Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Cultura, Europe Direct Algarve

Orquestra do Algarve e irmãs Balanas dão concerto em Ayamonte no Dia da Cooperação Europeia

Naturais da Letónia, as irmãs Kristine e Margarita Balanas têm conquistado palcos por todo o mundo, destacando-se como músicas talentosas

11:44 13 Setembro, 2024 11:57 23 Setembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Orquestra do Algarve, junto com as reconhecidas intérpretes Kristine e Margarita Balanas, oferecerá um concerto neste sábado, dia 14 de setembro, pelas 20:30 (horas locais), no Centro de Exposições e Congressos de Ayamonte (Espanha), no contexto comemorativo do Dia INTERREG da Cooperação.

Todos os anos, na segunda quinzena de setembro e por ocasião do Dia INTERREG da Cooperacão (antigo Dia Europeu da Cooperação ou EC Day), em 21 de setembro, mais de 80 programas organizam eventos locais para aumentar a visibilidade dos projetos de cooperação europeia e o seu reconhecimento junto dos cidadãos.

Neste contexto, o Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) incentivou as entidades beneficiárias a aderirem a esta iniciativa através da organização de ações de divulgação que ilustrem o impacto dos projetos no território, entre as quais este concerto que nasce da parceria estabelecida entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., EURORREGIAO Alentejo-Algarve-Andaluzia (EUROAAA) e a Orquestra do Algarve e que conta com apoios da Secretaria de Estado da Cultura, Direção-Geral das Artes, Eurocidade do Guadiana e municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

“Os valores da União Europeia (EU) transcendem fronteiras” foi o tema escolhido para este ano e visa recordar à população os progressos realizados pela União Europeia na eliminação das barreiras físicas e mentais entre países, garantindo os valores da UE e a igualdade de oportunidades.

No Alentejo, Algarve e na Andaluzia, a cooperação institucional transfronteiriça assume um importante  papel na aproximação e no enriquecimento cultural, social e económico e constitui um instrumento para a participação de forma conjunta em projetos e ações comunitárias.

Com a necessidade de adaptar os protocolos de cooperação bilateral ao Tratado de Valência de outubro de 2002, que confere enquadramento jurídico à cooperação transfronteiriça, entre as entidades e instâncias territoriais , visando impulsionar o trabalho desenvolvido pelas três regiões, foi criada a EUROAAA, com Protocolo assinado em 5 de maio de 2010, em Faro.

Este protocolo criou a Comunidade de Trabalho Tripartida entre Portugal e Espanha e veio consubstanciar o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças criado em 2003 com o propósito de estabelecer estruturas de governança, facilitar a informação entre instituições governamentais e não-governamentais, entre os agentes económicos e sociais e também impulsionar o desenvolvimento de projetos de cooperação transfronteiriça que, na maioria dos casos, têm promotores das três regiões.

Kristine e Margarita Balanas juntam-se à Orquestra do Algarve

Naturais da Letónia, as irmãs Kristine e Margarita Balanas têm conquistado palcos por todo o mundo, destacando-se como músicas talentosas. Kristine, no violino, e Margarita, no violoncelo, cresceram num ambiente musical. Recentemente, Margarita assumiu um papel de destaque no cenário musical internacional, colaborando como maestrina em diversos projetos ao lado do renomado Paavo Järvi, entre outros, posição que ocupará neste concerto com a Orquestra do Algarve.

O ponto alto deste programa será a interpretação do célebre Concerto para Violino de Beethoven, uma obra-prima do repertório clássico. A combinação entre Margarita Balanas na direção e a interpretação de Kristine Balanas no violino “promete proporcionar ao público uma experiência inesquecível, marcada pela profunda ligação artística entre as irmãs”.

Com Martim Sousa Tavares como maestro Titular, a Orquestra do Algarve é desde o primeiro instante uma instituição cultural sem fins lucrativos e recentemente viu ser-lhe atribuído o estatuto de utilidade pública. Atualmente, é composta por músicos profissionais de catorze nacionalidades, criteriosamente selecionados em concursos de índole internacional e a multiculturalidade sempre foi uma das suas características, reforçada também pelos múltiplos maestros, solistas e compositores nacionais e internacionais convidados.

Leia também: QRER lança Convite ao Interior para comemorar as Jornadas Europeias do Património

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Avós e netos. Crédito: Freepik
Nacional

Quer descobrir quem eram os seus antepassados? Este site português permite procurar antepassados em registos com quase 500 anos

10:00 15 Maio, 2026 11:15 14 Maio, 2026 | João Luís

Este site português ajuda a encontrar registos com vários séculos. Saiba como pode começar a procurar os seus antepassados

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 10:02 14 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve Política

Ex-presidente da Câmara de VRSA acusada de peculato em processo que envolve 548 mil euros

07:15 15 Maio, 2026 11:39 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Conceição Cabrita enfrenta acusação do MP de utilizar verbas atribuídas a uma associação para entregar dinheiro a munícipes, sob aparência de apoios sociais

Algarve Cultura Tech

Tânia Ganho leva debate sobre IA à Biblioteca Municipal de Faro

11:27 15 Maio, 2026 11:27 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Escrita, tradução e Inteligência Artificial vão estar em debate, no dia 20 de maio, na Biblioteca Municipal de Faro

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Mulher a realizar contas. Créditos: Freepik
Economia

Está a pagar IMI a mais? Há detalhes pouco conhecidos que podem estar a pesar na conta

10:10 15 Maio, 2026 09:56 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Parece simples, mas há mais a contar do que imagina. Descubra o que está por trás do valor que paga de IMI

Gastronomia Nacional Saúde

Dia do Celíaco leva Mercadona a desenvolver ações de sensibilização sobre a doença

10:34 15 Maio, 2026 10:57 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Empresa disponibiliza mais de 650 produtos sem glúten e reforça apoio à comunidade celíaca em Portugal e Espanha

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Avós e netos. Crédito: Freepik
Nacional

Quer descobrir quem eram os seus antepassados? Este site português permite procurar antepassados em registos com quase 500 anos

10:00 15 Maio, 2026 11:15 14 Maio, 2026 | João Luís

Este site português ajuda a encontrar registos com vários séculos. Saiba como pode começar a procurar os seus antepassados

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 10:02 14 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve, Política

Ex-presidente da Câmara de VRSA acusada de peculato em processo que envolve 548 mil euros

07:15 15 Maio, 2026 11:39 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Conceição Cabrita enfrenta acusação do MP de utilizar verbas atribuídas a uma associação para entregar dinheiro a munícipes, sob aparência de apoios sociais

Algarve, Cultura, Tech

Tânia Ganho leva debate sobre IA à Biblioteca Municipal de Faro

11:27 15 Maio, 2026 11:27 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Escrita, tradução e Inteligência Artificial vão estar em debate, no dia 20 de maio, na Biblioteca Municipal de Faro

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Mulher a realizar contas. Créditos: Freepik
Economia

Está a pagar IMI a mais? Há detalhes pouco conhecidos que podem estar a pesar na conta

10:10 15 Maio, 2026 09:56 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Parece simples, mas há mais a contar do que imagina. Descubra o que está por trás do valor que paga de IMI

Gastronomia, Nacional, Saúde

Dia do Celíaco leva Mercadona a desenvolver ações de sensibilização sobre a doença

10:34 15 Maio, 2026 10:57 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Empresa disponibiliza mais de 650 produtos sem glúten e reforça apoio à comunidade celíaca em Portugal e Espanha

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve, Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Últimas Notícias

  • Tânia Ganho leva debate sobre IA à Biblioteca Municipal de Faro
    Tânia Ganho leva debate sobre IA à Biblioteca Municipal de Faro
  • Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata
    Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata
  • Dia do Celíaco leva Mercadona a desenvolver ações de sensibilização sobre a doença
    Dia do Celíaco leva Mercadona a desenvolver ações de sensibilização sobre a doença
  • Jovem de Olhão representa Portugal nas Olimpíadas Europeias Femininas de Informática em Itália
    Jovem de Olhão representa Portugal nas Olimpíadas Europeias Femininas de Informática em Itália
  • Está a pagar IMI a mais? Há detalhes pouco conhecidos que podem estar a pesar na conta
    Está a pagar IMI a mais? Há detalhes pouco conhecidos que podem estar a pesar na conta
  • Quer descobrir quem eram os seus antepassados? Este site português permite procurar antepassados em registos com quase 500 anos
    Quer descobrir quem eram os seus antepassados? Este site português permite procurar antepassados em registos com quase 500 anos

Opinião

  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
    Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
    UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal