Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Os 135 cardeias eleitores: C. Osoro Sierra, R. Sarah, S. Rylko, J. Coutts, T.P.J. Radcliffe, V. Puljic, A. Canizares Llovera, V.G. Nichols, JP.Kutwa, N.P. Ouedraogo, J. Njue, M. Zenari, C.L.Y.G. Pierre, F.Filoni, J.J. Omella; F. Montenegro, M. Czerny, T.C. Collins, E.P. Tscherrig, G. Betori, J. Braz de Aviz, A.A. dos Santos Marto, J.De Kesel, A.L. Ramazzini Imeri, K.J. Farrell, A.M.R. Patabendige Don, M.A. Poli, W.D. Gregory, M. Semeraro, G.L. Mueller; J.A. Dew, R.L. Burke, L.R. Sako, J. de la Caridad Garcia Rodriguez, B.D. Souraphiel, M. Clemente, G.Petrocchi, P.K.A. Turkson, C. M. Bo, F.R. Ortega, T.A.M. Maeda, L.J. Brenes Solorzano, B.J. Cupich, J. Bozanic, D.N. DiNardo; F.X.K. Kovithavanij, O.P. Scherer, A. Arborelius, J.M. Harvey, A. Gomes Furtado, C. Aguiar Retes, K. Nycz, C.G. Castillo Mattasoglio, T.M. Dolan, A. Roche, K. Koch, O.J. Tempesta, I. Suharyo Hardjoatmodjo, O. Cantoni, P. Barbarin; L.U. Steiner, A.Martinez Flores, S. Francis, L. You Heung-sik, D. Mamberti, J.F. Advincula, J.W. Tobin, C. Lopez Romero, V. Bokalic Iglic, P. Erdo, F.N.A.S. do Rosario Ferrao, W.J. Eijk, R. Marx, A. De Donatis, R.W. McElroy; D. Tsarahazana, P.Parolin, R.F. Prevost, C. Gugerotti, M.M. Zuppi, L.G. Cabrera Herrera, R. M. Woelki, L. Nemet, S.Brislin, J.Ribat, M. Grech, F.N. Chomali Garib, L.A.G. Tagle, W.S.C. Goh, G.C. Lacroix; J-C. Hollerich, A.S. Rossi, T.I. Kikuchi, A. Kambanda, C. Langlois, J-M. Aveline, P.V.S. David, D.F. Sturla Berhouet, S. Chow Sau-yan, S. da Rocha, F. Ambongo Besungu, C. Baselios, P. Rugambwa, A.F. Artime, J. Spengler; I. Bessi Dogbo, A. Poola, S.P.P. Mafi, L.J. Rueda Aparicio, J-P. Vesco, V.M. Fernandez, D.Battaglia, P.E. Okpaleke, D.J. Mathieu, K. Krajewski, S.A.M. Mulla, G. Rys, A.P. Lojudice, F. Baggio, P. Pizzaballa; J. Cobo Cano, M. Gambetti, J. Tolentino de Mendonca, R. Repole, D. Nzapalainga, P.C. Costa, V.do Carmo da Silva, F-X. Bustillo, B. Reina, F. Leo, R. Makrickas, G.J. Koovakad, A.M. Alves Aguiar, G. Marengo; M. Bychok | Foto Lusa
Mundo

Conclave: Quem são os 4 cardeais portugueses e os 9 lusófonos no processo eleitoral

Esta quarta-feira inicia-se o conclave. Caberá aos 133 cardeais eleitores, com menos de 80 anos, a responsabilidade de escolher o sucessor de Francisco

13:42 6 Maio, 2025 13:06 6 Maio, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os quatro cardeais eleitores que Portugal tem pela primeira vez estreiam-se também num conclave papal, desta vez para escolher o sucessor de Francisco.

Além dos quatro cardeais eleitores portugueses – António Marto, Américo Aguiar, Manuel Clemente e Tolentino de Mendonça – existem outros nove lusófonos: sete brasileiros, um cabo-verdiano e um timorense.

O Conclave tem início na quarta-feira, dia 07 de maio, e caberá aos 133 cardeais eleitores, com menos de 80 anos, a responsabilidade de escolher o sucessor de Francisco.

Todos os dias serão feitas quatro votações e o futuro Papa deverá ter pelo menos dois terços dos boletins contados.

Eis um breve perfil de cada um dos eleitores de língua portuguesa:

António Marto

O mais velho dos quatro cardeais eleitores portugueses, António Augusto dos Santos Marto, foi bispo de Viseu e de Leiria-Fátima, onde presidiu às celebrações dos cem anos das aparições marianas da Cova da Iria.

O flaviense, nascido em 1947, foi ordenado sacerdote em Roma, em 1971, onde continuou os estudos, concluindo o doutoramento seis anos depois, com a tese “Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina do Concílio Vaticano II”.

Muito ligado aos movimentos estudantis e operários católicos, chegou a trabalhar em fábricas antes do 25 de Abril e manteve uma forte ligação aos emigrantes portugueses.

Depois de ter sido professor na Universidade Católica Portuguesa e pároco em vários locais da Diocese do Porto, foi nomeado bispo auxiliar de Braga em 2000.

Quatro anos depois, foi nomeado responsável diocesano de Viseu e foi um dos dois bispos portugueses presentes no Sínodo dos Bispos, no ano seguinte.

Em 2006, substituiu Serafim Ferreira e Silva como bispo de Leiria-Fátima, cargo que lhe deu grande visibilidade, tendo sido anfitrião na visita de dois Papas, Bento XVI (2010) e Francisco (2017).

No trabalho pastoral a partir de Fátima, valorizou temas como o ambiente e a paz, procurando atualizar a mensagem mariana de 1917.

Após a celebração dos cem anos das aparições, foi elevado a cardeal por Francisco e veio a deixar a diocese em 2022, por limite de idade.

Américo Aguiar

Américo Aguiar é o mais novo cardeal português, de apenas 51 anos, tendo sido elevado pelo Papa Francisco há dois anos, logo após a Jornada Mundial da Juventude, organização a que presidiu.

Nascido em Leça, Matosinhos, Américo Aguiar foi ordenado padre aos 27 anos e bispo aos 47 anos, como auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

E foi na qualidade de bispo auxiliar que exerceu as funções de presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, a entidade que organizou o encontro magno dos jovens católicos em Lisboa, entre 01 e 06 de agosto de 2023.

Semanas antes da JMJ, o Papa anunciou que Américo Aguiar seria elevado a cardeal, tendo sido nomeado responsável pela Diocese de Setúbal em setembro de 2023.

Antes destas funções, foi administrador do grupo Renascença, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses e coordenador da Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis do Patriarcado de Lisboa.

Na diocese do Porto, onde trabalhou a maior parte da sua vida como sacerdote, foi pároco na Campanhã e na Sé, tendo sido também vigário geral e chefe de gabinete dos bispos Armindo Lopes Coelho, Manuel Clemente e António Francisco dos Santos.

Dragão de Ouro, o cardeal portista copresidiu às cerimónias fúnebres do ex-presidente do FC Porto Pinto da Costa e chegou a ser membro da assembleia de freguesia de Leça do Balio e da assembleia municipal de Matosinhos, quando Narciso Miranda liderava a autarquia local.

Manuel Clemente

O cardeal Manuel Clemente foi uma das primeiras nomeações de Francisco que, poucas semanas depois de ter sido eleito, o transferiu da diocese do Porto para o Patriarcado de Lisboa, sucedendo a José da Cruz Policarpo, já então gravemente doente.

Nascido em Torres Vedras em 1948, foi o mais velho dos quatro cardeais a chegar a sacerdote, aos 31 anos, já depois de se ter licenciado em História, tendo-se doutorado em Teologia Histórica.

Desempenhou cargos nas paróquias do Oeste, até assumir funções no Seminário dos Olivais, onde chegou a reitor, antes de ser nomeado bispo auxiliar.

Em paralelo, a sua carreira está muito ligada ao movimento escuteiro, participando em retiros e acampamentos nacionais até há poucos anos.

O seu trabalho sobre os movimentos sociais católicos em Portugal e a coordenação de vários projetos de investigação histórica, como “Igreja e Sociedade Portuguesa, do Liberalismo à República”, renderam-lhe o prémio Pessoa, quando ainda estava à frente da Diocese do Porto, para onde foi depois de ter estado vários anos como auxiliar de Lisboa.

Como bispo do Porto, recebeu a visita de Bento XVI, no âmbito da sua Visita Apostólica a Portugal em 2010, tendo focado a sua ação na revitalização pastoral da Diocese.

É cardeal há dez anos, um título atribuído, desde o século XVIII, a quem lidera o Patriarcado de Lisboa, cargo que deixou em 2023, tendo sido sucedido pelo atual titular, Rui Valério.

O final do seu mandato coincidiu com a Jornada Mundial da Juventude, que decorreu em Lisboa, onde recebeu o Papa Francisco, naquela que foi uma das maiores manifestações de fé católica em Portugal nos últimos anos.

O cardeal José Tolentino Mendonça | Foto José Coelho | Lusa

Tolentino de Mendonça

O madeirense José Tolentino de Mendonça é o atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Poeta galardoado com o prémio Pessoa em 2023, ensaísta, dramaturgo, académico e teólogo, foi elevado a cardeal em 2019.

Nascido em 1965 em Machico, Madeira, viveu em Angola até aos nove anos e foi ordenado padre em 1990 pela Diocese do Funchal, concluindo o mestrado em Ciências Bíblicas em 1992 e obtendo o grau de doutor em 2004, em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, onde lecionou quando foi viver para Lisboa.

Em 2010 foi nomeado reitor da Capela do Rato, um local de prestígio do Patriarcado de Lisboa, um trabalho que conciliou com a carreira de docente universitário – foi vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa – e escritor, com vasta obra publicada.

Em 2011, foi para Roma, a convite de Bento XVI, que o nomeou consultor do Conselho Pontifício para a Cultura e, em 2018, já com Francisco, foi elevado a bispo, subindo a cardeal no ano seguinte.

Em 2020, o cardeal recebeu o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva e organizou o 50.º aniversário da inauguração da Coleção de Arte Moderna dos Museus do Vaticano.

Dois anos depois, após a reforma da Cúria Romana, assumiu o cargo de prefeito do recém-criado Dicastério para a Cultura e a Educação, um órgão que resultou da unificação da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para a Cultura.

Cardeais eleitores brasileiros

Atual presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, o franciscano Jaime Spengler (64 anos), elevado a cardeal por Francisco, é arcebispo de Porto Alegre e considerado um dirigente progressista, ocupando a liderança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Elevado a cardeal por Bento XVI, João Braz de Aviz nasceu no sul do Brasil há 77 anos, foi arcebispo de Brasília e prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, sendo considerado progressista, defensor da teologia da libertação, uma doutrina condenada pelo Vaticano na década de 1980 e 1990.

Elevado a cardeal há três anos, o franciscano Leonardo Ulrich Steiner é arcebispo de Manaus e é formado em filosofia e pedagogia, ocupando ainda cargos nas estruturas missionárias junto dos indígenas da Amazónia.

Odilo Pedro Scherer, 75 anos, era visto como um dos nomes mais fortes da América Latina para suceder a Bento XVI, em 2013. Hoje mantém-se como responsável pela arquidiocese de São Paulo, cargo a que pediu renúncia, mas continua em funções.

Orani Tempesta é o único cardeal cisterciense do conclave. Atual arcebispo do Rio de Janeiro, depois de ter ocupado função semelhante em Belém, estado do Pará, é cardeal desde 2014, tendo sido o anfitrião do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2013.

Elevado a cardeal por Francisco, Paulo Cezar Costa (57 anos) é o atual arcebispo de Brasília, sucedendo a Sérgio da Rocha, tendo sido anteriormente titular de São Carlos (estado de São Paulo).

Com 65 anos, Sérgio da Rocha é o único lusófono do Conselho de Cardeais – um órgão consultor de Francisco no projeto de revisão da Cúria Romana – e lidera a diocese de São Salvador da Bahia, função que o eleva à condição de Primaz do Brasil.

Cardeal eleitor de Cabo Verde

O primeiro cardeal católico cabo-verdiano, Arlindo Gomes Furtado, tem 75 anos e é o atual bispo de Santiago, a primeira diocese africana após os Descobrimentos. Antigo bispo do Mindelo, passou para a capital em 2009 e, seis anos depois, foi elevado a cardeal.

Cardeal eleitor de Timor-Leste

Aos 57 anos, Virgílio do Carmo é o primeiro cardeal católico de Timor-Leste e é o atual arcebispo de Díli. Foi Superior provincial dos Salesianos em Timor-Leste e na Indonésia e foi anfitrião de uma visita apostólica de Francisco em setembro de 2024.

Leia também: Nem salmão nem atum: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e que dará saúde aos ossos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve

Homem procurado no Brasil por agressão à ex-companheira foi detido em Portimão

17:06 16 Abril, 2026 17:16 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

PJ deteve em Portimão homem suspeito de agressão e estrangulamento no Brasil há 12 anos, no âmbito de mandado internacional

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Operação de trânsito.
Auto Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Algarve Desporto Saúde

Etson Barros está em coma induzido no Hospital de Faro após acidente de viação

16:37 16 Abril, 2026 16:37 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recordista nacional dos 3.000 metros obstáculos está internado no Hospital de Faro após acidente de viação ocorrido na última madrugada

Algarve Edição Papel

O novo simplex urbanístico atribui à comunicação prévia o papel central na gestão urbanística

08:30 16 Abril, 2026 11:26 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

O Governo afirma que as obras poderão ser iniciadas oito dias após a apresentação do projeto na câmara municipal

Arrábida, Setúbal.
Nacional Vida & Lazer

Estrangeiros descobriram cidade costeira em Portugal que os portugueses ‘ignoram’: em agosto dorme-se por 90€ e come-se por 15€

11:51 16 Abril, 2026 11:51 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Cidade portuguesa começa a atrair estrangeiros com preços mais baixos, praias protegidas e gastronomia de proximidade

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Algarve Economia

Prémio Cinco Estrelas volta a distinguir Forum Algarve

10:40 15 Abril, 2026 10:35 15 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial celebra 25 anos com novo prémio e conquista distinção Cinco Estrelas Regiões pelo oitavo ano consecutivo

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Navio petrolífero. Crédito: Freepik
Europa

Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento

19:00 16 Abril, 2026 18:53 16 Abril, 2026 | Luís Santos

As reservas de combustível na Europa estão sob pressão e levantam preocupações sobre possíveis falhas no abastecimento

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve

Homem procurado no Brasil por agressão à ex-companheira foi detido em Portimão

17:06 16 Abril, 2026 17:16 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

PJ deteve em Portimão homem suspeito de agressão e estrangulamento no Brasil há 12 anos, no âmbito de mandado internacional

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia, Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa, Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Algarve, Desporto, Saúde

Etson Barros está em coma induzido no Hospital de Faro após acidente de viação

16:37 16 Abril, 2026 16:37 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recordista nacional dos 3.000 metros obstáculos está internado no Hospital de Faro após acidente de viação ocorrido na última madrugada

Algarve, Edição Papel

O novo simplex urbanístico atribui à comunicação prévia o papel central na gestão urbanística

08:30 16 Abril, 2026 11:26 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

O Governo afirma que as obras poderão ser iniciadas oito dias após a apresentação do projeto na câmara municipal

Arrábida, Setúbal.
Nacional, Vida & Lazer

Estrangeiros descobriram cidade costeira em Portugal que os portugueses ‘ignoram’: em agosto dorme-se por 90€ e come-se por 15€

11:51 16 Abril, 2026 11:51 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Cidade portuguesa começa a atrair estrangeiros com preços mais baixos, praias protegidas e gastronomia de proximidade

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Algarve, Economia

Prémio Cinco Estrelas volta a distinguir Forum Algarve

10:40 15 Abril, 2026 10:35 15 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial celebra 25 anos com novo prémio e conquista distinção Cinco Estrelas Regiões pelo oitavo ano consecutivo

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Navio petrolífero. Crédito: Freepik
Europa

Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento

19:00 16 Abril, 2026 18:53 16 Abril, 2026 | Luís Santos

As reservas de combustível na Europa estão sob pressão e levantam preocupações sobre possíveis falhas no abastecimento

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Últimas Notícias

  • Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
    Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
  • Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
    Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
  • Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
    Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
  • Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
    Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
  • Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
    Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
  • Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade
    Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

Opinião

  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
  • Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
    Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
  • Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
    Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
  • Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
    Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
    Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
  • Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
    Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
  • Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
    Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal