Talvez seja difícil definir a fronteira entre o que é e o que não é de luxo, mas a Holidu estabeleceu alguns critérios para poder fazer a lista das cidades mais luxuosas da Europa. De acordo com o portal de reserva para casa de férias, é nestas cidades que poderá encontrar “as atmosferas mais indulgentes, as avenidas chiques e os marcos icónicos em toda a Europa”.
Paris ganhou o título de cidade mais luxuosa a nível europeu, uma vez que dispõe de 118 restaurantes com Estrela Michelin, 33 lojas de marcas de moda de luxo, dois concessionários de marcas de automóveis de luxo, 16 lojas Rolex, 513 salões de beleza e 127 alojamentos para férias de luxo. À capital francesa segue-se a cidade de Londres, no Reino Unido, e a encerrar o pódio surge Amesterdão, nos Países Baixos.
De salientar que para este estudo foram analisadas 63 cidades com mais de 500.000 habitantes e os dados foram recolhidos em janeiro deste ano. Assim sendo, já fora do pódio, mas ainda dentro do Top5 das cidades mais luxuosas da Europa, está a cidade espanhola de Madrid (4.º lugar). A Holidu avança que “a capital espanhola oferece ruas repletas de artigos de luxo que cativam os amantes da moda, os que se preocupam com as tendências e outros interessados”.
No quinto lugar da tabela surge Roma, a “cidade eterna”, que se destaca pela “rica seleção de lojas de marcas de moda de luxo” e pela gastronomia. Em oposição a muitas das cidades que constam nesta lista, Roma não dispõe de concessionários de automóveis de luxo. A completar a lista das 10 cidades europeias mais luxuosas estão ainda Berlim (6.º), Barcelona (7.º), Hamburgo (8.º), Milão (9.º) e Viena (10.º).
Leia também: Esta cidade algarvia foi construída à imagem de Lisboa