A Bimby, mais conhecida como Thermomix fora de Portugal, foi um dos primeiros robots de cozinha a ganhar popularidade no nosso país por dar uma ajuda na hora de confecionar uma refeição. O robot corta, mistura, amassa, ferve e cozinha no vapor, mas o preço deste eletrodoméstico fez com que muitos portugueses continuassem a privilegiar as técnicas culinárias manuais. No entanto, hoje há robots de cozinha bem mais baratos e com as mesmas funções.
Ter uma Bimby em casa tornou-se moda em Portugal e a verdade é que o tempo foi passando e a tendência permaneceu. Este foi precisamente o gatilho para que outras marcas começassem a fabricar robots de cozinha e a vendê-los a preços bem mais acessíveis, para competir com a já veterana Bimby.
Um dos casos mais recentes foi o Monsieur Cuisine Connect, também conhecido como a “Bimby do Lidl”, cujo preço não chegava aos 500 euros. O Monsieur Cuisine Connect atraiu muitos clientes e a Bimby chegou a colocar o Lidl em tribunal, uma vez que a Vorwerk, fabricante da Thermomix, acusava o Lidl de ter violado os seus direitos.
O Lidl venceu a batalha judicial contra a Bimby
No centro da acusação estavam certos componentes e mecanismos, como a intervenção enquanto trabalhava o braço agitador ou batedor e o sistema de pesagem. O que é certo em que em 2022 o Lidl ganhou a batalha judicial contra a Vorwerk e pôde continuar a vender o seu produto.
Também o Auchan tem um robot de cozinha e custa menos de 400€
Entretanto, outras marcas foram também produzindo os seus próprios robots de cozinha e a Auchan tem agora um cujo preço não chega aos 400 euros. O robot de cozinha Qilive Verychef encontra-se à venda por 339,99 euros, uma vez que está em vigor uma promoção de 11% sobre o valor total do produto.
O robot de cozinha do Auchan não é tão famoso quanto a Bimby e a “Bimby do Lidl”, mas também assume várias funções.
Para além de incluir 1.000 receitas, o robot desempenha 12 funções e conta com vários acessórios, nomeadamente bandeja de vapor, disco de ralar/de corte, cesto para cozer, espátula, batedor, amassador, lâminas e copo doseador.
Leia também: Batatas fritas muito populares retiradas do mercado por risco grave de saúde (ainda não em Portugal)