Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ministro da Agricultura visita obras de 15 milhões para aumentar eficiência hídrica no Algarve. Crédito: CCDR Algarve
Europe Direct Algarve

Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água

A intervenção financiada pelo PRR pretende reduzir significativamente as perdas de água utilizadas na agricultura algarvia

07:20 31 Agosto, 2026 07:24 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, visitou as obras de modernização do Aproveitamento Hidroagrícola do Alvor, no Perímetro de Rega Alvor-Bravura, uma intervenção destinada a aumentar a eficiência hídrica da agricultura algarvia e que representa um investimento de cerca de 15 milhões de euros.

A verba é assegurada através do capítulo regional do Algarve do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo esta considerada pela CCDR Algarve a maior obra de modernização de regadio atualmente em execução na região.

A visita, realizada na manhã de 28 de agosto, contou também com a presença do presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, do vice-presidente Fernando Severino, do diretor-geral da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, José Eduardo Reis, e dos presidentes das câmaras de Portimão e Lagos, Álvaro Bila e Hugo Pereira.

Participaram ainda o deputado Cristóvão Norte e o presidente da Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor, Joaquim Messias Calado.

Obras podem poupar 19 milhões de metros cúbicos de água por ano

A intervenção tem como principal objetivo reduzir as perdas de água no sistema de distribuição e promover uma utilização mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos associados à atividade agrícola.

Durante a visita, José Manuel Fernandes estimou que, depois de concluído o conjunto das intervenções, seja possível poupar cerca de 60% da água utilizada no sistema, o equivalente a aproximadamente 19 milhões de metros cúbicos por ano e a uma poupança anual próxima dos dois milhões de euros.

Nesta primeira fase está prevista a construção de um novo reservatório, de uma estação elevatória e de uma estação de filtragem, bem como a modernização de cerca de dois quilómetros do canal condutor geral através da instalação de condutas fechadas no interior da infraestrutura existente.

O projeto contempla ainda uma componente de eficiência energética, através da instalação de painéis fotovoltaicos destinados a apoiar o funcionamento da estação elevatória e a reduzir os custos associados à bombagem da água.

A modernização do Perímetro Alvor-Bravura integra uma estratégia mais ampla para a gestão dos recursos hídricos no Algarve e articula-se com a estratégia nacional “Água que Une”.

José Manuel Fernandes defendeu que a resposta aos desafios hídricos deve combinar armazenamento, eficiência e interligação dos sistemas, de forma a garantir água para diferentes utilizações.

“Temos de fazer uma gestão inteligente da água, garantindo a sua utilização para o consumo humano, a agricultura, a indústria, o turismo, o ambiente e a proteção civil. Isto é investimento, isto não é despesa, isto é retorno”, afirmou o ministro da Agricultura e Mar.

“Às vezes, o agricultor é apresentado como vilão. Eu costumo dizer que é o melhor amigo do ambiente. O agricultor é dos que mais poupa água”, acrescentou.

Segunda fase poderá representar investimento de 40 milhões

O Aproveitamento Hidroagrícola do Alvor está associado à Barragem da Bravura, construída em 1958, e serve um perímetro inicialmente projetado para cerca de 1800 hectares, envolvendo centenas de beneficiários.

Segundo a CCDR Algarve, a intervenção representa uma transformação profunda numa infraestrutura com quase sete décadas, procurando adaptá-la às atuais exigências de eficiência hídrica, energética e ambiental.

Durante a visita, José Manuel Fernandes confirmou ainda a intenção de avançar com uma segunda fase da modernização, estimada em cerca de 40 milhões de euros, destinada a dar continuidade à intervenção e a aumentar os ganhos de eficiência do sistema.

Para a CCDR Algarve, este investimento constitui um exemplo da aplicação de fundos europeus e de investimento público na resposta a um dos principais desafios estratégicos da região: garantir água.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve considera ainda que este tipo de investimento demonstra a importância de uma abordagem territorializada dos fundos europeus, permitindo canalizar recursos para as necessidades específicas do Algarve e reforçar a capacidade de resposta aos desafios da eficiência hídrica e das alterações climáticas.

Leia também: Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário

07:00 31 Agosto, 2026 16:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma diferença superior a 330 euros separa homens e mulheres numa das principais pensões pagas em Portugal

Algarve Cultura Nacional

Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional

07:10 31 Agosto, 2026 06:55 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Com quase cinco séculos de história, a Igreja da Misericórdia procura levar Tavira e o Algarve à Final Nacional

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Opinião

Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura

07:30 31 Agosto, 2026 10:37 30 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Acreditar em nós e nas nossas capacidades e convicções não é ser arrogante, é ser motivados e seguros"

Europe Direct Algarve

Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água

07:20 31 Agosto, 2026 07:24 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção financiada pelo PRR pretende reduzir significativamente as perdas de água utilizadas na agricultura algarvia

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 05:15 31 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos que multam e convém saber onde ficam

13:30 29 Agosto, 2026 13:06 29 Agosto, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário

07:00 31 Agosto, 2026 16:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma diferença superior a 330 euros separa homens e mulheres numa das principais pensões pagas em Portugal

Algarve, Cultura, Nacional

Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional

07:10 31 Agosto, 2026 06:55 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Com quase cinco séculos de história, a Igreja da Misericórdia procura levar Tavira e o Algarve à Final Nacional

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Opinião

Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura

07:30 31 Agosto, 2026 10:37 30 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Acreditar em nós e nas nossas capacidades e convicções não é ser arrogante, é ser motivados e seguros"

Europe Direct Algarve

Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água

07:20 31 Agosto, 2026 07:24 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção financiada pelo PRR pretende reduzir significativamente as perdas de água utilizadas na agricultura algarvia

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 05:15 31 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos que multam e convém saber onde ficam

13:30 29 Agosto, 2026 13:06 29 Agosto, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Últimas Notícias

  • Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão
    Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão
  • Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
    Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
  • Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional
    Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional
  • Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário
    Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário
  • Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força
    Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

Opinião

  • Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura
    Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura
  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
    Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
  • É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
    É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento