A parceria transnacional do projeto DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social reuniu-se nos dias 7 e 8 de outubro, na Galiza (Espanha), para o quinto encontro de trabalho, que contou com cerca de 20 participantes provenientes de Espanha, França, Irlanda e Portugal.
O encontro teve como principal foco a capacitação digital de microempresas da economia azul, avaliando o impacto das ações de formação e mentoria já realizadas e planeando a fase final do projeto, que decorre até julho de 2026.

Entre as próximas iniciativas, destaca-se a realização de um workshop internacional agendado para abril de 2026, na Irlanda, que reunirá microempresas participantes dos vários países para partilha de resultados, boas práticas e identificação de desafios futuros.
No Algarve, o projeto é dinamizado pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, que recrutou 15 microempresas desde janeiro de 2025 para participarem num programa gratuito de capacitação digital, composto por dez sessões. Paralelamente, têm sido promovidos workshops, webinars, sessões de networking e mentoria personalizada em áreas como storytelling, comércio online, plataformas de reservas, financiamento, processamento de dados, cibersegurança e inteligência artificial.

De acordo com o NERA, o objetivo do programa é “melhorar o desempenho digital das empresas envolvidas, reduzir custos operacionais e reforçar a competitividade das microempresas participantes”.
Cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projeto DIBEST atua nas regiões costeiras de Espanha, França, Irlanda e Portugal e procura impulsionar a inovação digital e a sustentabilidade económica nos setores ligados ao mar e ao turismo social.
Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas em https://dibestinterreg.com
e www.nera.pt.
Leia também: Herdeiro obrigado a pagar 92.798€ aos irmãos que o pai deserdou para deixar tudo para ele: tribunal decidiu

















