Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Animais, Europa

Este animal que ‘faz as delícias’ na cozinha portuguesa não é ‘bem-vindo’ no Reino Unido

A cozinha portuguesa valoriza-o pelo sabor e tradição, mas no Reino Unido está a ser visto como uma ameaça crescente

18:40 26 Outubro, 2025 18:36 26 Outubro, 2025 | Luís Santos
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mar europeu tem registado comportamentos invulgares de algumas espécies, com impactos diretos na pesca local. O polvo é há muito uma das estrelas da cozinha portuguesa, presente nas mesas do norte ao sul do país em pratos como o polvo à lagareiro ou à moda do Algarve. No entanto, este animal, tão apreciado em Portugal, tornou-se um problema inesperado no Reino Unido, onde está a proliferar de forma preocupante nas águas costeiras.

A natureza é sensível a qualquer desequilíbrio e, quando uma espécie passa de presença regular a invasora, o impacto nos ecossistemas pode ser significativo. É precisamente o que está a acontecer nas costas britânicas, onde os polvos começaram a aparecer em grande número desde o passado mês de março, segundo o jornal The New York Times.

Em poucas semanas, pescadores de regiões como Devon e Cornualha deixaram de capturar os habituais mariscos e crustáceos para encontrarem as redes cheias de polvos. Aquilo que em Portugal é considerado uma iguaria está a ser visto no Reino Unido como uma verdadeira praga marinha.

As autoridades locais estimam que, nos primeiros seis meses deste ano, já tenham sido capturadas mais de 1.200 toneladas de polvo nas águas do sudoeste de Inglaterra. Em anos anteriores, o número rondava apenas as 140 toneladas no mesmo período.

Um impacto que ameaça o equilíbrio marinho

De acordo com a Marine Management Organisation, a pesca de marisco caiu cerca de 80% em algumas zonas devido à presença crescente de polvos, que se tornaram predadores dominantes e estão a alimentar-se de espécies como caranguejos e vieiras.

Os pescadores britânicos descrevem a situação como inédita. Muitos admitem que as capturas deixaram de ser rentáveis e que, mesmo quando conseguem vender o polvo, o desequilíbrio ecológico é evidente. Alguns, em localidades como Plymouth, decidiram adaptar os seus negócios e dedicar-se quase exclusivamente à pesca deste animal.

Ainda assim, a mudança não está isenta de riscos. A incerteza sobre a duração do fenómeno e a possibilidade de as populações de polvo se deslocarem para outras áreas deixam os pescadores apreensivos quanto ao futuro, refere a mesma fonte.

Causas sob investigação

Para tentar compreender o que está a acontecer, o Governo britânico encomendou estudos científicos que deverão revelar em breve se esta invasão é temporária ou o início de uma tendência mais duradoura.

Os investigadores estão a analisar possíveis causas, incluindo o aumento da temperatura da água, que em algumas zonas do Reino Unido subiu até quatro graus face ao valor médio registado nos últimos anos.

O Reino Unido, que há décadas era praticamente autossuficiente na pesca, depende agora em grande parte das importações de peixe, o que deixou as suas águas mais vulneráveis a alterações ecológicas, segundo aponta o The New York Times.

Uma iguaria em Portugal, um problema em Inglaterra

Enquanto os britânicos veem a chegada em massa do polvo como uma ameaça, em Portugal continua a ser um dos produtos mais valorizados da gastronomia. Nos restaurantes portugueses, é sinónimo de tradição e sabor, seja grelhado, assado ou cozido.

O polvo ocupa um lugar de destaque na cozinha portuguesa, sendo presença constante nas ementas de Natal, na Páscoa e nas festas populares de norte a sul do país. Mas o que é um prazer à mesa num país tornou-se um desafio ambiental noutro. O fenómeno mostra como o equilíbrio marinho é frágil e como pequenas alterações podem transformar um ingrediente apreciado, e símbolo da cozinha portuguesa, num problema para os ecossistemas.

Leia também: Tempestade chega a Portugal neste dia: chuva vai cair ‘em força’ e ventos até 100 km/h vão agitar o país

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Europa

Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha

14:00 25 Abril, 2026 14:02 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Para escapar a multas ou evitar o trânsito, há condutores que recorrem a truques engenhosos. Este, pode valer uma coima de até 200 euros em Espanha

Algarve Nacional Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Animais Nacional

Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor

09:10 25 Abril, 2026 16:36 24 Abril, 2026 | Luís Santos

O regresso deste animal a Portugal está a gerar entusiasmo na conservação, mas também levanta preocupações num setor específico

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Discos de Vinil. Crédito: DR
Economia Vida & Lazer

Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões

12:00 25 Abril, 2026 12:57 24 Abril, 2026 | João Luís

Há discos de vinil, acetatos e gravações físicas únicas que podem valer milhares ou até milhões de euros: veja quais os exemplos mais raros

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Idosa a plantar salsa e coentros. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar

11:30 25 Abril, 2026 12:56 24 Abril, 2026 | João Luís

Salsa e coentros estragam-se depressa? Veja os locais a evitar e o método que ajuda a mantê-los frescos durante mais tempo

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha

14:00 25 Abril, 2026 14:02 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Para escapar a multas ou evitar o trânsito, há condutores que recorrem a truques engenhosos. Este, pode valer uma coima de até 200 euros em Espanha

Algarve, Nacional, Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Animais, Nacional

Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor

09:10 25 Abril, 2026 16:36 24 Abril, 2026 | Luís Santos

O regresso deste animal a Portugal está a gerar entusiasmo na conservação, mas também levanta preocupações num setor específico

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Discos de Vinil. Crédito: DR
Economia, Vida & Lazer

Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões

12:00 25 Abril, 2026 12:57 24 Abril, 2026 | João Luís

Há discos de vinil, acetatos e gravações físicas únicas que podem valer milhares ou até milhões de euros: veja quais os exemplos mais raros

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Idosa a plantar salsa e coentros. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar

11:30 25 Abril, 2026 12:56 24 Abril, 2026 | João Luís

Salsa e coentros estragam-se depressa? Veja os locais a evitar e o método que ajuda a mantê-los frescos durante mais tempo

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Últimas Notícias

  • Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas
    Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas
  • Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha
    Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha
  • Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados
    Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados
  • Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões
    Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões
  • Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar
    Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar
  • Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’
    Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal