Cortar cebola é uma tarefa simples, mas que muitas vezes vem acompanhada de lágrimas inevitáveis. Este fenómeno deve-se a uma substância química chamada óxido de propanotial, libertada quando a cebola é cortada. Esta substância reage com a água presente nos olhos, formando ácido sulfúrico em pequena quantidade, o que provoca a irritação e consequente lacrimejar, conhecido e relatado vulgarmente como ‘chorar’. Saiba mais à frente neste artigo alguns métodos para não chorar ao cortar cebola.
Felizmente, existem vários truques para evitar o desconforto de ‘chorar’ ao cortar cebola. Um dos métodos mais eficazes é colocar a cebola no frigorífico cerca de 30 minutos antes de a cortar. O frio reduz a libertação dos compostos irritantes, tornando o processo menos doloroso. Outra solução prática é cortar a cebola debaixo de água corrente ou dentro de um recipiente com água. Desta forma, os gases libertados pela cebola são absorvidos pela água e não chegam aos olhos.
Se preferir manter o local de corte seco, acender uma vela próxima pode ajudar, como avança a Sapo Lifestyle. A chama atrai os gases voláteis, reduzindo a sua concentração ao redor do seu rosto. Usar óculos de proteção, como os de natação, é outra estratégia eficaz para bloquear a entrada dos compostos irritantes nos olhos. Para quem quer evitar equipamentos adicionais, respirar apenas pela boca enquanto corta a cebola pode ser útil, já que reduz a proximidade do ar exalado aos olhos.
Um truque menos convencional, mas que pode funcionar, é colocar um pedaço de pão na boca enquanto corta a cebola. A teoria é que o pão absorve os compostos antes que eles alcancem os olhos. Além disso, utilizar uma faca bem afiada pode minimizar o problema. Quanto mais afiada estiver a faca, menos células da cebola serão esmagadas, reduzindo a libertação dos compostos irritantes.
Com estas estratégias, cortar cebola pode tornar-se uma tarefa bem mais agradável. Assim, da próxima vez que enfrentar este desafio na cozinha, experimente algumas destas dicas.
Leia também: Não ligue estes dispositivos a extensões elétricas se não quiser correr riscos