Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Europa, Vida & Lazer

Conheça a vila ‘aqui ao lado’ que se encontra num parque natural e é banhada por um rio que desagua em Portugal

Vila em Espanha é conhecida pela sua central hidroelétrica, uma das mais importantes do país em termos de produção de energia

13:20 12 Junho, 2025 12:57 12 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As paisagens do noroeste da Península Ibérica reservam surpresas pouco exploradas, sobretudo nas zonas de fronteira onde o tempo parece avançar a outra velocidade. Um desses locais, esculpido por rios e ladeado por encostas, tornou-se referência tanto para os amantes de caminhadas como para os curiosos da energia hidrelétrica.

A vila de Aldeadávila de la Ribera, situada na província de Salamanca, em Castela e Leão, está inserida no Parque Natural das Arribas do Douro, área protegida que se estende até à fronteira com Portugal.

A geografia acidentada e o silêncio que impera na paisagem explicam por que motivo este município é procurado por quem deseja afastar-se do ruído urbano.

Onde o Douro se dobra para gerar energia

De acordo com o portal 20 Minutos, Aldeadávila de la Ribera é conhecida pela sua central hidroelétrica, uma das mais importantes de Espanha em termos de produção de energia.

A barragem de Aldeadávila, construída em 1962, aproveita a força do rio Douro, que nasce em Espanha e desagua em Portugal) para gerar eletricidade, sendo considerada uma das maiores obras de engenharia do sector energético espanhol.

A estrutura em betão, com cerca de 139 metros de altura, está rodeada por montanhas que a escondem parcialmente, mas cujos miradouros revelam a escala da obra e a força natural do curso de água. O local tornou-se popular entre caminhantes e fotógrafos, que procuram as vistas elevadas sobre o vale.

Uma vila que se visita devagar

Segundo a mesma fonte, a vila deve ser explorada a pé e sem pressa. As suas ruas estreitas e casas de pedra guardam vestígios de séculos anteriores, como palácios do século XVIII, ermidas e igrejas.

Estes elementos arquitetónicos refletem a longa história do município, ainda que o ritmo atual seja mais marcado pela tranquilidade do que pela movimentação urbana.

Recomendamos: Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas sob o risco de ficarem ’em terra’

O Mirador del Fraile, situado perto da estrada que liga a vila à barragem, é um dos pontos mais visitados. Escreve o jornal que a vista deste local permite observar toda a dimensão do desnível escavado pelo Douro, com a barragem em destaque. A paisagem revela-se em camadas: primeiro o penhasco, depois o rio e, por fim, a continuidade das arribas.

Uma praia no coração do parque

A publicação refere também a Playa del Rostro, uma zona fluvial à beira do Douro que se converteu numa das áreas mais frequentadas do parque natural.

As águas calmas permitem a prática de canoagem e passeios de barco, estando o espaço equipado com mesas e cadeiras que incentivam à permanência prolongada. De acordo com a mesma fonte, trata-se de um dos poucos pontos do parque onde a intervenção humana se nota sem alterar a essência natural do lugar.

Uma povoação com vinte e cinco habitantes

Nas proximidades, destaca-se a povoação de Salto de Aldeadávila, também conhecido como Santa Marina ou Laverde. Explica o 20 Minutos que esta pequena aldeia surgiu no século XII e atualmente conta com apenas cerca de 25 residentes. Depende administrativamente de Aldeadávila e alberga o convento de Santa Marina la Verde, datado do século XV, acrescenta a publicação.

Energia e contemplação no mesmo território

A fusão entre património natural e infraestruturas energéticas define a identidade de Aldeadávila de la Ribera. Refere a mesma fonte que a presença da barragem não afastou a natureza, tendo antes contribuído para criar um cenário onde a produção energética e o turismo paisagístico coexistem.

Entre trilhos, espelhos de água e silêncios interrompidos apenas pelo som do vento ou das turbinas, a vila oferece uma experiência marcada por contrastes, com o Douro a separar países, mas a unir propósitos.

Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Campo de futebol.
Desporto Europa Nacional

“Deplorável”: equipa de futebol espanhola está em Portugal a estagiar mas pondera desistir antes do tempo

10:00 20 Julho, 2026 09:50 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Menos de dois dias após a chegada a Melgaço, um problema inesperado está a levar um clube espanhol a ponderar mudar de planos

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Burlão. Crédito: Freepik
Algarve Tech

Ataque informático atinge CCDR Algarve e deixa comunicações e e-mails indisponíveis

22:10 20 Julho, 2026 21:07 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em comunicado, a CCDR Algarve confirmou ter sido alvo de um ciberataque durante o fim de semana

Algarve Vida & Lazer

“Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias

21:50 20 Julho, 2026 20:35 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A apresentadora revelou que o Algarve continua a ocupar um lugar especial nos planos da família e que quer agora transmitir às filhas as memórias que guarda desde criança

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Largue o carro: estacionar em Lisboa vai ficar mais caro pela primeira vez em 15 anos

13:40 20 Julho, 2026 14:00 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Estacionar nas zonas tarifadas de Lisboa vai ficar mais caro pela primeira vez em 15 anos: conheça os novos valores previstos para cada zona

Algarve Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Falésia.
Nacional

Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo

19:20 19 Julho, 2026 18:33 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 57 anos de idade, um pescador sobreviveu a uma queda de cerca de 100 metros numa falésia junto à Zambujeira do Mar

Bandeira de Espanha.
Desporto Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Ciência Opinião

As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

14:46 20 Julho, 2026 14:51 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O código genético continua a ser uma das maiores descobertas da biologia moderna. Continua a explicar, na esmagadora maioria dos casos, como são construídas as proteínas"

Ensino Europe Direct Algarve Opinião

O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva

11:24 20 Julho, 2026 11:25 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Erasmus+ é muito mais do que uma linha orçamental, dado o seu papel essencial na disseminação dos princípios e valores europeus"

Opinião

Ninguém sabe as batalhas que o outro trava | Por Andrea Moura

09:40 20 Julho, 2026 09:36 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém sabe quais são os desafios que o outro enfrenta, nem quais são as forças que ainda o mantêm de pé para continuar a aceitar, a acreditar e a dar tudo o que tem em cada instante, muitas vezes com um sorriso no rosto"

Campo de futebol.
Desporto, Europa, Nacional

“Deplorável”: equipa de futebol espanhola está em Portugal a estagiar mas pondera desistir antes do tempo

10:00 20 Julho, 2026 09:50 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Menos de dois dias após a chegada a Melgaço, um problema inesperado está a levar um clube espanhol a ponderar mudar de planos

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Burlão. Crédito: Freepik
Algarve, Tech

Ataque informático atinge CCDR Algarve e deixa comunicações e e-mails indisponíveis

22:10 20 Julho, 2026 21:07 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em comunicado, a CCDR Algarve confirmou ter sido alvo de um ciberataque durante o fim de semana

Algarve, Vida & Lazer

“Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias

21:50 20 Julho, 2026 20:35 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A apresentadora revelou que o Algarve continua a ocupar um lugar especial nos planos da família e que quer agora transmitir às filhas as memórias que guarda desde criança

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Largue o carro: estacionar em Lisboa vai ficar mais caro pela primeira vez em 15 anos

13:40 20 Julho, 2026 14:00 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Estacionar nas zonas tarifadas de Lisboa vai ficar mais caro pela primeira vez em 15 anos: conheça os novos valores previstos para cada zona

Algarve, Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Falésia.
Nacional

Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo

19:20 19 Julho, 2026 18:33 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 57 anos de idade, um pescador sobreviveu a uma queda de cerca de 100 metros numa falésia junto à Zambujeira do Mar

Bandeira de Espanha.
Desporto, Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Ciência, Opinião

As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

14:46 20 Julho, 2026 14:51 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O código genético continua a ser uma das maiores descobertas da biologia moderna. Continua a explicar, na esmagadora maioria dos casos, como são construídas as proteínas"

Ensino, Europe Direct Algarve, Opinião

O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva

11:24 20 Julho, 2026 11:25 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Erasmus+ é muito mais do que uma linha orçamental, dado o seu papel essencial na disseminação dos princípios e valores europeus"

Opinião

Ninguém sabe as batalhas que o outro trava | Por Andrea Moura

09:40 20 Julho, 2026 09:36 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém sabe quais são os desafios que o outro enfrenta, nem quais são as forças que ainda o mantêm de pé para continuar a aceitar, a acreditar e a dar tudo o que tem em cada instante, muitas vezes com um sorriso no rosto"

Últimas Notícias

  • Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia
    Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia
  • Ataque informático atinge CCDR Algarve e deixa comunicações e e-mails indisponíveis
    Ataque informático atinge CCDR Algarve e deixa comunicações e e-mails indisponíveis
  • “Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias
    “Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias
  • Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais
    Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais
  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
    As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
  • O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva
    O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal