Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Um mar que nos une… Cultura Brasileira – Uma semana inteira

A Semana do Brasil no Algarve é um evento cultural que decorreu pelo segundo ano consecutivo nesta região, criando pontes entre o Brasil e Portugal, através de participantes de ambos os países, não esquecendo o contexto ibérico, com participação de poetas do país vizinho. O Consulado-Geral do Brasil em Faro promoveu a iniciativa e […]

17:20 21 Outubro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA LUÍSA FRANCISCO
Investigadora na área da Sociologia
[email protected]

A Semana do Brasil no Algarve é um evento cultural que decorreu pelo segundo ano consecutivo nesta região, criando pontes entre o Brasil e Portugal, através de participantes de ambos os países, não esquecendo o contexto ibérico, com participação de poetas do país vizinho.

O Consulado-Geral do Brasil em Faro promoveu a iniciativa e apresentou uma ampla oferta cultural, entre 8 e 15 de Outubro, com eventos em Sagres e Faro.

Enquanto coordenadora no Sul do Movimento Internacional Lusófono (MIL) congratulo-me com esta iniciativa e parceria, que incluiu a apresentação do 20º número da Revista Nova Águia, revista de cultura, ensaio e poesia, que é o órgão de comunicação deste Movimento, tal como no início do Séc. XX, a Revista Águia foi o órgão de comunicação do Movimento da Renascença Portuguesa.

Poderá ser lido na Revista um artigo intitulado Literatura e Diplomacia: algumas reflexões, da autoria do vice-cônsul do Consulado-Geral do Brasil em Faro, Cláudio Guimarães dos Santos, grande impulsionador da Semana do Brasil.

Clarice Lispector e os seus fascinantes horizontes poéticos
Quando se começa a ler Clarice Lispector quer saber-se mais e compreender esta mulher enigmática

Quando penso em literatura brasileira ocorrem-me alguns nomes marcantes, mas gostaria de referir Clarice Lispector pelo fascínio da sua obra literária e dos seus horizontes poéticos.

A minha intervenção na mesa-redonda intitulada “Poesia Brasileira: um olhar estrangeiro”, não permitiu alongar-me muito, uma vez que eramos seis poetas a intervir. Aqui ficam algumas das palavras sobre Clarice Lispector e o estímulo à leitura de uma incontornável escritora brasileira.

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia em 1920 e foi para o Brasil ainda criança de colo, naturalizando-se mais tarde como brasileira.

Os seus ensaios, crónicas, contos e textos, sejam mais ou menos poéticos, falam de realidades do dia-a-dia, de forma intensa e ao mesmo tempo com uma subtileza que não deixa o leitor indiferente.

Quando se começa a ler Clarice Lispector, quer saber-se mais e compreender esta mulher enigmática, tal como as subtilezas do seu universo discursivo.

O Prof. Doutor Carlos Mendes de Sousa, professor de literatura brasileira na Universidade do Minho, que escreveu a sua tese de doutoramento sobre Clarice Lispector, tem dois livros que ajudam a compreender melhor a escritora.

Um deles intitulado Clarice Lispector – Figuras da Escrita (2000), obra com a qual conquistou o Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e outro Clarice Lispector – pinturas (2013).

Neste mais recente livro apresenta as artes plásticas como uma parte relevante na vida de Clarice, e como a pintura foi fundamental para a sua criação literária. O livro apresenta várias das obras plásticas da artista, num género de “abstraccionismo naïf”.

O professor da Universidade do Minho refere que a pintura era “um modo de se interrogar no interior do ato criativo, algo mais próximo de trazer paz e catarse do que a investigação das sombras da sua literatura. Era, então, a sua forma mais pura de se expressar”.

Carlos Mendes de Sousa referiu na Feira do Livro do Porto que “a novidade de Clarice advém em grande medida da assunção do seu lugar a partir de um estranhamento projectado na afirmação de um território-língua (…). A sua biografia revela-nos o fascinante encontro consigo mesma”.

‘Não se esmaguem com palavras as entrelinhas’
Análise de parecenças de algarvios com personalidades da literatura internacional, da autoria de Adília César

Quando lemos Clarice Lispector sentimos a sua angústia, essa procura e insatisfação que ela transmite. Intui-se que há mistério, começamos a vislumbrar as entrelinhas, a entrar no indizível. Ela tanto é irónica e dura no que escreve, como é delicada e fluída numa fascinante prosa poética.

“Já que se há-de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas”. (Clarice Lispector)

Quem escreve sabe o que é sentir-se de mãos vazias, sabe o que é escrever e sentir que ainda não é o tempo de partilhar, conhece a solidão de escrever, o refúgio na palavra, essa matéria viva!

Por isso gostei deste trecho de A paixão segundo G.H.: “A realidade é a matéria-prima, a linguagem é o modo como vou buscá-la – e como não acho. Mas é do buscar e não achar que nasce o que eu não conhecia, e que instantaneamente reconheço. A linguagem é o meu esforço humano. Por destino tenho que ir buscar e por destino volto com as mãos vazias. Mas – volto com o indizível”.

Já conhecia alguns textos “clariceanos”, mas passei a interessar-me mais quando há cerca de dois anos a escritora Adília César publicou no seu Facebook um jogo de parecenças entre pessoas do meio cultural algarvio com personalidades da literatura internacional. Achei curioso e procurei saber se também haveria parecenças ao nível do sentir a palavra. Pensei que Clarice fosse também uma mulher escorpião, é muito intensa. Afinal é uma sagitariana, daquelas escritoras que não têm medo de “sentir demais”. A sua escrita é tocante e a sua história de vida é cheia de sofrimento, com a perda da mãe aos oito anos de idade.

Num excerto de uma crónica sua, li um parágrafo sobre a vida e a escrita: “Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um dia eu tivesse a língua em meu poder. E, no entanto, cada vez que vou escrever, é como se fosse a primeira vez. Essa capacidade de me renovar toda à medida que o tempo passa é o que eu chamo de viver e escrever”.

Há quem considere Clarice Lispector um Fernando Pessoa no feminino, pelo desassossego que provoca e porque os dois partilham um amor assumido pela língua portuguesa. Ambos escritores lusófonos, com um mar intenso de palavras que os une…

A autora prende o leitor com o mistério e o jogo de palavras. Refere sobre si própria: “Sou tão misteriosa que nem eu me entendo”. Ao mesmo tempo há nela transparência: “Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos”.

Clarice Lispector morreu em 1977 no Rio de Janeiro, vítima de doença oncológica. Deixou mais de 20 obras publicadas, sendo as principais: Perto do Coração Selvagem, Sopro de vida, O lustre, Laços de Família, A descoberta do Mundo – crónicas, Felicidade Clandestina, A Paixão segundo G. H., Água Viva entre outras.

As últimas palavras, já no hospital, foram:

“Minha alma tem o peso da luz.
Tem o peso da música.
Tem o peso da palavra nunca
dita, prestes quem sabe a ser dita.
Tem o peso de uma lembrança.
Tem o peso de uma saudade.
Tem o peso de um olhar.
Pesa como pesa uma ausência.
E a lágrima que não se chorou.
Tem o imaterial peso da solidão no
meio de outros”.

Bibliografia:

Lispector, C. (2013). A descoberta do Mundo – crónicas. Lisboa: Relógio d’Água.
Lispector, C. (2000). A paixão segundo GH. Lisboa: Relógio d’Água.
Sousa, Carlos Mendes de. (2000). Clarice Lispector – Figuras da Escrita. Braga: Universidade do Minho.
Sousa, Carlos Mendes de. (2013). Clarice Lispector – Pinturas. Curitiba Brasil: Rocco.
https://www.escritas.org/pt/clarice-lispector

(Artigo publicado na edição papel do Caderno de Artes Cultura.Sul de Outubro)

Nacional Saúde

Lisboa liberta 30 mil mosquitos estéreis para travar mosquito-tigre-asiático

09:32 24 Setembro, 2026 09:32 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mosquito-tigre-asiático pode transmitir dengue, zika e febre-amarela, razão que justifica o interesse de saúde pública no projeto

Algarve Ensino

Crianças e jovens de São Brás podem candidatar-se a apoio para formação artística

11:40 24 Setembro, 2026 11:31 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Formação em artes visuais, dança, teatro, cinema e música está entre as áreas abrangidas pelas Bolsas Artísticas Solidárias

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Sardinhas na grelha.
Saúde Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Algarve Cultura

“Shahmaran” leva mito, poder feminino e liberdade ao palco de São Brás de Alportel

09:10 24 Setembro, 2026 09:08 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo inspirado no mito curdo de Shahmaran é apresentado a 10 de outubro, às 21:30, no Cineteatro Jaime Pinto

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Algarve Ensino

UAlg inaugura duas residências em Faro com 296 camas e avança com projeto para o Barlavento

11:12 24 Setembro, 2026 11:19 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Futuro Campus do Barlavento terá 6.881 metros quadrados e deverá reforçar a oferta de licenciaturas, mestrados e CTeSP

Opinião Política

A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada

08:32 24 Setembro, 2026 08:36 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O problema da democracia não começa quando os cidadãos deixam de votar, começa quando deixam de acreditar que participar pode mudar alguma coisa"

Cultura Europe Direct Algarve

Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa

07:45 24 Setembro, 2026 07:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80 pessoas participaram, em Sevilha, num encontro dedicado ao primeiro romance de Luísa Sobral e à sua tradução espanhola

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Algarve Cultura

Faro, Castro Marim e Olhão recebem nova edição da Festa do Cinema de Animação

10:41 24 Setembro, 2026 10:43 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quinta edição começa hoje e prolonga-se até domingo, com cinema, oficinas e atividades em Faro, Castro Marim e Olhão

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 04:06 24 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Nacional, Saúde

Lisboa liberta 30 mil mosquitos estéreis para travar mosquito-tigre-asiático

09:32 24 Setembro, 2026 09:32 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mosquito-tigre-asiático pode transmitir dengue, zika e febre-amarela, razão que justifica o interesse de saúde pública no projeto

Algarve, Ensino

Crianças e jovens de São Brás podem candidatar-se a apoio para formação artística

11:40 24 Setembro, 2026 11:31 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Formação em artes visuais, dança, teatro, cinema e música está entre as áreas abrangidas pelas Bolsas Artísticas Solidárias

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Sardinhas na grelha.
Saúde, Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Algarve, Cultura

“Shahmaran” leva mito, poder feminino e liberdade ao palco de São Brás de Alportel

09:10 24 Setembro, 2026 09:08 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo inspirado no mito curdo de Shahmaran é apresentado a 10 de outubro, às 21:30, no Cineteatro Jaime Pinto

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Algarve, Ensino

UAlg inaugura duas residências em Faro com 296 camas e avança com projeto para o Barlavento

11:12 24 Setembro, 2026 11:19 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Futuro Campus do Barlavento terá 6.881 metros quadrados e deverá reforçar a oferta de licenciaturas, mestrados e CTeSP

Opinião, Política

A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada

08:32 24 Setembro, 2026 08:36 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O problema da democracia não começa quando os cidadãos deixam de votar, começa quando deixam de acreditar que participar pode mudar alguma coisa"

Cultura, Europe Direct Algarve

Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa

07:45 24 Setembro, 2026 07:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80 pessoas participaram, em Sevilha, num encontro dedicado ao primeiro romance de Luísa Sobral e à sua tradução espanhola

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Algarve, Cultura

Faro, Castro Marim e Olhão recebem nova edição da Festa do Cinema de Animação

10:41 24 Setembro, 2026 10:43 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quinta edição começa hoje e prolonga-se até domingo, com cinema, oficinas e atividades em Faro, Castro Marim e Olhão

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 04:06 24 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Últimas Notícias

  • Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos
    Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos
  • Crianças e jovens de São Brás podem candidatar-se a apoio para formação artística
    Crianças e jovens de São Brás podem candidatar-se a apoio para formação artística
  • Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
    Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
  • UAlg inaugura duas residências em Faro com 296 camas e avança com projeto para o Barlavento
    UAlg inaugura duas residências em Faro com 296 camas e avança com projeto para o Barlavento
  • Faro, Castro Marim e Olhão recebem nova edição da Festa do Cinema de Animação
    Faro, Castro Marim e Olhão recebem nova edição da Festa do Cinema de Animação

Opinião

  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento