Castro Marim já começou a viagem no tempo até à Idade Média e o Desfile Medieval pelas ruas da vila marcou o início de cinco dias que prometem encantar os visitantes.
Guerreiros, grupos de música e dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros, desfilaram em Castro Marim, a 23 de Agosto, transportando o público para toda a multiplicidade e todas as contradições de uma época simultaneamente bárbara e culta, que foi palco de magníficas produções culturais e artísticas, assim como de acontecimentos e decisões que marcaram a história.
Castelo é novamente o palco principal do evento
O Castelo volta a ser o palco principal do evento, onde têm lugar as principais recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, ou os grandes espectáculos como os torneios medievais a cavalo. É também o Castelo, no paiol, que acolhe a renovada exposição de Instrumentos de Tortura e Punição, que ilustra uma das razões pela qual a Idade Média é considerada a Idade das Trevas.
Até 27 de Agosto, as ruas de Castro Marim servem de cenário para a recriação da vida quotidiana do homem da Idade Média, com a representação de todas as classes que constituíam a sociedade na época: clero, nobreza, burguesia e povo. Nas ruas é possível encontrar todo o imaginário de uma época que carregava criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que era ainda vago e impreciso.
Na programação de hoje, 25 de Agosto, o POSTAL destaca:
- 18 horas: Animação de rua com gaiteiros, bobos, arqueiros e contadores de histórias
- 18.30 horas: Pifaradas e Zabumbadas – arruadas pelo grupo de pastores da Serra da Estrela
- 19.30 horas: Torneio de Armas a Cavalo pela Companhia de Teatro Viv’Arte, na liça do Castelo
- 20.15 horas: Mozarabes – a música e a dança de Al Andaluz
- 20.30 horas: Início do Banquete Medieval (mediante reserva)
- 21 horas: Alius Vetus – grupo de danças antigas
- 22 horas: Helena Madeira – harpa céltica na Igreja do Castelo
- 23 horas: In Taberna – teatro de fogo
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)