Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dias Medievais de Castro Marim. Crédito: CMCM
Algarve, Cultura, Edição Papel

Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

Castro Marim regressa à Idade Média de 26 a 30 de agosto, com torneios, banquetes, animação, artes e ofícios e milhares de visitantes

10:00 23 Agosto, 2026 10:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A vila de Castro Marim volta a recuar vários séculos no tempo entre 26 e 30 de agosto, com mais uma edição dos Dias Medievais, um dos principais eventos de recriação histórica do Algarve.

Durante cinco dias, o centro da localidade transforma-se num grande cenário inspirado na Idade Média, onde milhares de visitantes se cruzam com reis, rainhas, cavaleiros, nobres, artesãos, bobos, monges e outras figuras históricas e imaginárias.

O Município de Castro Marim sublinha “o centro da localidade transforma-se num palco vivo da Idade Média, atraindo milhares de visitantes nacionais e estrangeiros diariamente, que se cruzam nas ruas e ruelas de Castro Marim com reis, rainhas, cavaleiros, nobres, artesãos, bobos, monges, damas e nobres e ainda figuras mitológicas e mágicas, com um novo impulso na decoração do recinto.”

O Castelo de Castro Marim volta a assumir-se como epicentro da programação, recebendo demonstrações de artes e ofícios, espetáculos e diversas atividades destinadas a diferentes públicos.

Torneios, banquetes e animação tomam conta do Castelo

Entre os momentos de maior destaque estão os torneios a cavalo, que decorrem diariamente no Castelo, com a assinatura da Guarda Nacional Republicana.

O programa inclui também os tradicionais banquetes, realizados num espaço exclusivo e iluminado por tochas, com uma ementa inspirada na época e acompanhamento de grupos de animação.

Quem pretender uma experiência mais exclusiva pode optar pela mesa real, limitada a dez convivas por noite e sujeita a reserva antecipada.

O Castelo acolhe ainda as exposições de Instrumentos de Tortura e Punição e da Primeira Sede da Ordem de Cristo, além de um banco onde os visitantes poderão trocar dinheiro pela moeda oficial do evento, cujo design é renovado em cada edição.

Outro dos pontos altos será o desfile, marcado para o primeiro e último dias, ao final da tarde. Segundo a autarquia, é “uma das melhores oportunidades para absorver este universo de imaginação e fantasia”.

O Município destaca também a presença de cerca de 30 grupos de animação nacionais e internacionais, oriundos de países como Itália, Espanha, Marrocos e França.

Distribuídos por vários espaços do recinto, estes grupos apresentam teatros de rua, malabarismo, música medieval, dança árabe-oriental, demonstrações de falcoaria, encantadores de serpentes, cuspidores de fogo, espadachins, gaiteiros e outras performances.

Forte de S. Sebastião e Igreja dos Mártires integram o roteiro

No Forte de S. Sebastião, o programa inclui um Acampamento Árabe, instalado na encosta, que recria o quotidiano de uma caravana de comércio de sal e especiarias.

Neste espaço haverá ainda uma recriação histórica do quotidiano civil e militar do século XVII, associada ao período da Restauração.

A Igreja de Nossa Senhora dos Mártires integra igualmente o roteiro, com uma missa marcada para o último dia, contando com a participação de vários grupos e de elementos da comunidade trajados a rigor.

A programação contempla ainda áreas dedicadas às crianças, com oficinas, jogos, carrosséis, contadores de histórias e outras atividades.

Na vertente ambiental, a organização mantém a utilização do tradicional copo de barro, diferente em cada edição, numa aposta na redução de resíduos e no recurso a materiais reutilizáveis.

Entre as novidades deste ano estão alterações à disposição de vários espaços no Castelo e no restante recinto, com uma nova configuração orientada para melhorar a experiência dos visitantes.

As ilustrações da edição de 2026 são da autoria de Elias Gato, natural de Castro Marim, responsável pela nova interpretação gráfica das personagens associadas ao evento.

O Município reforçou também os meios de segurança e proteção civil, com presença de GNR, bombeiros, segurança privada, equipas de Proteção Civil e um posto médico equipado com desfibrilhadores.

Os bilhetes já se encontram à venda na plataforma BOL e nos restantes pontos de venda associados.

Leia também: Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Nacional

Portugueses vão ficar sem eletricidade neste dia: saiba onde e a que horas vai haver ‘cortes’ de luz em Portugal

06:00 19 Setembro, 2026 11:04 18 Setembro, 2026 | João Luís

Há cortes de eletricidade programados para 20 de setembro em várias zonas de Portugal. Veja onde vai faltar luz e os horários previstos

Algarve Nacional Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Mulher no banco.
Economia Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Mulher a observar bolor em casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem humidade na parede? Arquiteto explica teste com papel de alumínio que ajuda a perceber de onde vem

08:10 19 Setembro, 2026 18:01 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Um simples pedaço de papel de alumínio pode ajudar a perceber se a humidade vem do interior da casa ou da própria parede

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Mulher liga o exaustor enquanto cozinha. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes

12:20 19 Setembro, 2026 12:15 19 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há um momento mais eficaz para ligar o exaustor antes de cozinhar e a diferença pode notar-se nos cheiros que ficam pela casa

Opinião Saúde

Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

07:30 19 Setembro, 2026 07:42 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Tratar a enxaqueca apenas como uma dor de cabeça é reduzi-la a um incómodo passageiro, quando os números mostram outra coisa bem diferente"

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve Cultura Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Algarve Desporto

Corrida Entre Pontes junta competição, convívio e património em Tavira

10:00 19 Setembro, 2026 07:37 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Corrida realiza-se a 20 de setembro e deverá reunir cerca de 320 atletas, dos 8 aos 80 anos, em quatro distâncias distintas

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Pagar com euros. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC

12:30 19 Setembro, 2026 13:27 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Simulações apontam uma poupança anual de IRS de 12 euros para um solteiro sem filhos com salário de mil euros. Agregados já isentos não têm redução

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Nem frigorífico nem fruteira: descubra o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo

21:30 18 Setembro, 2026 17:08 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As bananas podem amadurecer mais depressa quando ficam no frigorífico ou junto de outras frutas. Há um local mais indicado para as conservar e prolongar a sua duração

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Nacional

Portugueses vão ficar sem eletricidade neste dia: saiba onde e a que horas vai haver ‘cortes’ de luz em Portugal

06:00 19 Setembro, 2026 11:04 18 Setembro, 2026 | João Luís

Há cortes de eletricidade programados para 20 de setembro em várias zonas de Portugal. Veja onde vai faltar luz e os horários previstos

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Mulher a observar bolor em casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem humidade na parede? Arquiteto explica teste com papel de alumínio que ajuda a perceber de onde vem

08:10 19 Setembro, 2026 18:01 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Um simples pedaço de papel de alumínio pode ajudar a perceber se a humidade vem do interior da casa ou da própria parede

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Mulher liga o exaustor enquanto cozinha. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes

12:20 19 Setembro, 2026 12:15 19 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há um momento mais eficaz para ligar o exaustor antes de cozinhar e a diferença pode notar-se nos cheiros que ficam pela casa

Opinião, Saúde

Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

07:30 19 Setembro, 2026 07:42 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Tratar a enxaqueca apenas como uma dor de cabeça é reduzi-la a um incómodo passageiro, quando os números mostram outra coisa bem diferente"

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve, Cultura, Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Algarve, Desporto

Corrida Entre Pontes junta competição, convívio e património em Tavira

10:00 19 Setembro, 2026 07:37 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Corrida realiza-se a 20 de setembro e deverá reunir cerca de 320 atletas, dos 8 aos 80 anos, em quatro distâncias distintas

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Pagar com euros. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC

12:30 19 Setembro, 2026 13:27 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Simulações apontam uma poupança anual de IRS de 12 euros para um solteiro sem filhos com salário de mil euros. Agregados já isentos não têm redução

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Nem frigorífico nem fruteira: descubra o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo

21:30 18 Setembro, 2026 17:08 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As bananas podem amadurecer mais depressa quando ficam no frigorífico ou junto de outras frutas. Há um local mais indicado para as conservar e prolongar a sua duração

Últimas Notícias

  • Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito
    Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito
  • Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC
    Descida do IRS traz poupanças anuais de 12€ a 344€, simulações são da PwC
  • Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes
    Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes
  • COP remete posição sobre títulos a estrangeiros para revisão da lei das federações
    COP remete posição sobre títulos a estrangeiros para revisão da lei das federações
  • Vêm aí novas regras na carta de condução: novo Código da Estrada está a ser ultimado e isto é o que pode mudar
    Vêm aí novas regras na carta de condução: novo Código da Estrada está a ser ultimado e isto é o que pode mudar

Opinião

  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento