Infinidades de artigos já foram escritos sobre mentoria e têm “n” definições. A que me parece mais adequada é: “A mentoria é uma forma de capacitar as pessoas por meio da aprendizagem com alguém mais experiente na área”.
Quanto ao seu objetivo, também aprecio esta definição: “Auxiliar o cliente na área que ele deseja, mostrando como fazer o planeamento e a execução de ações estratégicas de acordo com os seus objetivos. Dessa maneira, o mentor facilita a jornada do cliente e garante que este se aproxima do seu sucesso”. Não há promessas nem garantias nesta definição, e por isso agrada-me. Além disso, comprova a minha convicção de que muito do trabalho conquistado vem do comprometimento e da disciplina do cliente.
Entre as vantagens da mentoria, estão:
- Aumento da autoconfiança;
- Melhor tomada de decisão;
- Auxílio na resolução de problemas;
- Construção de ações estratégicas;
- Crescimento pessoal e profissional;
- “Networking”
É importante ressaltar ainda que, assim como o mentor deve ser capaz de ouvir o seu cliente, o contrário também deve acontecer. É preciso que o cliente faça o exercício de ouvir e assimilar bem todas as informações que o seu mentor lhe der. É no ouvir que está o maior valor de uma mentoria, pois é escutando e compreendendo bem os conselhos e “dicas” recebidos que se obterá maior conhecimento para se crescer como profissional.
Agora faça o seguinte exercício: liste mentalmente os profissionais e as empresas que mais admira. Caso fosse possível conversar com algum deles, ficaria contente, animado ou mesmo decidido a estabelecer um contacto para aprender mais e fazer perguntas pertinentes para o seu estado atual? Pois bem, é assim que a mentoria funciona.
E isso aplica-se igualmente ao universo profissional se pensarmos em aprender também com os ensinamentos e as vivências de outras pessoas. A conexão, o famoso “network”, também se aplica entre profissionais das mesmas áreas que, de forma geral, passam pelos mesmos desafios. A mentoria segue esta linha de unir pessoas com níveis diferentes de vivência de carreira para possibilitar o aconselhamento e a troca de experiências.
Na realidade, já é comum algumas empresas aderirem à mentoria como uma forma de substituição da formação convencional, inclusive convidando antigos colaboradores, que se transformam em embaixadores, para serem mentores de novos contratados. E mesmo as empresas mais novas, as “start-ups”, procuram mentoria junto de empresas parceiras, investidores ou pessoas com experiência na mesma área.
Nestas últimas décadas observou-se também uma quebra de paradigma: normalmente as pessoas associam o mentor à figura de alguém mais velho e com um cargo de destaque, mas atualmente já encontramos jovens profissionais, com três a oito anos de carreira, a oferecer mentoria a profissionais sénior num processo chamado mentoria reversa. Aqui, a ideia é que o pensamento ainda jovem, ágil e criativo serve como um guia e inspira profissionais a seguirem o rumo da inovação, da simplicidade e da leveza no modo de trabalhar.
Portanto, um mentor será uma grande mais-valia para si, ajudando a “visualizar” um plano geral da sua situação, dando dicas, traçando consigo o caminho para crescer profissionalmente e “descobrir” em si as competências, os recursos e o potencial que, geralmente, não conseguimos ver em nós mesmos.
Como mentora, acredito que é importante estar disponível para ajudar pessoas que passam por alguma dificuldade e ter paciência para dialogar com elas.
É importante exercitar a prática de ouvir a fim de entender as “dores” do cliente e requer também contacto e acolhimento dentro da confidencialidade e ética profissional.
Foram criadas algumas categorias de mentoria, embora, no fundo, todas tenham o mesmo objetivo. As principais e mais conhecidas são: mentoria profissional, ou mentoria de carreira, mentoria pessoal e mentoria empresarial.
Nem todas as pessoas reconhecem a importância de procurar um sentido para as suas vidas, contudo, as mais sábias entendem isso e procuram maneiras de alcançar mais equilíbrio nos seus caminhos.
O resultado, aliás, pode ser surpreendente! Conversar com colegas para descobrir quem são os bons mentores na sua empresa ou na sua faculdade também é uma boa forma de encontrar gente experiente disposta a ajudar. Portanto, depois de arranjar um mentor, é importante que marquem encontros periódicos para conversarem sobre a sua vida e a sua carreira.
* Mestre em Psicologia, Pedagogia e Didática e Coach (ACC) certificada pela ICF (International Coaching Federation).
Mentor Voluntário para o Europe Direct Algarve e Coach para as Plataformas Digitais da CoachHub e Modern Health. https://www.linkedin.com/in/elzabaptistafilha/
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