Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Verão sem Dança?… Na senda de Isadora

Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

12:02 6 Agosto, 2020 11:11 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA JOÃO NEVES Ph.D;
Consultora Filosófica;
[email protected]

Na manchete da anterior edição do Postal, pode ler-se: “Empresários da noite de Faro com futuro incerto”. Com eles, como com todos os outros trabalhadores das mais diversas áreas que se viram afectados devido à pandemia, está a nossa solidariedade. Existe por parte destes empresários um esforço criativo de adaptação às restrições de distanciamento exigidas por motivos de saúde pública, mas uma coisa é garantida como certa: “este ano não há pistas de dança”. Se algum dia alguém me dissesse que o Algarve ia estar sem pistas de dança em pleno verão, eu jamais acreditaria. De facto, neste momento, a realidade ultrapassa a ficção!

Isadora Duncan revolucionou o mundo da dança criando aquilo a que se veio a chamar nova dança contemporânea

O imaginário de umas férias no Algarve contemplava até aqui, não apenas os maravilhosos banhos de mar e de sol, a gastronomia farta de bom peixe fresco e marisco, mas também a movimentada noite algarvia com os seus bares e discotecas. Os concertos de verão promovidos pelas autarquias, gratuitos e ao ar livre, tornavam-se também locais de dança. Os corpos morenos do sol, provavelmente mais desinibidos devido à ingestão de alguma outra bebida espirituosa, movimentavam-se ao ritmo da música, num ambiente propício ao desenvolvimento do erotismo. É bem conhecido o termoamores de verão. Este ano, o distanciamento social não promove o conhecimento de novas pessoas, a noite está morta, não há onde ir dançar depois de jantar…

Porém, as praias sem as tendas de discotecas que costumavam construir-se para este efeito, as cidades sem o barulho e as luzes artificiais características dos concertos, deixam que a natureza se mostre como há muito tempo estava impedida de fazer. O céu estrelado exibe todo o seu esplendor, a lua ilumina a calmaria das águas quentes, tão convidativas a banhos nocturnos. Os elementos da natureza chamam por nós, e talvez uma nova dança surja, não provocada pelos excessos do álcool ou pelas urgências da carne, não pela batida massacrante tão típica das discotecas, mas sim pelo próprio ritmo do cosmos que agora conseguimos sentir.

Vive-se um verão digno de Isadora Duncan, diria eu…

Nascida em São Francisco a 26 de Maio de 1877 esta mulher apaixonada pela vida e pela natureza, revolucionou o mundo da dança criando aquilo a que se veio a chamar Nova Dança contemporânea. O brilho das suas ideias e a genialidade das suas danças provocou a admiração de grandes nomes dos mais variados quadrantes artísticos, nomeadamente: Rodin, Craig, Stanislavski, Fokine ou Esenin.

O pai de Isadora separou-se da sua mãe logo após o seu nascimento. Mary Duncan dava aulas de piano ao domicílioe tricotava camisolas para vender. Mary não dispunha nem de tempo para se dedicar aos filhos nem de meios para pagar a alguém que a ajudasse. Maurice Lever, biógrafo de Isadora, num volume publicado pela Editorial Inquérito, considera que esta foi uma “divina imprevidência” pois deixou os seus filhos livres para poderem seguir as suas vocações, tendo a miséria proporcionado “um luxo que as crianças ricas desconhecem: a independência, a vida selvagem.”

Isadora Duncan considerava andar em pontas anti-natural

Ainda muito pequena Isadora Duncan sabia o que queria ser quando fosse grande: bailarina! Respondia sem hesitações a quem quer que fosse que lho perguntasse. Contudo, quando a mãe, aconselhada por uma vizinha, a inscreveu numas aulas de ballet Isadora detestou! Considerava andar em pontas anti-natural, e muito estúpidos aqueles movimentos característicos do vocabulário balético: entre-chats, jetés, fouttés, passe-pieds, balancés, tortillés… Em oposição ao espartilhamento do ballet clássico, Isadora encontra o seu lema artístico em Terpsícore, musa da música e da dança na mitologia Grega: “a arte é, antes de mais nada, um corpo liberto.”

Isadora encontra o seu lema artístico em Terpsícore, musa da música e da dança na mitologia Grega

Se todos os dias, às 3 horas da tarde o filósofo alemão Emanuel Kant saía de casa para o seu passeio higiénico diário, com uma pontualidade tal que se poderiam acertar os relógios por ele, também às 3 horas da tarde tocava a campainha anunciando o fim das aulas para Isadora, o que para ela significava o fim da prisão. Sem supervisão adulta, a pequena bailarina corria imediatamente para a praia e por lá ficava até ao cair da noite. Eis o que fazia Isadora, nas palavras do seu biógrafo:

“Sozinha, face ao oceano, deixa-se lentamente submergir pela irresistível pulsão que percorre os seus membros. A cabeça atirada para trás, o peito repleto de vento, eleva-se sobre os pés descalços, como se uma força exterior a conduzisse na perseguição de um sonho. Pulando pela praia fora, acompanha instintivamente a sinfonia agitada do mar. No balançar das pernas e dos braços, no arqueado das ancas, na branda ondulação dos seus rins, reconhece uma invisível harmonia com o movimento das vagas. O grande ritmo do universo determina simultaneamente a turbulenta vida do oceano e a sua delicada dança. Isadora entrega-se a ela com uma espécie de júbilo selvagem. As mãos estendidas em forma de concha, recolhem os últimos raios de sol e, com um gesto amplo, derrama-os sobre si, pudica e casta como uma jovem bacante praticando um sacrifício no altar de Dionísio. O olhar imerso no horizonte embriaga-se com todo esse vasto espaço em seu redor, com as nuvens que correm rápidas no céu, com o cheiro dos sargaços, com a tépida transpiração das suas coxas, com a agitação do sangue que sente bater nas têmporas, com o ágil arrebatamento do seu corpo, com o peso da sua cabeleira encharcada de suor. É o delírio de uma criança livre, estonteada com a sua própria embriaguez, recusando todo o cansaço, fazendo vibrar a corda do desejo até à sua nota mais alta, imediatamente antes de a alma se despedaçar… Ritual de prazer… Transbordar de felicidade…” (Ibid.).

Neste verão podemos dançar como Isadora

Neste verão podemos dançar como Isadora, descobrir os ritmos cósmicos que criam o ritmo das ondas, a sucessão dos dias e das noites, o girar do mundo sob os nossos pés. Esta é a origem da dança, perceber que o corpo está sempre a cair, graças à gravidade, e que manter-se de pé é um desafio que temos de superar em tenra idade. Como diz o filósofo José Gil no seu livro Movimento Total, publicado pela Relógio D’Água: “No começo era o movimento porque o começo era o homem de pé na Terra. Erguera-se sobre os dois pés oscilando, visando o equilíbrio. O corpo não era mais do que um campo de forças atravessado por mil correntes, tensões, movimentos. Buscava um ponto de apoio. Uma espécie de parapeito contra esse tumulto que abalava os seus ossos e a sua carne”.

Isadora Duncan reinventa a dança no início do século XX

Quer isto de dizer que, constitutivamente, somos já bailarinos. A dança faz parte da nossa essência. Não qualquer dança, mas esta dança que Isadora Duncan reinventa no início do séc. XX, inspirada nas esculturas gregas, nas ondas do oceano e demais ritmos da natureza. Este verão, temos óptimas condições para nos submergirmos também nós nessa dança dos elementos, longe da artificialidade, perto da natureza, podemos redescobrir o fluir natural que as nossas entranhas encerram. Dancemos pois!

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected]

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de agosto)

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 17:43 4 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Algarve Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 17:43 4 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Algarve, Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Últimas Notícias

  • “Será burla?”: site português AlertaFraude ajuda a reconhecer esquemas de fraude
    “Será burla?”: site português AlertaFraude ajuda a reconhecer esquemas de fraude
  • Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão
    Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão
  • Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano
    Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano
  • Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário
    Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário
  • Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”
    Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal