Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Uma Questão de Conveniência, de Sayaka Murata

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest    Se na obra A Vegetariana, da autora coreana Han Kang, a personagem começa pelo vegetarianismo para depois passar a querer anular-se enquanto mulher ou ser humano e transformar-se numa árvore, numa fuga ao real e numa oposição aos valores da sociedade contemporânea, neste romance…

10:49 11 Abril, 2019 11:12 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

 

A OPINIÃO de PAULO SERRA;
Doutorado em Literatura
na Universidade do Algarve;
Investigador do CLEPUL

Se na obra A Vegetariana, da autora coreana Han Kang, a personagem começa pelo vegetarianismo para depois passar a querer anular-se enquanto mulher ou ser humano e transformar-se numa árvore, numa fuga ao real e numa oposição aos valores da sociedade contemporânea, neste romance de Sayaka Murata, Uma Questão de Conveniência, a protagonista é vista como estranha, mediante os padrões da sociedade dita normal, por levar uma vida pacata, simples e regrada, como empregada de uma loja de conveniência. Keiko tem 36 anos de idade, trabalha nessa loja há 18 anos, há 157 800 horas desde a sua primeira manhã, quando a loja abriu ao público, e não aspira a mais nada, para grande desconcerto da família e dos amigos, que também nunca lhe conheceram um namorado.

«Dentro da pequena caixa iluminada que é a loja, sinto a manhã fluir com normalidade. Do lado de fora dos vidros reluzentes e sem uma única dedada, vejo as pessoas caminharem apressadas. Mais um dia que começa. É esta a hora a que o mundo acorda e todas as suas engrenagens se põem a girar. Também eu estou em movimento, como uma dessas engrenagens. Sou uma peça no mecanismo do mundo, a rodar dentro desta manhã.» (p. 12)

Aquilo que em A Metamorfose, de Kafka, se prende com a diferença e com o desconcerto do mundo, é aqui vertido em desejo de ordem e normalidade. A loja de conveniência é como um aquário a partir do qual se avista o mundo exterior, mas sem nele se fundir, onde tudo é fácil de gerir, em gestos de autómato, que pretendem servir o outro, e o consumismo, pois o outro é aqui um cliente, que apenas está de passagem, a comprar algum bem descartável para uma necessidade imediata, seja um chocolate, um bolinho de arroz, ou uma bebida em lata.

Sayaka Murata é uma das vozes mais originais da ficção contemporânea japonesa (Fotos: D.R.)

«A campainha que avisa quando alguém entra na loja de conveniência ressoa nos meus ouvidos como o sino de uma igreja. É a certeza de que, sempre que eu abrir a porta, esta caixa envidraçada e iluminada estará à minha espera. Um mundo necessário, sólido e constante, que nunca para de funcionar. Tenho fé no mundo que há dentro desta caixa repleta de luz.» (p. 38)

O romance ganha contornos de alegoria dos tempos modernos, de uma vida anódina, em que multidões se confundem num único indivíduo, e os estereótipos abolem a singularidade de cada um, numa escrita que ganhava mais, há que dizer, em ser menos autoexplicativa, enquanto aborda temas como o papel das mulheres na sociedade, a maternidade/paternidade, a assexualidade ou o celibato voluntário.

«O padrão do mundo é rígido e os corpos estranhos são eliminados sem alarde. Os seres humanos fora do padrão acabam por ser ajustados e corrigidos.» (p. 83)

A vida é portanto feita de uma cadeia de expectativas a que temos de corresponder, sob risco de sermos alienados ou excluídos: «As pessoas continuam a meter-se nas nossas vidas mesmo depois de nos casarmos. Se não estivermos de algum modo a contribuir para a sociedade, mandam-nos procurar emprego. Se arranjamos emprego, querem que ganhemos bem.  Se já estamos a ganhar bem, mandam-nos arranjar uma mulher e filhos… Somos toda a vida avaliados.» (p. 90)

A capa do livro de Sayaka Murata

A certa altura, Keiko aprende a defender-se, copiando os modelos das colegas, arrastando a voz, imitando-lhes a roupa e os acessórios, quase se confundindo com elas, mas não deixa de ser vista como alguém que vive de forma estranha. Até que ao conhecer um colega contestatário, inapto para funcionário da loja, e que passa a aproveitar-se de Keiko como um parasita, a jovem, na verdade já uma mulher, sente finalmente que a normalidade tão desejada pelos outros para si pode agora ser alcançada na sua vida, mesmo que isso implique abdicar daquilo que dá sentido à sua existência.

Uma Questão de Conveniência, publicado pela Dom Quixote, venceu o prémio Akutagawa e foi traduzido em mais de vinte países. Publicado em 2016, a edição portuguesa foi adaptada a partir da tradução brasileira feita por Rita Kohl, tradutora do japonês formada em Letras pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Literatura Comparada pela Universidade de Tóquio.

Sayaka Murata nasceu em Inzai, no Japão, em 1979. É uma das vozes mais originais da ficção contemporânea japonesa, e uma das mais mediáticas romancistas da actualidade, escreveu para a revista Granta e foi nomeada Mulher do Ano pela revista Vogue japonesa em 2016. Trabalha a tempo parcial numa loja de conveniência, na cidade de Tóquio, alegando que a observação do quotidiano das pessoas que frequentam a loja é inspiradora para a sua obra.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de abril)

(CM)

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve Nacional Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera
    Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera
  • Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos
    Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos
  • Vai abastecer a Espanha? Faça a conta para perceber se regressa com mais dinheiro na carteira
    Vai abastecer a Espanha? Faça a conta para perceber se regressa com mais dinheiro na carteira
  • Nem tudo é caro em Lagos: na Casa do Prego o pica pau sai a 12€ e há pregos a partir de 14€
    Nem tudo é caro em Lagos: na Casa do Prego o pica pau sai a 12€ e há pregos a partir de 14€
  • Reformados já sabem quanto poderão receber a mais em 2027: Governo aponta para subida de 3,3% nas pensões
    Reformados já sabem quanto poderão receber a mais em 2027: Governo aponta para subida de 3,3% nas pensões

Opinião

  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal