Pela primeira vez, os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vão colaborar na introdução no mercado de novos produtos de conserva, contribuindo com o conhecimento e experiência já adquiridos na sua formação.
No âmbito de uma parceria entre a EHTA e a Conserveira do Sul os alunos vão analisar e apresentar propostas de melhoria para estes produtos de inovação na conserva.
“Avaliar o sabor, a textura e a aparência através de uma prova cega dos produtos. Visualizar e analisar o conceito, o formato da embalagem, o design apresentado e o preço. Estas serão apenas algumas das fases em que os alunos da Escola de Hotelaria do Algarve estarão envolvidos durante o ‘Focus Group’ para avaliação das novas conservas e patés que a Conserveira do Sul irá lançar no mercado brevemente, e que são detentores de marcas tão conhecidas do público/ou dos portugueses como é o caso da Manná”, explica a EHTA em comunicado.
Esta sessão vai decorrer esta quinta-feira, nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, a partir das 15:00. Além dos alunos também farão parte deste grupo alguns formadores, chefes e outros especialistas da EHTA.
Alguns dos produtos ainda estão em fase de desenvolvimento, outros estão já em vias de serem introduzidos no mercado. O olhar critico e analítico dos alunos da EHTA recairá sobre todos os novos produtos da conserva e será determinante para o resultado final.
A aproximação entre o mundo académico e o mercado empresarial e a indústria alimentar é a real mais-valia desta iniciativa, que marca o início de uma série de atividades nesse sentido.
“Esta iniciativa representa uma excelente oportunidade para os nossos alunos interagirem com produtos inovadores e oferecerem feedback direto aos fabricantes. Estamos continuamente em busca de novas formas de colaborar com a indústria e integrar casos práticos no nosso currículo, especialmente com empresas regionais”, afirma Domingos Lopes, CEO da Conserveira do Sul.
“Este Focus Group é um exemplo paradigmático dessa abordagem. Desta forma, enriquecemos os conteúdos programáticos dos nossos cursos através de experiências reais junto da indústria alimentar regional mas com abrangência nacional e internacional» refere Abílio Guerreiro, Coordenador dos Cursos de Cozinha e Responsável pelos Laboratórios Abertos de Experimentação e Projetos de Inovação da EHTA“, acrescenta.
“Num ano marcado pelas comemorações dos seus 70 anos de história, a Conserveira do Sul, sediada em Olhão, e detentora de marcas tão conhecidas dos portugueses como é o caso da Manná continua a inovar e a apostar em critérios rigorosos de qualidade”, salienta.
“Acreditamos que a experiência e o conhecimento dos participantes do Focus Group serão valiosos para o desenvolvimento dos nossos novos produtos”, conclui o CEO da Conserveira do Sul.
Leia também: Conheça o limite máximo permitido em transferências por Multibanco