Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura, Edição Papel, Opinião

Uma beleza esculpida em azul turquesa, Bilhete Postal de Ramiro Santos

A vila de Ferragudo, que desce em cascata até ao rio, pode agora ser tomada como ponto de partida para percorrer a linha de costa caprichosamente recortada, numa sucessão de falésias coloridas, rochedos, furnas e grutas, de uma beleza única.

10:00 23 Abril, 2022 20:55 21 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ramiro Santos, jornalista

Corria o verão de 1554, quando D. Pedro da Cunha partiu de Lisboa ao comando de uma pequena frota de vigilância da costa algarvia, constituída por quatro galés, três patachas e duas caravelas. O destino era Tavira, base operacional da zona sul da marinha de guerra portuguesa.

Em Lisboa circulava a notícia de que havia mouro na costa. Sabia-se que saíra de Argel o famoso corsário turco, Xaramet-Arraes, e que era preciso estar de atalaia. Capitaniava ele uma frota de oito galés bem armadas de artilharia e de soldados, dirigindo-se a Tavira para tomar de assalto a armada portuguesa ali estacionada. Mal supunha o comandante turco que Pedro da Cunha iria interceptá-lo, barrando-lhe o caminho antes de chegar ao seu destino.

Rezam as crónicas da época que as armadas “ajuntaram-se as duas sobre a tarde na enseada da Carvoeira, um pouco a leste do Cabo. (…) As duas capitanias puseram as proas uma na outra, disparando os seus canhões (…), com tamanha fogaça que não se enxergavam umas às outras”.

Adianta o cronista que, por falta de vento, instalou-se uma “calmaria podre” de tal modo que nem os patachos nem as caravelas “puderam chegar-se a distância conveniente e apenas deram alguns tiros de longe”. E era desigual a batalha, dado que os turcos dispunham do dobro das galés em presença.

Por isso, D. Pedro da Cunha, “sofrendo pesadas baixas esteve em perigo iminente”. Porém, numa operação de abordagem inesperada pelo inimigo, assaltou a galé capitaniada por Xaramet que ficou prisioneiro. O combate prosseguiu pela noite dentro com a rendição de quatro galés turcas com imensas perdas, e o resto delas “buscou salvação na fugida”. Uma “estava tão furada de balas que no acto de render-se foi subitamente ao fundo com quantos tinha a bordo”.

As restantes três galés apreendidas foram conduzidas a Tavira e Xaramet levado para Lisboa. Morreram 40 soldados portugueses e ficaram 160 feridos, enquanto a parte inimiga perdeu 150 homens, mais de noventa foram feitos prisioneiros e “libertaram-se 220 cristãos que eles traziam a remo”.

Xaramet-Arraes esteve preso no Limoeiro onde “D. Pedro da Cunha lhe mandava presentes e dinheiro para seu sustento”. Foi libertado mais tarde em troca de um português feito cativo pelos turcos.

Esta batalha constitui apenas um episódio de muitos outros que eram frequentes ao longo de toda a costa, e revela a importância estratégica da região algarvia na defesa avançada do reino. Logo à entrada no estuário do Arade, já existia no século XV, uma torre de vigia onde viria a ser edificado o castelo de S. João de Ferragudo, depois da fortaleza de Santa Catarina de Vila Nova de Portimão, para defesa da entrada da barra. Para aviso de aproximação de corsários e piratas inimigos, havia também a torre de vigia na Ponta da Atalaia, outra na Quinta da Torre, e mais que tantas.

A vila de Ferragudo, que desce em cascata até ao rio, pode agora ser tomada como ponto de partida para percorrer a linha de costa caprichosamente recortada, numa sucessão de falésias coloridas, rochedos, furnas e grutas, de uma beleza única. Um passeio que leva o viajante até aos limites de Armação de Pêra, passando Carvoeiro e Algar Seco. Chegado aqui, à Varanda dos Namorados, abre-se em azul repetido, o cenário de rochas esculpidas pelo vento e pelo mar. Este troço da costa algarvia, de pequenas angras, túneis e um sem número de prainhas, é um cenário de uma beleza quase irreal: Pintadinho, Caneiros, Vale de Centeanes, Benagil, Marinha, Barranquinho, Carvalho, e outras ainda que podem ser atingidas pelo litoral através das rochas e de passagens naturais.

E por entre ervas rasteiras ou de pequeno porte, os trilhos do viajante vão dar ao farol de Alfanzina donde se avistam barcos minúsculos na distância que os afasta. Um pouco mais adiante, antes da Cova Redonda, já quase no limite do concelho, há-de subir por um esporão rochoso, como um navio que avança pelo mar adentro, e onde se ergue a romântica capela de Nª Sra da Rocha. Dizem que tem origem visigótica, com incorporações de pedras de anteriores edificações romano-medievais. A três quilómetros de Ferragudo, existem as ruínas de uma barragem romana que – vá lá saber-se porquê -, lhe chamam Ponte ou Presa dos Mouros.

Em todos os postais ilustrados nos quiosques do mundo, não haverá tanto do Algarve como o que oferece esta pequena faixa de 17 quilómetros de mar. Em beleza, cor e nos caprichos da natureza. Tanto, em tão poucos palmos de terra e mar esculpidos em azul turquesa.

Do pouco se conhece das origens da cidade de Lagoa, diz-se que o seu nome derivará de um espaço lagunar existente, outrora, na sua zona baixa, entretanto, seco e aterrado. Foi uma das cidades mais fustigadas pelos terramotos, e muito do seu património ficou em escombros. Ainda assim, merece relevo a sua igreja matriz do século XVI, de que resta apenas um portal manuelino, e que foi reconstruída no séc. XVIII.

Lagoa que acolheu uma das primeiras misericórdias fundadas em Portugal, ergueu por isso mesmo, uma igreja em seu nome. O Convento de S. José, claustro simples com quatro arcadas e cisterna ao centro, é de visita obrigatória. De paredes forradas a azulejos de padrão do século XVII, na entrada pode ver ainda a roda dos expostos, sinal dos tempos em que era usada para receber as crianças abandonadas ou enjeitadas da sorte.

Sem ignorar o que de muito mais há para ver e admirar, incontornável é um passeio pelo centro histórico onde tudo gira em seu redor. E depois, uma visita à vila de Estômbar, terra natal do poeta árabe Ibnamar e do célebre guerrilheiro Remexido, com o Arade ao lado. Prosseguindo junto ao rio, vai encontrar o sítio das Fontes e a gruta IbnAmar. Depois, subindo até à Ermida de Santo António, perto da Mexilhoeira da Carregação, depara-se com a deslumbrante surpresa de um excelente miradouro sobre o Arade. E se voltar à gruta IbnAmar, também conhecida por Furnas dos Mouros, ficará a saber que é a maior a sul do Tejo, tem dois conjuntos de galerias, a 120 metros de distância um do outro, não sendo conhecida nenhuma passagem de ligação entre elas.

Virada hoje mais para o turismo, Lagoa, pela sua costa de mar está ligada à pesca e teve na indústria de conservas em tempos não muito longínquos, anos de prosperidade e dinamismo. Um pouco por toda a parte surge um artesanato rico e variado de cestos de empreita, xailes e bonecos de trapo, colchas, rendas de bilro e brinquedos em madeira que nos leva à infância perdida. E há ainda a cerâmica vidrada e a olaria. De Porches, para todo o mundo.

Fontes: “Corografia do Reino do Algarve”, J.da Silva Lopes; “Anaes da Marinha Portugueza”, Ignácio da Costa Quintela; Publicações C.M. Lagoa e RTA; outras.

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve Edição Papel Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve, Edição Papel, Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Últimas Notícias

  • Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
  • Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
    Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
  • “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
    “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento