Na Bélgica e Países Baixos as discotecas estão fechadas. Tal como Portugal, onde os bares e discotecas podem estar abertos, mas têm de funcionar com lugares sentados e/ ou sem pista de dança aberta, estão também a Alemanha e a Suécia. Com restrições de horário de funcionamento, por exemplo, estão as discotecas nos Países Baixos e em Espanha, enquanto na Eslováquia é possível dançar mas sempre com máscara.
Na maioria dos países europeus, os bares e discotecas já se encontram abertos; no entanto, mantêm regras restritas que vão desde a limitação do número de pessoas em espaços fechados, à obrigatoriedade de usar máscara e ao não funcionamento das pistas de dança.
Embora com taxas de vacinação inferiores a 70%, países como a Polónia, Hungria permitem o funcionamento quase igual a 2019, exigindo só o comprovativo de vacinação.
FUNCIONAMENTO NORMAL
Discoteca em Manchester, no Reino Unido. Foto D.R. Sopa Images/ Getty Images
ONDE: ÁUSTRIA, DINAMARCA, HUNGRIA E REINO UNIDO
Em toda a Europa, é no Reino Unido que se pode ir a uma discoteca nas mesmas condições em que se ia antes da pandemia. Os britânicos não só reabriram os espaços de diversão noturna a 19 de julho, como já não exigem o certificado de vacinação como condição de entrada.
Situação semelhante vive-se na Polónia, Hungria e Áustria, onde as discotecas estão abertas, o uso de máscara não é obrigatório e onde nas pistas há música a tocar e pessoas a dançar. O que os separa é apenas um requisito para no momento da entrada: estar vacinado contra a covid-19.
Nestes países, de acordo com dados do “Our World Data”, na Polónia 52% da população já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina; na Hungria a percentagem chega aos 61%, enquanto na Áustria está em 62%.
Na Dinamarca as discotecas reabriram há uma semana, a 10 de setembro, e também obrigam à apresentação do certificado de vacinação.
EM FUNCIONAMENTO EM ALGUMAS REGIÕES, ENCERRADAS NOUTRAS
Discoteca em Madrid, Espanha, quando foi permitido que algumas discotecas só fechassem às 03h. Foto D.R. Europa Press News/ Getty Images
ONDE: ESPANHA E UCRÂNIA
Em Espanha, as regiões de Madrid, Castilla-La Mancha, Andaluzia e as ilhas Canárias optaram por reabrir as discotecas mas com restrições não só no funcionamento, como também na hora de encerramento. No resto do país, este tipo de estabelecimento permanece encerrado.
Cabe a cada região definir as regras e a regulamentação para o funcionamento das discotecas. De acordo com o jornal “El País”, o horário limite para fechar varia entre as 02h e as 03h30 (na Catalunha), consoante a zona do país.
As pistas de dança permanecem quase sempre encerradas, exceto em algumas festas ao ar livre, e por vezes pode ser proibido o consumo ao balcão e obrigatório consumir sentado à mesa.
Também o uso da máscara é obrigatório.
Na Ucrânia, que é um dos países com mais baixa taxa de vacinação no continente europeu (15% da população com pelo menos um dose da vacina), nas zonas consideradas “vermelhas” as discotecas estão encerradas. No entanto, estão em funcionamento nas zonas do país que não entram nesta categoria, existindo algumas regras definidas como o distanciamento social.
Tal como em Espanha, as regras são definidas pelas autoridades locais.
EM FUNCIONAMENTO MAS COM RESTRIÇÕES
ONDE: ALEMANHA, BULGÁRIA, ESLOVÁQUIA, FINLÂNDIA, FRANÇA, GRÉCIA, IRLANDA, ITÁLIA, LUXEMBURGO, REPÚBLICA CHECA, SUÉCIA
A todos estes países une-os a regra de não ser permitido dançar nas discotecas, embora reabertas, funcionam de forma muito diferente daquela que até então era a normal nestes locais.
Com as pistas de dança encerradas, é pedido às pessoas que consumam sentadas e usem a máscara.
Países como, por exemplo, a Alemanha, França. Grécia, Irlanda e a República Checa podem exigir ainda um comprovativo de vacinação para entrar nos espaços.
Se na Bulgária só é permitido o funcionamento de restaurantes e bares com espaço ao ar livre, nos restantes países os estabelecimentos estão abertos sem qualquer tipo de limitação de acesso ou horário desde que cumpridas as regras habituais: pessoas sentadas e com máscara.
ENCERRADAS
Bruxelas, Bélgica. Foto D.R. Nicolas Maeterlinck/ Getty Images
ONDE: BÉLGICA E PAÍSES BAIXOS
Na Bélgica a reabertura das discotecas está prevista para 1 de outubro. Ainda não estão definidas as regras de funcionamento, mas de acordo com o jornal “Le Soir”, em zonas como Bruxelas, Valónia e Flandres deve ser obrigatória a apresentação do certificado de vacinação para entrar.
Quanto ao uso de máscara, essa é uma decisão que deve ficar à responsabilidade de cada governo federal.
Já nos Países Baixos a reabertura dos espaços noturnos foi adiado para o final de outubro ou princípio de novembro. Restaurantes, cafés e bar estão a funcionar apenas até à meia-noite, existindo ainda em vigor, pelo menos até este domingo, o recolher obrigatório até às 06h.
Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso