Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Europe Direct Algarve

“A Rua da Europa” é o mais jovem programa da Rádio Universitária do Algarve

Objetivo é transmitir informação útil sobre a União Europeia e dar a conhecer inúmeros projetos, levados a cabo por diversas entidades, públicas e privadas, que trabalham no Algarve pela Europa, e em prol da comunidade algarvia e também da cooperação transfronteiriça.

16:38 21 Dezembro, 2021 09:33 17 Março, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Centro de Documentação da Universidade do Algarve e o Europe Direct Algarve, em parceria com a Rede MOVE, e através da “RUA FM” – a Rádio Universitária do Algarve – estão a dar corpo a uma nova iniciativa que pretende alargar os horizontes dos jovens sobre a União Europeia.

Trata-se de um programa de rádio e o objetivo passa por transmitir informação útil sobre a União Europeia [UE] e dar a conhecer inúmeros projetos, levados a cabo por diversas entidades, públicas e privadas, que trabalham no Algarve pela Europa, e em prol da comunidade algarvia e também da cooperação transfronteiriça.

“O público-alvo são os jovens. Falamos dos jovens agentes de promoção do desenvolvimento, organizados ou em grupos informais, bem como dos jovens para quem diariamente são construídas políticas, medidas e projetos para uma maior inclusão e noção desta União que é europeia e que se pretende cada vez mais próxima e ao serviço de todos”, explica a Universidade do Algarve em comunicado.

O programa é semanal, conta com diversas rubricas, entre elas o speak corner – um espaço onde, através dos diversos idiomas é dado a conhecer um conjunto de expressões típicas e úteis à comunicação no dia-a-dia, numa sociedade cada vez mais intercultural.

No DESTAQUE semanal quer-se dar a conhecer quem, no Algarve e na cooperação transfronteiriça desenvolve projetos com e para os jovens.

O novo programa, que arrancou a 13 de dezembro, tem também espaço para BREVES com informações úteis sobre iniciativas ou programas da União Europeia.

A escolha da “RUA FM” para transmitir este programa deve-se ao facto de se tratar de uma rádio universitária ouvida por muitos jovens, de várias nacionalidades e com interesses muito distintos.

O programa é produzido também em conjunto com diversos jovens que estão a realizar projetos Erasmus no Algarve (estudantes ou voluntários) e que são oriundos de diversos pontos da UE. Com a duração de cerca de 5 minutos, será transmitido todas as segundas-feiras às 08:45 e às 18:45.

A equipa da “A Rua da Europa” está disponível através dos contactos: [email protected] ; IG@redemovealgarve e [email protected] .

Sobre o ED Algarve e o CDE da UAlg

O Centro de Documentação Europeia está sediado na Universidade do Algarve (CDE da Universidade do Algarve) é uma biblioteca especializada em assuntos europeus, criada em 1995 por protocolo com a Comissão Europeia. Faz parte de uma rede de 16 CDEs nacionais e de 300 CDEs europeus, cuja missão é apoiar a investigação e veicular a informação da União Europeia dentro da Comunidade Académica. Mas exerce outras atividades fora da Universidade, nomeadamente com as Escolas Secundárias do Algarve e em parceria, com outros organismos de informação europeia.

O Europe Direct Algarve (ED Algarve) é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.

Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia. A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.

A rede Europe Direct atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é “A Europa perto de mim!”

Sobre a Universidade do Algarve:

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.

Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).

Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Bastão de madeira apreendido em Mafra. Crédito: GNR
Nacional

“Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

09:30 7 Novembro, 2026 11:09 7 Novembro, 2026

Uma “moca” com a frase “Queres fiado? Toma!” foi apreendida pela GNR em Mafra. O condutor, de 25 anos, foi detido durante uma fiscalização

Algarve Saúde

“Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão

10:40 7 Novembro, 2026 11:11 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila vai pedir reuniões urgentes à ministra da Saúde e à ULS do Algarve após os casos de doentes que morreram nas urgências de Portimão

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Cultura

Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha

10:30 7 Novembro, 2026 10:07 7 Novembro, 2026

Instalações, teatro de rua e obras de arte pública marcam o TANG, nos dias 13 e 14 de novembro, com criadores portugueses e espanhóis reunidos em Alcoutim

Algarve Economia Europe Direct Algarve

Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

09:53 7 Novembro, 2026 09:54 7 Novembro, 2026

Jornadas em Faro e Portimão debateram habitação acessível. Eurodeputada alerta que construir casas sem apoio europeu pode limitar recursos das autarquias

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Bastão de madeira apreendido em Mafra. Crédito: GNR
Nacional

“Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

09:30 7 Novembro, 2026 11:09 7 Novembro, 2026

Uma “moca” com a frase “Queres fiado? Toma!” foi apreendida pela GNR em Mafra. O condutor, de 25 anos, foi detido durante uma fiscalização

Algarve, Saúde

“Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão

10:40 7 Novembro, 2026 11:11 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila vai pedir reuniões urgentes à ministra da Saúde e à ULS do Algarve após os casos de doentes que morreram nas urgências de Portimão

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Cultura

Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha

10:30 7 Novembro, 2026 10:07 7 Novembro, 2026

Instalações, teatro de rua e obras de arte pública marcam o TANG, nos dias 13 e 14 de novembro, com criadores portugueses e espanhóis reunidos em Alcoutim

Algarve, Economia, Europe Direct Algarve

Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

09:53 7 Novembro, 2026 09:54 7 Novembro, 2026

Jornadas em Faro e Portimão debateram habitação acessível. Eurodeputada alerta que construir casas sem apoio europeu pode limitar recursos das autarquias

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado
    Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado
  • “Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão
    “Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão
  • Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha
    Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
  • “Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR
    “Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

Opinião

  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

Europe Direct Algarve

  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal