Ao longo dos 60km de extensão que compromete a área da Ria Formosa, vive uma quantidade de animais marinhos que acabam por ser invisíveis ao nosso olhar e ao nosso conhecimento. São as chamadas Comunidades Marinhas ou Pradarias Marinhas. Estas albergam várias espécies de animais tais como Cenoura-do-Mar, Cavalos-marinhos, Fanecas, Tainha, Goraz, entre outros, e para completar, existem as ervas marinhas e algas que são de elevada importância, porque são elas as responsáveis pela sustentação destas mesmas comunidades.
Assim, o foco é a sua preservação e manutenção destes habitats e a mesma passa, mais uma vez, pela ação direta ou indireta do homem sobre estas comunidades.
O Projeto Lixarte abraça, mais uma vez, a temática do mar e a sua importância para os ecossistemas marinhos e terrestres, na tentativa de sensibilizar para a importância de todos os seres vivos que fazem parte do planeta Terra, num esforço coletivo que não se cinge apenas aos que operam diretamente nesta área específica, mas a todos nós.
Na sequência dos trabalhos artísticos já desenvolvidos nos anos anteriores, este ano o Lixarte vai trabalhar fora das comunidades escolares e abranger assim toda a comunidade assente em três conceitos: Sociedade Civil, Arte e Ambiente. A estratégia passa pela representação artística das pradarias e “retirá-las” do seu habitat comum – a água – e colocá-las no meio terreste para uma melhor visualização e posterior entendimento de que são seres vivos e como tal, merecem toda a nossa atenção e cuidado.
A arte tem a vantagem de ser uma ferramenta poderosa na disseminação de temas importantes para a sociedade, pela sua versatilidade da adaptação aos mais diversos temas. Tem também a curiosidade de ser possível trabalhar com diversos grupos e em diferentes contextos sociais sem exigir requisitos específicos para a sua realização, na criação de uma ponte entre a arte e a educação, passando por práticas cívicas e de cidadania.
Leia também: Conheça os vencedores do concurso LIXARTE
LIXARTE – uma onda gigante para salvar os Oceanos!
O LIXARTE – transformar lixo marinho em arte – assume-se hoje como um projeto de ARTivismo pelo clima e pelos oceanos. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência de proteger os Oceanos, cumprindo as metas do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU. O projeto teve início em 2021 com a mentoria da professora de Belas Artes Ana Sousa, e a coordenação do Europe Direct Algarve.
Na 1º edição 21-22 participaram alunos e professores de cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão. Foram criadas 6 tapeçarias, a partir de lixo recolhido na costa algarvia, inspiradas na obra do artista africano El Anatsui. As peças foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no dia 08 de junho de 2022, Dia Mundial dos Oceanos na ARCMúsicos em Faro, no Festival al-bauhaus e estão em itinerância pela região desde então.
A edição de 22-23 congregou 23 parceiros, em 7 concelhos: 10 escolas, 2 universidades, 4 ONG, 2 ONGA, 5 entidades públicas, fotógrafos, biólogos, comunicadores, ativistas climáticos de todas as idades. Foram construídas 13 esculturas/instalações para espaços públicos . Em Faro por exemplo podem encontrar-se no CCVAlg, no Jardim da Alameda ou na entrada da Escola Secundária Tomás Cabreira.
Na edição de 2023-24 o LIXARTE propõe um trabalho ainda + colaborativo – instalações em rotundas, uma por concelho. As pradarias marinhas são o tema base. Cada escola vai trabalhar o lixo recolhido nas limpezas de praias e ribeiras para recriar uma ou mais espécies deste ambiente .Todas as escolas e parceiros do mesmo concelho colaboram para a mesma instalação. Joana Rocha , jovem artista plástica de olhão é a coordenadora artística do projeto . Colaboram 16 escolas e 14 parceiros diversos, num total de 30 parceiros. As instalações serão inauguradas a 8 de junho de 2024 em 8 concelhos.
#LixArte #lixo #arte #oceanos #sustentabilidade #EUGreenDeal #EMD #DiadosOceanos #WorldOceanDay #belo #sustentavel #acessivel #OfuturoeTeu #NewEuropeanBauhaus #albauhaus #plasticfreeoceans #ods6 #ods14 #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES #conservação #sensibilização
Apanhe esta onda e participe como voluntário ou parceiro ✍️ [email protected]
Siga no FACEBOOK – Comunidade LIXARTE e LIXARTE 🇵🇹🌊🚯♻️🇪🇺 (@lixarte_alg) • fotos e vídeos do Instagram
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram