O filme da diretora espanhola Estíbaliz Urresola “20.000 espécies de abelhas”, prémio LUX de Cinema Europeu, vencedor de um Urso de Prata em Berlim, três prémios Goya e a Bisnaga de Ouro, como melhor filme no Festival de Málaga, será a projeção inaugural da 5.ª Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS.
“Este evento cinematográfico, ocorre em simultâneo nas duas margens da Eurocidade do Guadiana, com um calendário interessante de projeções entre os dias 29 de maio e 1 de junho, assim como aulas formativas, exposições e um impressionante concerto de encerramento com Rocío Marquez e Bronquio”, explica a CCDR Algarve em comunicado.
A jornada inaugural, conta com a projeção desta longa metragem em Vila Real de Santo António, às 17:30 (hora local), e posteriormente em Ayamonte, às 21:00 (hora local), com entrada gratuita até lotação máxima.
O filme “20.000 espécies de abelhas” conta a história de Cocó, uma criança de oito anos, que não corresponde às expetativas alheias e não entende o porquê. Todos ao seu redor insistem em chamar-lhe Aitor, contudo ele não se reconhece/ identifica nesse nome. Durante as férias de verão, numa casa ligada à criação de abelhas, Cocó explora a sua identidade de género, próximo às mulheres da sua família, que também refletem sobre a sua própria feminilidade.
As projeções continuam quinta, sexta-feira e sábado no Teatro Cardénio em Ayamonte, enquanto que o ato de encerramento, com a apresentação do projeto Terceiro Céu, está previsto para o Centro de Congressos de Ayamonte, no dia 1 de junho, pelas 21:00 (hora local).
Terceiro Céu, o aclamado projeto da cantora flamenca Rocío Marquez e do produtor de música urbana e eletrónica Bronquio. Uma lufada de ar fresco, onde os artistas exploram os seus backgrounds musicais numa viagem que vai do conhecido ao experimentalismo, da tradição à criação.
O resultado é uma linguagem própria, que transcende os padrões dos géneros musicais ampliando o flamenco do século XXI. As entradas para este concerto podem ser adquiridas aqui.
O Prémio do Público LUX é uma iniciativa do Parlamento Europeu e da Academia Europeia de Cinema. Anualmente, este prémio reconhece o cinema europeu, que pretende sensibilizar para questões sociais políticas e culturais da atualidade europeia.
Está edição da Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS conta com a organização de FRONTEIRAS – Associação Cultural, Município de Ayamonte e apoios de Europe Direct Algarve, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. e do Município de Vila Real de Santo António.
A Mostra de Cinema FRONTEiRAS é financiada pelo projeto 0022_GIT_EURO_AAA_21_27_5_E. do Programa Interreg España – Portugal 2021-2027 (POCTEP).
Leia também: Conheça a cidade do Algarve que foi em tempos o centro do mundo