Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Verão sem Dança?… Na senda de Isadora

Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

12:02 6 Agosto, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA JOÃO NEVES Ph.D;
Consultora Filosófica;
[email protected]

Na manchete da anterior edição do Postal, pode ler-se: “Empresários da noite de Faro com futuro incerto”. Com eles, como com todos os outros trabalhadores das mais diversas áreas que se viram afectados devido à pandemia, está a nossa solidariedade. Existe por parte destes empresários um esforço criativo de adaptação às restrições de distanciamento exigidas por motivos de saúde pública, mas uma coisa é garantida como certa: “este ano não há pistas de dança”. Se algum dia alguém me dissesse que o Algarve ia estar sem pistas de dança em pleno verão, eu jamais acreditaria. De facto, neste momento, a realidade ultrapassa a ficção!

Isadora Duncan revolucionou o mundo da dança criando aquilo a que se veio a chamar nova dança contemporânea

O imaginário de umas férias no Algarve contemplava até aqui, não apenas os maravilhosos banhos de mar e de sol, a gastronomia farta de bom peixe fresco e marisco, mas também a movimentada noite algarvia com os seus bares e discotecas. Os concertos de verão promovidos pelas autarquias, gratuitos e ao ar livre, tornavam-se também locais de dança. Os corpos morenos do sol, provavelmente mais desinibidos devido à ingestão de alguma outra bebida espirituosa, movimentavam-se ao ritmo da música, num ambiente propício ao desenvolvimento do erotismo. É bem conhecido o termoamores de verão. Este ano, o distanciamento social não promove o conhecimento de novas pessoas, a noite está morta, não há onde ir dançar depois de jantar…

Porém, as praias sem as tendas de discotecas que costumavam construir-se para este efeito, as cidades sem o barulho e as luzes artificiais características dos concertos, deixam que a natureza se mostre como há muito tempo estava impedida de fazer. O céu estrelado exibe todo o seu esplendor, a lua ilumina a calmaria das águas quentes, tão convidativas a banhos nocturnos. Os elementos da natureza chamam por nós, e talvez uma nova dança surja, não provocada pelos excessos do álcool ou pelas urgências da carne, não pela batida massacrante tão típica das discotecas, mas sim pelo próprio ritmo do cosmos que agora conseguimos sentir.

Vive-se um verão digno de Isadora Duncan, diria eu…

Nascida em São Francisco a 26 de Maio de 1877 esta mulher apaixonada pela vida e pela natureza, revolucionou o mundo da dança criando aquilo a que se veio a chamar Nova Dança contemporânea. O brilho das suas ideias e a genialidade das suas danças provocou a admiração de grandes nomes dos mais variados quadrantes artísticos, nomeadamente: Rodin, Craig, Stanislavski, Fokine ou Esenin.

O pai de Isadora separou-se da sua mãe logo após o seu nascimento. Mary Duncan dava aulas de piano ao domicílioe tricotava camisolas para vender. Mary não dispunha nem de tempo para se dedicar aos filhos nem de meios para pagar a alguém que a ajudasse. Maurice Lever, biógrafo de Isadora, num volume publicado pela Editorial Inquérito, considera que esta foi uma “divina imprevidência” pois deixou os seus filhos livres para poderem seguir as suas vocações, tendo a miséria proporcionado “um luxo que as crianças ricas desconhecem: a independência, a vida selvagem.”

Isadora Duncan considerava andar em pontas anti-natural

Ainda muito pequena Isadora Duncan sabia o que queria ser quando fosse grande: bailarina! Respondia sem hesitações a quem quer que fosse que lho perguntasse. Contudo, quando a mãe, aconselhada por uma vizinha, a inscreveu numas aulas de ballet Isadora detestou! Considerava andar em pontas anti-natural, e muito estúpidos aqueles movimentos característicos do vocabulário balético: entre-chats, jetés, fouttés, passe-pieds, balancés, tortillés… Em oposição ao espartilhamento do ballet clássico, Isadora encontra o seu lema artístico em Terpsícore, musa da música e da dança na mitologia Grega: “a arte é, antes de mais nada, um corpo liberto.”

Isadora encontra o seu lema artístico em Terpsícore, musa da música e da dança na mitologia Grega

Se todos os dias, às 3 horas da tarde o filósofo alemão Emanuel Kant saía de casa para o seu passeio higiénico diário, com uma pontualidade tal que se poderiam acertar os relógios por ele, também às 3 horas da tarde tocava a campainha anunciando o fim das aulas para Isadora, o que para ela significava o fim da prisão. Sem supervisão adulta, a pequena bailarina corria imediatamente para a praia e por lá ficava até ao cair da noite. Eis o que fazia Isadora, nas palavras do seu biógrafo:

“Sozinha, face ao oceano, deixa-se lentamente submergir pela irresistível pulsão que percorre os seus membros. A cabeça atirada para trás, o peito repleto de vento, eleva-se sobre os pés descalços, como se uma força exterior a conduzisse na perseguição de um sonho. Pulando pela praia fora, acompanha instintivamente a sinfonia agitada do mar. No balançar das pernas e dos braços, no arqueado das ancas, na branda ondulação dos seus rins, reconhece uma invisível harmonia com o movimento das vagas. O grande ritmo do universo determina simultaneamente a turbulenta vida do oceano e a sua delicada dança. Isadora entrega-se a ela com uma espécie de júbilo selvagem. As mãos estendidas em forma de concha, recolhem os últimos raios de sol e, com um gesto amplo, derrama-os sobre si, pudica e casta como uma jovem bacante praticando um sacrifício no altar de Dionísio. O olhar imerso no horizonte embriaga-se com todo esse vasto espaço em seu redor, com as nuvens que correm rápidas no céu, com o cheiro dos sargaços, com a tépida transpiração das suas coxas, com a agitação do sangue que sente bater nas têmporas, com o ágil arrebatamento do seu corpo, com o peso da sua cabeleira encharcada de suor. É o delírio de uma criança livre, estonteada com a sua própria embriaguez, recusando todo o cansaço, fazendo vibrar a corda do desejo até à sua nota mais alta, imediatamente antes de a alma se despedaçar… Ritual de prazer… Transbordar de felicidade…” (Ibid.).

Neste verão podemos dançar como Isadora

Neste verão podemos dançar como Isadora, descobrir os ritmos cósmicos que criam o ritmo das ondas, a sucessão dos dias e das noites, o girar do mundo sob os nossos pés. Esta é a origem da dança, perceber que o corpo está sempre a cair, graças à gravidade, e que manter-se de pé é um desafio que temos de superar em tenra idade. Como diz o filósofo José Gil no seu livro Movimento Total, publicado pela Relógio D’Água: “No começo era o movimento porque o começo era o homem de pé na Terra. Erguera-se sobre os dois pés oscilando, visando o equilíbrio. O corpo não era mais do que um campo de forças atravessado por mil correntes, tensões, movimentos. Buscava um ponto de apoio. Uma espécie de parapeito contra esse tumulto que abalava os seus ossos e a sua carne”.

Isadora Duncan reinventa a dança no início do século XX

Quer isto de dizer que, constitutivamente, somos já bailarinos. A dança faz parte da nossa essência. Não qualquer dança, mas esta dança que Isadora Duncan reinventa no início do séc. XX, inspirada nas esculturas gregas, nas ondas do oceano e demais ritmos da natureza. Este verão, temos óptimas condições para nos submergirmos também nós nessa dança dos elementos, longe da artificialidade, perto da natureza, podemos redescobrir o fluir natural que as nossas entranhas encerram. Dancemos pois!

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected]

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de agosto)

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Autoridade Tributária avisa todos os condutores: quem conduz uma viatura comprada nestas condições pode ter que pagar mais IVA

08:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Este esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA está a deixar muitos condutores em alerta

Algarve Nacional

Faro despede-se do médico Eurico Gomes antes do funeral em Barcelos

07:40 11 Agosto, 2026 07:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Eurico Gomes estará em câmara ardente esta terça-feira, em Faro, antes da transladação para Barcelos, onde decorrerá o funeral

Algarve Cultura

Comédia francesa ‘L’aventura’ é exibida esta quarta-feira em Cabanas

08:20 11 Agosto, 2026 08:08 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinema francês ao ar livre marca a noite de quarta-feira em Cabanas de Tavira, com uma sessão gratuita organizada pela Cinemalua

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Praia do Ninho da Andorinha. Crédito: Foto AI
Algarve

“Um paraíso escondido”: alemães rendidos elegem esta praia do Algarve como um “pedaço de paraíso” pela sua localização secreta e águas transparentes

08:10 11 Agosto, 2026 20:11 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Praia do Algarve entre falésias foi destacada na imprensa internacional pelas suas águas transparentes e formação rochosa

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Europe Direct Algarve Opinião

O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva

07:20 11 Agosto, 2026 18:29 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A linha entre o mundo civil e o mundo militar desvaneceu-se, ou mesmo, apagou-se. E com ela apagou-se também a distância entre o engenheiro e o soldado/polícia"

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve Cultura

‘Ca(le)jados da Terra’ vai percorrer várias localidades algarvias com sessões ao ar livre

08:40 11 Agosto, 2026 08:39 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mesquita, São Romão, Parises, Querença e Benafim recebem sessões de cinema ao ar livre, acompanhadas por conversas abertas com o público

Algarve Desporto Europa

Algarvio Gerson Baldé disputa final europeia do salto em comprimento

08:00 11 Agosto, 2026 07:27 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O campeão mundial ‘indoor’ Gerson Baldé procura agora uma medalha europeia, numa final marcada para as 20:16 em Birmingham

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Autoridade Tributária avisa todos os condutores: quem conduz uma viatura comprada nestas condições pode ter que pagar mais IVA

08:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Este esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA está a deixar muitos condutores em alerta

Algarve, Nacional

Faro despede-se do médico Eurico Gomes antes do funeral em Barcelos

07:40 11 Agosto, 2026 07:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Eurico Gomes estará em câmara ardente esta terça-feira, em Faro, antes da transladação para Barcelos, onde decorrerá o funeral

Algarve, Cultura

Comédia francesa ‘L’aventura’ é exibida esta quarta-feira em Cabanas

08:20 11 Agosto, 2026 08:08 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinema francês ao ar livre marca a noite de quarta-feira em Cabanas de Tavira, com uma sessão gratuita organizada pela Cinemalua

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Praia do Ninho da Andorinha. Crédito: Foto AI
Algarve

“Um paraíso escondido”: alemães rendidos elegem esta praia do Algarve como um “pedaço de paraíso” pela sua localização secreta e águas transparentes

08:10 11 Agosto, 2026 20:11 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Praia do Algarve entre falésias foi destacada na imprensa internacional pelas suas águas transparentes e formação rochosa

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Europe Direct Algarve, Opinião

O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva

07:20 11 Agosto, 2026 18:29 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A linha entre o mundo civil e o mundo militar desvaneceu-se, ou mesmo, apagou-se. E com ela apagou-se também a distância entre o engenheiro e o soldado/polícia"

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve, Cultura

‘Ca(le)jados da Terra’ vai percorrer várias localidades algarvias com sessões ao ar livre

08:40 11 Agosto, 2026 08:39 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mesquita, São Romão, Parises, Querença e Benafim recebem sessões de cinema ao ar livre, acompanhadas por conversas abertas com o público

Algarve, Desporto, Europa

Algarvio Gerson Baldé disputa final europeia do salto em comprimento

08:00 11 Agosto, 2026 07:27 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O campeão mundial ‘indoor’ Gerson Baldé procura agora uma medalha europeia, numa final marcada para as 20:16 em Birmingham

Últimas Notícias

  • Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • ‘Ca(le)jados da Terra’ vai percorrer várias localidades algarvias com sessões ao ar livre
    ‘Ca(le)jados da Terra’ vai percorrer várias localidades algarvias com sessões ao ar livre
  • Autoridade Tributária avisa todos os condutores: quem conduz uma viatura comprada nestas condições pode ter que pagar mais IVA
    Autoridade Tributária avisa todos os condutores: quem conduz uma viatura comprada nestas condições pode ter que pagar mais IVA
  • Comédia francesa ‘L’aventura’ é exibida esta quarta-feira em Cabanas
    Comédia francesa ‘L’aventura’ é exibida esta quarta-feira em Cabanas
  • “Um paraíso escondido”: alemães rendidos elegem esta praia do Algarve como um “pedaço de paraíso” pela sua localização secreta e águas transparentes
    “Um paraíso escondido”: alemães rendidos elegem esta praia do Algarve como um “pedaço de paraíso” pela sua localização secreta e águas transparentes

Opinião

  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

Europe Direct Algarve

  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento