Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
ANTÓNIO COVAS - Professor Catedrático da Universidade do Algarve | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião, Política

União Europeia, a crise do modelo idealista e normativo de soft-policy! | Por António Covas

“Vamos continuar a fazer navegação à vista à espera que a tempestade passe ou vamos tomar decisões políticas graves e sérias a breve prazo que desencadeiem a Grande Transformação da União Europeia?”

16:00 8 Setembro, 2025 18:42 10 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Estamos em 2025, a assistir a uma lenta agonia das instituições da ordem liberal internacional e multilateral nascida em meados do século passado. Foi nesse contexto de progresso e prosperidade, de direitos humanos, civis e políticos, de diplomacia e paz ocidental, que nasceu o projeto das Comunidades Europeias, um projeto liberal, idealista, normativo e regulatório. Tudo correu normalmente até aos anos setenta, quando foi declarado o fim do sistema de Bretton Wood, ou seja, do padrão divisas ouro com base no dólar. As moedas passaram a um regime de câmbios flutuantes e na Comunidade Económica Europeia passou a falar-se serpente monetária, sistema monetário europeu, mecanismo de câmbios e unidade de conta europeia (ECU). Em 1992, o Tratado de Maastricht é a resposta europeia às mudanças geopolíticas recentes, a saber, o fim da guerra fria, a unificação alemã e o fim da União Soviética. O projeto europeu avança no seu processo de integração, nascem, assim, o mercado interno, a coesão económica, social e territorial e a moeda única, o Euro, que entrará em circulação em 2002. Entre 1992 e a grande crise de 2007/2008 assistimos a uma espécie de unilateralismo ocidental que deixa marcas profundas no sistema de relações internacionais, em particular no vizinho russo que viu não apenas o seu império euroasiático a desmoronar-se, mas, também, a NATO e a União Europeia a alargarem-se em direção ao leste europeu e à sua fronteira. Não surpreende, por isso, que 2008, 2014 e 2022, sejam sinais evidentes de que a geopolítica de proximidade não estava a atravessar um bom momento. Entretanto, gradualmente, os EUA e a China deslocam o eixo geopolítico principal da sua política externa para a região do Indo-Pacífico e, assim, relegam para plano secundário as relações euro-atlânticas e euroasiáticas.

Aqui chegados, só posso constatar que, perante uma constelação de grandes potências assente numa ideologia nacionalista, populista, belicista e autocrática, a bela e inspiradora ideologia liberal, idealista e normativa da União Europeia está, hoje, pelas ruas da amargura. Deixo, por isso, para retomar em reflexões posteriores, as 10 grandes questões, em termos simples, que se impõem neste momento à construção do projeto europeu:

  1. Mais Europa federal ou mais Europa intergovernamental?

Uma Europa mais federal, com um senado europeu como 2ª câmara do parlamento europeu e um maior número de decisões por maioria, ou uma Europa intergovernamental a várias velocidades, com mais Eurogrupos, estruturas de missão executivas e diretórios intergovernamentais?

  • Mais defesa europeia no quadro da OTAN ou mais defesa autónoma europeia?

Uma maior coordenação político-militar e forças conjuntas no quadro da Nato ou uma maior autonomia geoestratégica da União e da Europa com direção política, forças conjuntas e indústria próprias?

  • Que estratégia tecno-digital para a segurança europeia?

Uma política ou diplomacia especifica com as grandes tecnológicas americanas e chinesas visando realizar investimentos conjuntos na Europa ou uma política tecnológica própria de campeões tecnológicos europeus?

  • Que política energética e rede de interligações na União Europeia?

Uma política energética comum que aposte tudo na rede de interligações europeias e extraeuropeias de energias alternativas ou uma rede energética de geometria variável e várias velocidades e mix energéticos nacionais?

  • Que política industrial e tecnológica para a União Europeia?

Uma política industrial europeia baseada em investimentos e financiamentos conjuntos como uma aposta na investigação, inovação e reindustrialização da Europa e na sua autonomia estratégica ou uma mera política regulatória e concorrencial que aceita diferentes políticas industriais nacionais?

  • Que transição ecológica e ambiental e política regulatória?

Uma política de transição ecológica e ambiental que concede incentivos e acredita nas boas práticas, métricas de sustentabilidade e regula comportamentos dos agentes nos mercados ou um pacto de transição para promover a Grande Transformação do ecossistema europeu?

  • Que economia social de mercado no espaço europeu?

Um pilar social europeu, pós-keynesiano, que aposta em políticas inovadoras do lado da procura e do rendimento ou uma política de investimentos conjuntos do lado da oferta e que promovem a reindustrialização do mercado interno?

  • Que política de alargamento e vizinhança?

Uma política realista de boa vizinhança e cooperação com todos os vizinhos onde a diplomacia económica substitui as sanções ou um endurecimento e um escalar dessas relações em direção a um limiar perigoso de segurança coletiva?

  • Que política externa, bilateral e multilateral, no quadro internacional?

Uma política externa de cooperação internacional, de comércio e investimentos conjuntos com países terceiros, ou uma política externa de áreas de influência e política de potência traduzida em sanções e guerras comerciais?

  1. Que política orçamental e monetária para a União Europeia?

Uma política orçamental e monetária sob coordenação conjunta, com mais receitas próprias, um mercado integrado de capitais e financiamentos obrigacionistas europeus ou uma Europa sempre desconfiada das dívidas públicas nacionais?

Nota Final

Termino como comecei. Vivemos um momento crítico na esfera política da União Europeia. A Europa está entalada entre a potência atlântica e a potência euroasiática. A Europa não é uma potência no plano geopolítico e geoestratégico. Durante a presidência de Donald Trump tudo pode acontecer. Vamos continuar a fazer navegação à vista à espera que a tempestade passe ou vamos tomar decisões políticas graves e sérias a breve prazo, nos próximos quatro anos que, de alguma forma, desencadeiem a Grande Transformação da União Europeia, o seu renascimento geopolítico e geoestratégico?

Entre o acaso e a necessidade, o que fazer? Voltarei ao assunto.

Artigo publicado no Observador.

Leia também: O Lado Ocidental, menos EUA e mais EUE?! | Por António Covas

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Ensino Nacional

Algarve está entre as regiões com menor taxa de conclusão do ensino secundário

07:00 7 Setembro, 2026 07:03 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ensino secundário apresenta fortes diferenças territoriais, com Algarve, Lisboa e Setúbal a registarem os resultados mais baixos.

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Cultura Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Orla Ecoglamping na ilha de Tavira.
Algarve

“Foi incrível”: casal elegeu esta ilha no Algarve para as férias e ficou neste parque de campismo onde se paga pouco mais de 30€ por noite

15:40 6 Setembro, 2026 16:10 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal viajou de Lisboa até ao Algarve nas férias para acampar no parque de campismo de uma ilha sem carros nem casas

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento

20:00 6 Setembro, 2026 19:21 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes e perturbações no abastecimento de água estão previstos em várias localidades portuguesas durante a semana que começa esta segunda-feira

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Ensino, Nacional

Algarve está entre as regiões com menor taxa de conclusão do ensino secundário

07:00 7 Setembro, 2026 07:03 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ensino secundário apresenta fortes diferenças territoriais, com Algarve, Lisboa e Setúbal a registarem os resultados mais baixos.

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Cultura, Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Orla Ecoglamping na ilha de Tavira.
Algarve

“Foi incrível”: casal elegeu esta ilha no Algarve para as férias e ficou neste parque de campismo onde se paga pouco mais de 30€ por noite

15:40 6 Setembro, 2026 16:10 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal viajou de Lisboa até ao Algarve nas férias para acampar no parque de campismo de uma ilha sem carros nem casas

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento

20:00 6 Setembro, 2026 19:21 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes e perturbações no abastecimento de água estão previstos em várias localidades portuguesas durante a semana que começa esta segunda-feira

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Últimas Notícias

  • Algarve está entre as regiões com menor taxa de conclusão do ensino secundário
    Algarve está entre as regiões com menor taxa de conclusão do ensino secundário
  • Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana
    Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana
  • Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
    Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
    Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento