Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europe Direct Algarve, Vida & Lazer

Vai continuar a usar como sempre? UE quer ‘mudanças drásticas’ num produto muito comum entre os portugueses

A União Europeia está prestes a apertar as regras sobre algo que a maioria dos portugueses usa diariamente: saiba o que muda e porquê

16:30 12 Junho, 2025 17:09 13 Junho, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um acordo provisório entre o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia (UE) prepara alterações relevantes que vão afetar o uso de um produto presente em quase todos os lares. O objetivo é torná-lo mais seguro para a população e menos nocivo para o ambiente, acompanhando os avanços tecnológicos e as novas preferências dos consumidores europeus.

De acordo com a Comissão Europeia, a proposta visa atualizar o regulamento atualmente em vigor sobre os detergentes e eliminar sobreposições com outras normas europeias que têm dificultado a comunicação eficaz das instruções de utilização e segurança.

Medidas para reduzir riscos e tornar os produtos mais seguros

Entre as medidas acordadas está o reforço da biodegradabilidade dos componentes envolvidos nos detergentes e a digitalização da informação nos rótulos, incluindo a menção de alergénios e conservantes.

A Comissão passa a ter poder para impor critérios mais exigentes quanto à decomposição natural de certas substâncias utilizadas, especialmente as que envolvem filmes solúveis em água.

Segundo a mesma fonte, outra das prioridades passa por facilitar o acesso dos centros antivenenos, autoridades de saúde e profissionais médicos às informações completas dos produtos colocados no mercado.

Produtos importados sob maior vigilância

No caso de um produto fabricado fora da UE, os produtores deverão designar um representante autorizado dentro do território europeu.

Esta figura servirá de ponto de contacto para garantir o cumprimento das normas e assegurar uma resposta eficaz em caso de necessidade.

Impacto da redução de fósforo será estudado

O acordo também estabelece que a Comissão deve analisar os efeitos de uma possível redução nos níveis de fósforo, especialmente no impacto que isso pode ter na eficácia do detergente.

Há preocupação de que uma concentração mais baixa leve a um aumento do consumo, necessidade de mais ciclos de limpeza ou utilização de água mais quente, o que pode agravar o impacto ambiental, alerta a Comissão.

Recomendamos: Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas sob o risco de ficarem ’em terra’

Proibição de testes em animais permanece

Segundo a proposta aprovada, só poderão ser comercializados detergentes desenvolvidos sem recurso a testes em animais.

A única exceção prevista dependerá de critérios científicos muito restritos, nomeadamente quando a substância for considerada essencial e sem alternativa.

Regras adaptadas às novas tendências

Com estas mudanças, Bruxelas pretende também adaptar-se ao surgimento de produtos inovadores, como os de base microbiana ou com microrganismos incorporados, bem como à tendência crescente de venda a granel e de recargas.

Um setor com peso económico

Segundo dados da Comissão, o setor deste produto representa mais de 4% do valor da produção química total na UE.

Só em 2020, o seu valor de mercado ultrapassou os 41 mil milhões de euros, com cerca de 700 unidades de fabrico espalhadas por todo o espaço europeu.

Informação mais clara para consumidores e profissionais

A nova regulamentação introduz também melhorias significativas na rotulagem dos produtos. De acordo com a Comissão Europeia, a informação obrigatória nos rótulos será complementada com conteúdos acessíveis por via digital, permitindo ao consumidor aceder mais facilmente a dados sobre ingredientes, potenciais alergénios e conservantes.

Além disso, será garantido o acesso a informações técnicas completas por parte das autoridades de saúde e dos centros de informação antivenenos, facilitando a resposta médica em situações de emergência.

Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor

14:50 2 Junho, 2026 15:57 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Chega quer alterar as condições de acesso à reforma e avançar com um limite máximo para as pensões mais elevadas

Algarve Cultura Saúde

Projeto Magnetic Maya une neurociência, psicanálise e música para apoiar mulheres 40+

15:34 2 Junho, 2026 15:34 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Criado por Sónia Gonçallves, o projeto Magnetic Maya cruza ciência, psicanálise e música para falar de autoestima feminina

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 16:21 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

Com a época balnear já em curso no Algarve, recordamos um episódio que marcou o verão de 2024: um carro em pleno areal da praia de Santa Eulália, em Albufeira. O caso foi confirmado pelas autoridades e tornou-se viral

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Trabalhadores em protesto. Crédito: Freepik
Nacional

Greve geral de 3 de junho: quem passa recibos verdes também pode aderir? Saiba o que diz a lei

13:34 2 Junho, 2026 15:50 2 Junho, 2026 | João Luís

Quem passa recibos verdes pode aderir à greve geral? A resposta jurídica é diferente da dos trabalhadores com contrato. Saiba o que diz a lei

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Algarve Desporto

Campeonato de Futebol Golfinhos reuniu cerca de 250 jovens atletas em Albufeira

17:16 2 Junho, 2026 17:16 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Competição envolveu quatro clubes do concelho e cerca de 250 crianças dos 5 aos 8 anos ao longo de cinco jornadas

Algarve

Câmara de Silves concede tolerância de ponto na sexta-feira

16:40 2 Junho, 2026 16:34 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recolha de resíduos urbanos e piquete de águas vão funcionar normalmente durante a tolerância de ponto

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor

14:50 2 Junho, 2026 15:57 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Chega quer alterar as condições de acesso à reforma e avançar com um limite máximo para as pensões mais elevadas

Algarve, Cultura, Saúde

Projeto Magnetic Maya une neurociência, psicanálise e música para apoiar mulheres 40+

15:34 2 Junho, 2026 15:34 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Criado por Sónia Gonçallves, o projeto Magnetic Maya cruza ciência, psicanálise e música para falar de autoestima feminina

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 16:21 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

Com a época balnear já em curso no Algarve, recordamos um episódio que marcou o verão de 2024: um carro em pleno areal da praia de Santa Eulália, em Albufeira. O caso foi confirmado pelas autoridades e tornou-se viral

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve, Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Trabalhadores em protesto. Crédito: Freepik
Nacional

Greve geral de 3 de junho: quem passa recibos verdes também pode aderir? Saiba o que diz a lei

13:34 2 Junho, 2026 15:50 2 Junho, 2026 | João Luís

Quem passa recibos verdes pode aderir à greve geral? A resposta jurídica é diferente da dos trabalhadores com contrato. Saiba o que diz a lei

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Algarve, Desporto

Campeonato de Futebol Golfinhos reuniu cerca de 250 jovens atletas em Albufeira

17:16 2 Junho, 2026 17:16 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Competição envolveu quatro clubes do concelho e cerca de 250 crianças dos 5 aos 8 anos ao longo de cinco jornadas

Algarve

Câmara de Silves concede tolerância de ponto na sexta-feira

16:40 2 Junho, 2026 16:34 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recolha de resíduos urbanos e piquete de águas vão funcionar normalmente durante a tolerância de ponto

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Últimas Notícias

  • “Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade
    “Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade
  • Campeonato de Futebol Golfinhos reuniu cerca de 250 jovens atletas em Albufeira
    Campeonato de Futebol Golfinhos reuniu cerca de 250 jovens atletas em Albufeira
  • Câmara de Silves concede tolerância de ponto na sexta-feira
    Câmara de Silves concede tolerância de ponto na sexta-feira
  • “Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração
    “Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração
  • Santos Populares animam VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela
    Santos Populares animam VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela
  • Nem Falésia nem Praia da Rocha: britânicos ‘escolhem’ praia no Algarve longe das multidões que foi eleita a melhor da Europa
    Nem Falésia nem Praia da Rocha: britânicos ‘escolhem’ praia no Algarve longe das multidões que foi eleita a melhor da Europa

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal