhecido como Património Mundial pela UNESCO em 1984 e 1986, respetivamente, e mantém-se um dos destinos naturais mais impressionantes do planeta.

Estados Unidos marcam presença

Os Estados Unidos têm quatro parques no top 10. O Grand Canyon ocupa a quarta posição, com mais de 63 mil avaliações, e continua a surpreender pela escala e profundidade das suas gargantas esculpidas pelo rio Colorado. Yosemite surge em quinto lugar com 54.771 opiniões, destacando-se pelas paredes de granito de El Capitan e Half Dome e pelas sequoias gigantes.

As Great Smoky Mountains ocupam o sexto lugar, com mais de 50 mil avaliações, e apresentam uma biodiversidade que rivaliza com a de todo o continente europeu, oferecendo 1.300 quilómetros de trilhos para caminhantes de todos os níveis. Yellowstone fecha a participação americana no oitavo lugar, famoso pelos géiseres, incluindo o icónico Old Faithful, que atrai multidões para observar o jacto de água fervente atingir dezenas de metros.

Diversidade europeia

A Europa mantém três representações. O Parque Nacional de Cinque Terre, em Itália, ocupa a sétima posição com 46.691 avaliações, combinando vilas coloridas e paisagens costeiras que transformam cada trilho num postal. O Lake District, em Inglaterra, surge em nono, com colinas ondulantes e lagos serenos que marcaram poetas românticos como William Wordsworth.

Em décimo lugar aparece o Parque Nacional do Teide, nas Canárias, com 39.319 opiniões, dominado pelo vulcão que é o ponto mais alto de Espanha e por formações de lava que criam uma paisagem quase lunar, acessível em parte através de teleférico.

Turismo de natureza em ascensão

Segundo a mesma fonte, todos os parques do top 10 mantêm classificações entre 4,7 e 4,9, mostrando consistência na qualidade da experiência oferecida. A análise baseou-se exclusivamente no número de avaliações recolhidas em março de 2026, o que favorece destinos com elevado fluxo de visitantes e públicos propensos a partilhar opiniões online.

A tendência por turismo de natureza é clara: atividades ao ar livre continuam a crescer em popularidade, motivadas pela desconexão digital, interesse ambiental, fotografia de paisagem e procura de experiências autênticas.

Planeamento e preparação essenciais

Visitar estes parques exige planeamento. Muitos requerem reserva antecipada, quotas diárias e equipamento adequado, desde calçado resistente a camadas de roupa adaptáveis às condições climatéricas.

Leia também: Pode correr perigo no seu carro: conhecida marca automóvel está a recolher dezenas de milhares de veículos à oficina devido a defeito que pode causar incêndio

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Nacional

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

18:40 4 Julho, 2026 18:41 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O jovem "encontrava-se a banhos na zona das Azenhas do Guadiana, tendo entrado em dificuldades na água, acabando por desaparecer”

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve Cultura Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Partida entre Flamengo e River Plate. Crédito: Flamengo
Algarve Desporto Mundo

Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação

16:26 4 Julho, 2026 16:26 4 Julho, 2026 | João Luís

Flamengo e River Plate empataram 2-2 no Estádio Algarve, num jogo de preparação com quatro golos ainda na primeira parte

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Nacional

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

18:40 4 Julho, 2026 18:41 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O jovem "encontrava-se a banhos na zona das Azenhas do Guadiana, tendo entrado em dificuldades na água, acabando por desaparecer”

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Partida entre Flamengo e River Plate. Crédito: Flamengo
Algarve, Desporto, Mundo

Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação

16:26 4 Julho, 2026 16:26 4 Julho, 2026 | João Luís

Flamengo e River Plate empataram 2-2 no Estádio Algarve, num jogo de preparação com quatro golos ainda na primeira parte

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Últimas Notícias

  • Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
    Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
  • Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records
    Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records
  • Quem tem direito à Prestação Social para a Inclusão? Segurança Social esclarece
    Quem tem direito à Prestação Social para a Inclusão? Segurança Social esclarece
  • Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei
    Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei
  • Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação
    Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação

Opinião

  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal