Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Praia da Islândia. Crédito: Freepik
Praia da Islândia. Crédito: Freepik
Europa

Adeus à praia mais perigosa do mundo: conheça o ‘cenário único’ que está a desaparecer

Ondas poderosas e formações rochosas únicas ameaçam desaparecer esta praia lendária, conhecida pelo seu perigo e beleza impressionante

11:30 17 Março, 2026 14:58 16 Março, 2026 | Tiago Alcobia
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma das praias mais perigosas do mundo enfrenta uma transformação preocupante. Situada a poucos quilómetros do povoado de Vík í Mýrdal e cerca de 180 quilómetros da capital Reiquejavique, Reynisfjara está a ver a sua extensão reduzir-se de forma acelerada devido à erosão provocada pelas chuvas persistentes e pelo forte mar do Atlântico.

A ameaça poderá alterar de forma definitiva a paisagem que a tornou um ícone da Islândia e um destino turístico de referência.

Areia negra e paisagens únicas

O contraste entre a areia de cor negra intensa e as colunas hexagonais de basalto que se erguem na costa cria um cenário impressionante e ao mesmo tempo traiçoeiro para quem se aproxima da água. De acordo com o site HuffPost, especializado em atualidade internacional, a cor da areia deve-se à lava solidificada e às cinzas provenientes de antigas erupções do vulcão Katla, nas proximidades.

Ao longo dos anos, este fenómeno geológico tornou Reynisfjara não só numa referência turística, mas também num local onde a força do Atlântico impõe cuidado constante.

Além das colunas de basalto, a praia é conhecida pelas formações rochosas denominadas Reynisdrangar, que emergem do mar com grande imponência. Ao pé do monte Reynisfjall encontra-se a caverna de Hálsanefshellir, outro ponto de interesse que atrai visitantes.

Durante o verão, os acantilados circundantes enchem-se com colónias de frailecillos, aves que nidificam na região, oferecendo um espectáculo natural para observadores e fotógrafos, embora os perigos da corrente e das ondas continuem presentes.

Lendas e histórias ancestrais

Reynisfjara distingue-se também pelo património imaterial que a envolve. As rochas de Reynisdrangar eram, segundo a tradição islandesa, trolls que, surpreendidos pelo amanhecer enquanto arrastavam embarcações para terra firme, foram petrificados pela luz do sol.

Outra narrativa conta que um grupo de trolls teria raptado e matado uma mulher, sendo perseguidos pelo seu marido até serem transformados em pedra, garantindo que nunca mais pudessem causar danos. Estas histórias conferem à praia um carácter misterioso que complementa a sua imponência natural.

Especialistas alertam que a erosão progressiva poderá transformar Reynisfjara numa faixa costeira muito mais estreita, diminuindo a área disponível e afetando a fruição turística do local. As condições meteorológicas extremas que têm marcado o sul da Islândia, incluindo tempestades e ondas de grande intensidade, aceleram este processo, tornando urgente a avaliação e eventual implementação de medidas de proteção costeira.

A perda gradual desta praia representaria não apenas um impacto visual e turístico significativo, mas também o desaparecimento de um espaço carregado de histórias, lendas e riscos que a tornaram uma das praias mais perigosas do mundo.

Segundo o HuffPost, a combinação de forças naturais e geologia singular torna Reynisfjara um fenómeno raro, cuja preservação se coloca como um desafio crescente para as autoridades e para todos aqueles que visitam este pedaço único do país.

Leia também: “É muito barato viver aqui”: britânico mudou-se para destino turístico a 1 h de Portugal e ficou ‘rendido’ ao custo de vida barato e qualidade de vida

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Usa o Multibanco? Especialistas alertam para este gesto que deve evitar depois de fazer uma operação

09:10 9 Agosto, 2026 16:11 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos hábitos ao utilizar o Multibanco podem aumentar o risco de exposição de dados pessoais e bancários

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Mulher com uma vassoura. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Tem ninhos deste animal em casa? Destruí-los pode dar multa superior a 3.500€

11:30 9 Agosto, 2026 09:52 9 Agosto, 2026 | Luís Santos

Quem encontrar determinados ninhos em casa deve informar-se antes de os remover, uma vez que existem regras específicas a cumprir

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Usa o Multibanco? Especialistas alertam para este gesto que deve evitar depois de fazer uma operação

09:10 9 Agosto, 2026 16:11 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos hábitos ao utilizar o Multibanco podem aumentar o risco de exposição de dados pessoais e bancários

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Mulher com uma vassoura. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Tem ninhos deste animal em casa? Destruí-los pode dar multa superior a 3.500€

11:30 9 Agosto, 2026 09:52 9 Agosto, 2026 | Luís Santos

Quem encontrar determinados ninhos em casa deve informar-se antes de os remover, uma vez que existem regras específicas a cumprir

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Últimas Notícias

  • Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
  • Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
    Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
  • “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
    “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento