Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto CM Tavira
Cultura, Edição Papel, Opinião

Um Museu de Arqueologia em Tavira | Por Rui Cabrita

‘Muito mais haverá que explorar e divulgar, no contexto ‘Balsa’, para além da ‘mostra’ aqui patente. Essa será também a ideia dos ‘fazedores’ desta exposição’

08:00 14 Setembro, 2024 10:11 12 Setembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A história de Balsa é revelada, pela primeira vez, por Estácio da Veiga na segunda metade do século XIX, que dá conta de vestígios arqueológicos que se encontravam dispersos por hectares e hectares de vinhas, pomares, hortas e casario nas margens da ria Formosa.

RUI CABRITA
Tavira

Nas coleções do Museu Nacional de Arqueologia estão mais de 8 mil registos de peças que foram do Algarve para Lisboa. Os vestígios de necrópoles, uma parte habitacional, edifícios com mosaicos, tanques de salga de peixe, cerâmica e moedas ainda por lá subsistem, mas em larga medida a cidade continua por descobrir (frases resultam de documentação diversa publicada).

Exposição “Balsa Cidade Romana” patente no Palácio da Galeria

Esta exposição é muito mais que uma mostra de artefactos, muito mais que um repositório de ações passadas visando “conhecer” Balsa é muito mais que a riqueza e diversidade do espólio aqui mostrado.

Existe uma qualidade na conceção museológica do espaço em que se desenvolve, que surpreende. Percorridas as oito salas, assalta-nos o desejo de reiniciar o percurso, tal a empatia que a exposição causa ao visitante, então, se for tavirense, conhecedor do enquadramento socio-cultural-geográfico, fica cativado e identificado com um passado que muito provavelmente lhe era desconhecido.

Do empenho e dedicação dos obreiros desta exposição resulta uma extraordinária lição histórica da nossa ancestral comunidade.

A diversidade temática e a abrangência temporal levam o visitante a navegar pela história desta nossa urbe, despertando-lhe interesse e a curiosidade em conhecer mais.

Estamos, em verdade, na presença dum “embrião” dum futuro museu, que, pela forma como está “desenhado”, merecerá a transformação em espaço museológico definitivo que comporte os testemunhos arqueológicos que se encontram dispersos e que urge recolher.

Muito mais haverá que explorar e divulgar, no contexto “Balsa”, para além da “mostra” aqui patente. Essa será também a ideia dos “fazedores” desta exposição e, decerto, numa próxima abordagem irão dar-nos a conhecer mais do rico historial que Balsa arrasta.

Haverá que aprofundar, trazendo ao conhecimento popular, o genial labor do primeiro arqueólogo português, o tavirense Estácio da Veiga, pioneiro da arqueologia em Portugal que em Balsa recolheu inúmeros artefactos, uns por prospeção pessoal, outros por dádivas e outros ainda por aquisições onerosas e fazer o historial da inconsequente fundação do Museu Arqueológico Nacional, por si idealizado, cujo destino foi o adormecimento, nas caves do Mosteiro dos Jerónimos, onde jazeu por mais dum século, do verdadeiro tesouro arqueológico que juntou, com múltiplas peças oriundas de Balsa.

Haverá que explanar publicamente a dedicação dos sucessivos empenhos que Balsa motivou, daí resultando estudos e investigações que constituem um manancial histográfico relevante para o conhecimento e mui honroso para Tavira.

Nomes como Sebastião Martins Estácio da Veiga, Maria Luísa Estácio da Veiga, Maria Garcia Pereira Maia, Manuel Maia, Catarina Viegas, João Pedro Bernardes, Vasco Mantas, José d’Encarnação, Luís Fraga da Silva, Cristina Garcia, Carlos Fabião, e muitos outros, deixaram valiosíssimos contributos sobre “Balsa”, que constituem valiosos registos da nossa história.

Devemos ter por obrigação divulgar tais estudos e investigações, elevando-os ao estatuto de valores da nossa identidade, como contributo para o culto das nossas memórias, por forma a legar aos vindouros esta prebenda que a história nos facultou.

Ressalta destes breves conceitos a quão oportuna, indispensável e ansiada, criação, em Tavira, de uma estrutura museológica permanente, alicerçada em “Balsa” e do importantíssimo contributo que Tavira e os tavirenses aportaram à Arqueologia Nacional.

Em tempos, ao ser reativado, circunstancialmente, o interesse por “Balsa”, foi aventada a ideia de, no local, se vir a criar um centro interpretativo e um museu arqueológico. Afigura-se que tal se reveste da maior valia e interesse, mas não na localização inicialmente aventada, a zona da Torre de Ares.

Não se vê viabilidade de o realizar no local sugerido. Por acessibilidades deficientes, por questões de direitos de propriedade e até pelo avultado investimento que tal opção comportaria. Acresce que o isolamento do local não é propício à frequência de públicos requerida numa estrutura desta natureza, conduzindo a um “divorcio” da população para com tão importante centro cívico e memorial. 

Tal ideia é de excecional valia, se concretizada em Tavira, em espaços adequados, dando um primordial contributo para o enriquecimento cultural e constituindo um vetor turístico de especial relevância.

Seria uma forma de projetar a nossa cidade no meio científico, por mais tendo como alicerce a eminente figura da arqueologia nacional, o tavirense Estácio da Veiga e todos os arqueólogos que perseguiram o sonho de trazer “Balsa” à luz do conhecimento.

Decerto que os tavirenses, eventualmente detentores de “peças” provenientes de “Balsa”, se sentirão orgulhosos em colaborar no surgimento de tão importante meio cultural na sua terra, cedendo-as por doação ou empréstimo ao Museu Arqueológico de Tavira, o qual, permitimo-nos desde já sugerir seja designado por Museu Arqueológico “Estácio da Veiga”.

Prestar-se-ia assim uma muito devida homenagem a este distinto tavirense e, simultaneamente, contribuir-se-ia para a expansão e elevação do nome da nossa cidade e suas gentes.

Leia também: Bartolomeu Cid dos Santos – Uma homenagem, um agradecimento… | Por Rui Cabrita

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pulga.
Nacional

Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha

15:20 17 Julho, 2026 13:02 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Infestação de pulgas está a afetar casas na Maia, já levou moradores ao hospital e obrigou famílias a sair temporariamente das suas casas

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Europe Direct Algarve Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Pessoa idosa a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas

20:40 17 Julho, 2026 16:40 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As tarifas deverão aumentar entre cinco e 15 cêntimos por hora, consoante a cor da zona. A proposta será discutida na próxima reunião da Câmara de Lisboa

Mundo

Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos

19:30 17 Julho, 2026 16:34 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O ator neozelandês Sam Neill, conhecido por filmes como “Parque Jurássico” e “O Piano”, tinha enfrentado um linfoma durante três anos

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Mundo

Estrela de ‘Parque Jurássico’ e ‘Peaky Blinders’, Sam Neill, morre aos 78 anos

15:40 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sam Neill morreu rodeado pelos familiares e permanecia livre do cancro diagnosticado em 2022

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Pulga.
Nacional

Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha

15:20 17 Julho, 2026 13:02 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Infestação de pulgas está a afetar casas na Maia, já levou moradores ao hospital e obrigou famílias a sair temporariamente das suas casas

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Europe Direct Algarve, Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Pessoa idosa a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas

20:40 17 Julho, 2026 16:40 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As tarifas deverão aumentar entre cinco e 15 cêntimos por hora, consoante a cor da zona. A proposta será discutida na próxima reunião da Câmara de Lisboa

Mundo

Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos

19:30 17 Julho, 2026 16:34 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O ator neozelandês Sam Neill, conhecido por filmes como “Parque Jurássico” e “O Piano”, tinha enfrentado um linfoma durante três anos

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Mundo

Estrela de ‘Parque Jurássico’ e ‘Peaky Blinders’, Sam Neill, morre aos 78 anos

15:40 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sam Neill morreu rodeado pelos familiares e permanecia livre do cancro diagnosticado em 2022

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Últimas Notícias

  • Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
    Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
  • Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
    Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
  • Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão
    Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão
  • Mais de 250 pessoas celebram reabertura do Museu da Cortiça em Silves [vídeo]
    Mais de 250 pessoas celebram reabertura do Museu da Cortiça em Silves [vídeo]
  • Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve
    Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal