A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) acolhe esta rede desde 1996 e dá à comunidade a sul acesso a assuntos relacionados com a União Europeia, como direitos, obrigações, prioridades e políticas, através de seminários, exposições, debates, conferências, campanhas comunitárias e participação em feiras.
Todos os anos destacam-se iniciativas deste centro aberto à população, como a celebração do Dia da Europa, 9 de maio, o encontro de jovens transfronteiriços com ED Mértola e ED Huelva; Europa vai à escola; ler a Europa; Europa nas histórias; empreender no feminino e volta de apoio ao emprego.
Com o apoio da Europe Direct é esperado que se permita à população algarvia fácil acesso a informação, orientação e assistência sobre instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia. Despertar curiosidade e interesse sobre a difusão de informação feita à medida às necessidades locais e esperar feedback do público relativo à missão da rede são outras metas que a Europe Direct pretende atingir.
Em conferência realizada a 28 de maio, apresentou-se a nova geração da rede Europe Direct que entrou no ativo no presente ano, decorrendo até 2025. Maria Lurdes Carvalho, diretora do Serviço de Desenvolvimento Regional, frisou que o desenvolvimento regional é muito mais do que os fundos que são captados e que, por isso, questões da digitalização, espaços verdes, pegada de carbono, coesão social e território, agricultura e solo, saúde, capacidade de acolhimento, alterações climáticas e consequências e de investimento nos jovens e crianças são temas importantes a ser debatidos e explorados.