Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik AI
Animais, Europa

Alerta europeu: espanhóis ‘assustados’ com parasita perigoso que está muito presente em Portugal

Especialistas alertam para a presença de um parasita que transmite doenças graves e está presente em Portugal. Saiba como se proteger

22:12 2 Julho, 2025 21:33 2 Julho, 2025 | Luís Santos
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante os meses mais quentes, aumentam as saídas ao ar livre e, com elas, cresce também a preocupação com certos parasitas que podem representar riscos sérios para a saúde. Um desses casos está agora a gerar alertas vindos de especialistas espanhóis, que chamam a atenção para os perigos provenientes deste parasita que se encontra muito presente em Portugal.

Alerta vindo de Espanha

Em Espanha existem cerca de quarenta espécies de carraças, mas cinco são apontadas como particularmente preocupantes por poderem transmitir agentes patogénicos perigosos não só aos animais, mas também aos humanos. A primavera e o verão são consideradas épocas críticas, marcadas por uma atividade intensa deste parasita que se alimenta de sangue.

A subida das temperaturas e os invernos mais amenos têm levado a que a sua presença se antecipe no calendário, prolongando-se por mais meses do ano, de acordo com o El País. Além disso, a mudança no uso dos solos e o aumento de espécies silvestres têm favorecido a disseminação do parasita para novas zonas.

Expansão geográfica

Segundo o especialista Agustín Estrada-Peña, assessor do Ministerio de Sanidad, há regiões onde anteriormente não existia registo de carraças e onde agora a sua presença é evidente. A progressão para norte tem sido clara, chegando a zonas da Escandinávia onde antes não se viam.

A prevenção continua a ser o melhor método para lidar com este tipo de ameaça. A falta de informação e a propagação de ideias erradas agravam os riscos e dificultam a resposta eficaz perante uma picada, conforme aponta a mesma fonte.

O que fazer em caso de picada

A recomendação principal é remover a carraça o mais rapidamente possível, utilizando uma pinça ou um pano limpo, sem torcer ou esmagar o corpo do inseto. Deve-se agarrar o mais próximo da pele e puxar de forma firme e perpendicular, segundo informa a fonte anteriormente mencionada.

Técnicas tradicionais como aplicar álcool, óleo ou calor não são recomendadas, pois aumentam o risco de infeção ao forçar a libertação de patógenos. Caso surjam dúvidas, é sempre aconselhável procurar apoio num centro de saúde.

Após a remoção, é prudente guardar o inseto num frasco por quatro semanas. Esta prática pode ajudar no diagnóstico caso surjam complicações.

Riscos associados

As carraças variam entre um milímetro e mais de um centímetro e, por vezes, são confundidas com sinais na pele. Se o aparente ‘sinal’ tiver patas ou se mover, trata-se de uma carraça.

A sua presença não se limita aos humanos. Animais de estimação também podem ser afetados e devem ser observados com atenção semelhante. A higiene e a verificação regular são medidas básicas de proteção.

Doenças que podem transmitir

Nem todas as carraças transmitem doenças, mas algumas espécies são conhecidas por serem portadoras de agentes infeciosos. A carraça Hyalomma marginatum, por exemplo, está associada à febre hemorrágica da Crimeia do Congo, que tem causado mortes em Espanha, conforme refere a mesma fonte.

Outra espécie, a Ixodes ricinus, é conhecida por transmitir a borreliose de Lyme. Outras doenças relatadas incluem a febre botonosa e a síndrome Debonel, ambas provocadas por bactérias do género Rickettsia.

Há também casos de reações alérgicas graves provocadas por uma substância presente na carne vermelha, transmitida pelas carraças. Esta condição pode impedir o consumo de carne em algumas pessoas.

Sintomas a vigiar após uma picada

Após o ataque do parasita, deve-se prestar atenção a sinais como febre, lesões cutâneas ou alterações neurológicas, incluindo paralisia facial, que podem indicar o desenvolvimento de doenças como a borreliose de Lyme.

As semanas seguintes à exposição são cruciais para detetar qualquer sintoma. A identificação precoce pode ser decisiva no sucesso do tratamento, refere ainda o El País.

Prevenção como primeira defesa

O uso de repelentes autorizados é eficaz, desde que aplicados corretamente sobre a pele exposta. É importante lavar bem a pele após o uso e seguir as indicações quanto à frequência da aplicação.

Outra forma eficaz de proteção é o uso de roupa adequada: manga comprida, calças, meias e sapatos fechados. Roupas claras facilitam a deteção do parasita.

Evitar caminhar fora dos trilhos, especialmente em zonas com vegetação alta, é importante. Ao regressar a casa, é aconselhável uma verificação minuciosa do corpo, incluindo zonas como axilas, couro cabeludo, umbigo e orelhas.

Leia também: O “Corno de Ouro”: esta praia paradisíaca fica na Europa e é única no mundo por um fenómeno que ali acontece todos os dias

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IMI já está a pagamento: pagar tudo de uma vez dá direito a desconto? Muitos proprietários têm esta dúvida e a regra é clara

09:10 12 Maio, 2026 08:58 12 Maio, 2026 | João Luís

A nota do IMI já chegou e há uma escolha que muitos proprietários ponderam fazer, e a regra sobre o valor final é clara

Algarve Economia

Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

10:40 12 Maio, 2026 10:41 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira loja da Mercadona no concelho de Faro abre em novembro e está a recrutar vários postos de trabalho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e trovoada têm os “dias contados”: estas regiões ainda vão ‘sofrer’, mas o sol regressa já neste dia

06:30 12 Maio, 2026 15:42 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Semana começou com instabilidade em Portugal Continental, mas a previsão aponta para uma mudança no estado do tempo já a partir de quinta-feira

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Algarve Política

Faro decretou luto municipal pela morte de José Vitorino, antigo presidente da Câmara

08:14 12 Maio, 2026 08:19 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Vitorino, ex-presidente da Câmara e antigo deputado, recordado como uma das figuras marcantes da história política e cívica do Algarve

Algarve Política

José Vitorino, ex-presidente da Câmara de Faro e antigo deputado, morreu aos 80 anos

07:00 12 Maio, 2026 06:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Antigo presidente da Câmara de Faro, José Vitorino, deixa legado ligado à política algarvia e à criação da Universidade do Algarve

Opinião Saúde

Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga

09:20 12 Maio, 2026 09:29 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"No cancro do ovário, os resultados dependem muito de onde e por quem a mulher é tratada"

Ilha grega de Rodes. Crédiro: Magnific
Europa Vida & Lazer

Esta ilha paradisíaca com muito sol foi considerada o destino de praia mais barato da Europa em 2026

10:00 12 Maio, 2026 15:47 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Estudo britânico elegeu esta ilha de praias de água cristalina como o destino de praia mais barato da Europa em 2026

Algarve Desporto

Clube de Basquetebol de Tavira estreia-se nos matraquilhos

10:10 12 Maio, 2026 10:34 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Matraquilhos ganham espaço no Clube de Basquetebol de Tavira com estreia oficial no Campeonato do Algarve da modalidade

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Ilha de Capri em Itália. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Novas regras e novas multas neste destino europeu: objetivo é travar um hábito que estraga férias a muita gente

09:40 12 Maio, 2026 09:23 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um destino europeu decidiu apertar regras e aplicar multas para travar um hábito comum que estava a afetar a experiência de quem viaja

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IMI já está a pagamento: pagar tudo de uma vez dá direito a desconto? Muitos proprietários têm esta dúvida e a regra é clara

09:10 12 Maio, 2026 08:58 12 Maio, 2026 | João Luís

A nota do IMI já chegou e há uma escolha que muitos proprietários ponderam fazer, e a regra sobre o valor final é clara

Algarve, Economia

Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

10:40 12 Maio, 2026 10:41 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira loja da Mercadona no concelho de Faro abre em novembro e está a recrutar vários postos de trabalho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e trovoada têm os “dias contados”: estas regiões ainda vão ‘sofrer’, mas o sol regressa já neste dia

06:30 12 Maio, 2026 15:42 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Semana começou com instabilidade em Portugal Continental, mas a previsão aponta para uma mudança no estado do tempo já a partir de quinta-feira

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Algarve, Política

Faro decretou luto municipal pela morte de José Vitorino, antigo presidente da Câmara

08:14 12 Maio, 2026 08:19 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Vitorino, ex-presidente da Câmara e antigo deputado, recordado como uma das figuras marcantes da história política e cívica do Algarve

Algarve, Política

José Vitorino, ex-presidente da Câmara de Faro e antigo deputado, morreu aos 80 anos

07:00 12 Maio, 2026 06:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Antigo presidente da Câmara de Faro, José Vitorino, deixa legado ligado à política algarvia e à criação da Universidade do Algarve

Opinião, Saúde

Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga

09:20 12 Maio, 2026 09:29 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"No cancro do ovário, os resultados dependem muito de onde e por quem a mulher é tratada"

Ilha grega de Rodes. Crédiro: Magnific
Europa, Vida & Lazer

Esta ilha paradisíaca com muito sol foi considerada o destino de praia mais barato da Europa em 2026

10:00 12 Maio, 2026 15:47 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Estudo britânico elegeu esta ilha de praias de água cristalina como o destino de praia mais barato da Europa em 2026

Algarve, Desporto

Clube de Basquetebol de Tavira estreia-se nos matraquilhos

10:10 12 Maio, 2026 10:34 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Matraquilhos ganham espaço no Clube de Basquetebol de Tavira com estreia oficial no Campeonato do Algarve da modalidade

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Ilha de Capri em Itália. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Novas regras e novas multas neste destino europeu: objetivo é travar um hábito que estraga férias a muita gente

09:40 12 Maio, 2026 09:23 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um destino europeu decidiu apertar regras e aplicar multas para travar um hábito comum que estava a afetar a experiência de quem viaja

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Últimas Notícias

  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar
    Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar
  • Clube de Basquetebol de Tavira estreia-se nos matraquilhos
    Clube de Basquetebol de Tavira estreia-se nos matraquilhos
  • Esta ilha paradisíaca com muito sol foi considerada o destino de praia mais barato da Europa em 2026
    Esta ilha paradisíaca com muito sol foi considerada o destino de praia mais barato da Europa em 2026
  • Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga
    Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga
  • Novas regras e novas multas neste destino europeu: objetivo é travar um hábito que estraga férias a muita gente
    Novas regras e novas multas neste destino europeu: objetivo é travar um hábito que estraga férias a muita gente

Opinião

  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal