Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europa, Vida & Lazer

“Roubou-me o coração”: britânicos dizem ‘adeus’ a Espanha e apostam neste país com menos de 20 anos que é a surpresa do turismo europeu

Os britânicos estão rendidos a este país de praias deslumbrantes, preços acessíveis e um ambiente mais autêntico do que os destinos tradicionais

18:00 20 Junho, 2025 17:40 20 Junho, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante décadas, Espanha manteve-se no topo das preferências dos turistas britânicos, em grande parte graças ao clima ameno, às praias convidativas e à oferta gastronómica diversificada. No entanto, essa tendência parece estar a mudar.

Nova pesquisa revela mudanças no comportamento dos viajantes

De acordo com um relatório recente da plataforma digital HelloSafe, especializada em seguros de viagem, surgem agora outros destinos europeus como mais económicos e atrativos para quem sai do Reino Unido.

Apesar de continuarem a viajar para Espanha com frequência, os britânicos manifestam descontentamento com a forma como o turismo evoluiu no país. As manifestações em regiões como as Canárias são vistas como pouco acolhedoras.

Debate sobre taxas turísticas gera desconforto

O próprio debate sobre a aplicação de uma taxa turística nas ilhas espanholas não tem sido bem recebido pelos visitantes britânicos, que olham para estas medidas como mais um sinal de distanciamento face ao turismo.

Aumento de preços também pesa na decisão

Outro dos motivos apontados é o crescente custo dos hotéis e alojamentos locais. O impacto da inflação no sector da hotelaria leva muitos turistas do Reino Unido a ponderar destinos alternativos, mais acessíveis.

Montenegro surge como nova estrela no horizonte

Segundo o jornal britânico Express, Montenegro é agora uma das grandes surpresas do turismo europeu. Localizado no sul do continente, junto ao Mar Adriático, este jovem país, que conquistou a sua independência em 2006 e tem apenas 19 anos, tem vindo a cativar os britânicos com os seus encantos naturais e o ambiente autêntico que muitos já não encontram noutros destinos mais concorridos.

As praias de águas cristalinas e os vilarejos com traços medievais estão entre os principais atrativos. A beleza intacta da costa montenegrina parece responder à procura por autenticidade e tranquilidade.

Bahia de Kotor recebe elogios entusiasmados

A baía de Kotor, classificada como Património Mundial pela UNESCO, tem sido especialmente mencionada por visitantes britânicos, encantados com a paisagem envolvente e as muralhas históricas que a rodeiam.

Recomendamos: Adeus ‘nuestros hermanos’: britânicos cansados de Espanha optam por este país onde “há espaço para todos” e se come marisco por 12€

Plataformas de viagem confirmam popularidade crescente

Em sites como o TripAdvisor, multiplicam-se os comentários elogiosos. Um turista descreve Montenegro dizendo: “Roubou-me o coração. As vistas eram uma loucura”, enquanto outro partilha: “Os acantilados e muralhas medievais da baía de Kotor impressionaram-me”.

Nas redes sociais e fóruns de turismo, são muitos os que comparam Montenegro com destinos já conhecidos. “Estive na Costa del Sol várias vezes, mas Montenegro parece mais autêntico e acessível”, confessa um utilizador.

Sinais de alerta também para Portugal e Grécia

A tendência não se limita apenas a Espanha. O próprio Reino Unido tem vindo a alertar que outros países populares, como Portugal e Grécia, podem igualmente sofrer uma quebra se não acompanharem as expectativas dos viajantes.

Adriático atrai pela beleza e preços acessíveis

As paisagens montanhosas, aliadas ao mar sereno do Adriático, tornam Montenegro numa proposta tentadora para quem procura férias diferentes sem comprometer o orçamento.

De acordo com o AS, esta viragem nas preferências pode ter efeitos significativos no turismo europeu. A procura por novas experiências está a levar muitos britânicos a arriscar fora dos destinos tradicionais.

Reflexão necessária também em território nacional

Esta mudança de rumo nas preferências dos britânicos é um sinal claro de que a autenticidade, os preços justos e a hospitalidade continuam a ser decisivos. Para o Algarve, que também depende fortemente do turismo, vale a pena acompanhar estes sinais e apostar numa oferta que valorize a experiência local sem afastar quem nos visita.

Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro para acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão (e não só)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião da TAP.
Mundo Nacional

Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro

07:00 26 Junho, 2026 17:37 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há 11 elementos da tripulação da TAP retidos em Caracas depois dos fortes sismos que atingiram a Venezuela

Algarve Cultura

Tavira assinala 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com exposição e debate

07:30 26 Junho, 2026 07:04 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e debate assinalam os 20 anos da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, no próximo dia 2 de julho

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 07:33 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas.

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Algarve Cultura

Olhão classifica edifício da República 14 como Imóvel de Interesse Municipal

06:50 26 Junho, 2026 07:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Município destaca o valor histórico, cultural e arquitetónico do edifício situado na Avenida da República, ligado à memória de Olhão

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Metrobus. Crédito: DR
Algarve Economia Nacional

Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo

19:43 25 Junho, 2026 19:43 25 Junho, 2026 | João Luís

Projeto do metrobus do Algarve pode ficar suspenso por falta de acordo financeiro entre municípios e Estado, apesar de estar previsto para avançar até 2029

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Avião da TAP.
Mundo, Nacional

Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro

07:00 26 Junho, 2026 17:37 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há 11 elementos da tripulação da TAP retidos em Caracas depois dos fortes sismos que atingiram a Venezuela

Algarve, Cultura

Tavira assinala 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com exposição e debate

07:30 26 Junho, 2026 07:04 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e debate assinalam os 20 anos da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, no próximo dia 2 de julho

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 07:33 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas.

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Algarve, Cultura

Olhão classifica edifício da República 14 como Imóvel de Interesse Municipal

06:50 26 Junho, 2026 07:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Município destaca o valor histórico, cultural e arquitetónico do edifício situado na Avenida da República, ligado à memória de Olhão

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve, Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Metrobus. Crédito: DR
Algarve, Economia, Nacional

Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo

19:43 25 Junho, 2026 19:43 25 Junho, 2026 | João Luís

Projeto do metrobus do Algarve pode ficar suspenso por falta de acordo financeiro entre municípios e Estado, apesar de estar previsto para avançar até 2029

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Últimas Notícias

  • Tavira assinala 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com exposição e debate
    Tavira assinala 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com exposição e debate
  • A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin
    A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin
  • Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro
    Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro
  • Olhão classifica edifício da República 14 como Imóvel de Interesse Municipal
    Olhão classifica edifício da República 14 como Imóvel de Interesse Municipal
  • Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
    Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal