Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel

Terá que haver imagens externas ao sujeito para podermos falar de arte visual?

ARTES VISUAIS – Artigo de Saúl Neves de Jesus publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

11:41 14 Janeiro, 2021 11:10 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
SAÚL NEVES DE JESUS
Professor catedrático da Universidade do Algarve
Pós-doutorado em Artes Visuais
[email protected]
https://saul2017.wixsite.com/artes

Esta questão foi-nos suscitada ao assistirmos à inauguração da exposição de Pedro Cabral Santo (PCS), intitulada “#2 The Gateway to the Stars”, na Galeria Trem, no passado dia 26 de novembro. Simultaneamente, foi lançado o livro “The power of Love. Breves anotações em torno da Imagem Artística e Outros Assuntos”, uma compilação de textos escritos por PCS, e publicados de forma intermitente, ao longo dos últimos 20 anos.

Em comum, o livro e a exposição procuram “deslindar o fascínio, quase impenetrável, que se esconde por detrás daquilo que se designa por Imagem Artística”, segundo palavras de PCS.

Mas seria suposto, que numa exposição de artes visuais, em que o tema de fundo é a “imagem artística”, fossem apresentadas diversas imagens que o espetador poderia apreciar. No entanto, o que encontramos ao entrar na galeria é apenas uma única imagem numa das paredes da galeria e um conjunto de textos impressos em painéis brancos dispostos nas restantes três paredes da galeria.

Mas será que a surpresa que podemos ter ao entrar na galeria traduz desilusão? Seguramente não! A esta capacidade para nos surpreender de PCS está associada a sua capacidade para nos fazer refletir sobre a essência da imagem visual e do próprio sentido das artes visuais.

É transportar-nos para além da imagem retiniana ou visual e para alguma desmaterialização da arte. Já em 1968, John Chandler e Lucy Lippard, no artigo “A desmaterilização da arte”, referiam que a forma intuitiva e intencional de fazer arte estava a dar lugar a uma arte ultra-conceptual que enfatizava quase exclusivamente o processo de pensamento.

Cartaz da exposição “#2 The Gateway to the Stars”, de Pedro Cabral Santo (2020-21)
Vista da exposição “#2 The Gateway to the Stars”
Vista da exposição “#2 The Gateway to the Stars”
Vista da exposição O Vazio”, de Yves Klein (1958)

Esta ênfase na desmaterialização encontra um dos seus exemplos mais fortes na exposição de Robert Barry, em 1969, na Galeria Art & Project, em Amesterdão, em que pintou na porta de entrada “during the exhibition the gallery will be closed” (“durante a exposição, a galeria estará fechada”), não estando nenhum trabalho à vista, nem sequer uma janela que permitisse ver algum trabalho no interior. Já em 1958, Yves Klein havia realizado uma exposição em Paris com o título “Vazio”, em que o espaço estava literalmente vazio, pretendendo expressar um “estado pictórico invisível” que estaria presente através da radiação.

Na atualidade, numa época que alguns já designaram como de poluição visual ou de obesidade de imagens visuais, urge parar e refletir sobre o sentido e a necessidade destas.

Em vez de mero consumidor de imagens produzidas por outros, o espetador pode ser o próprio criador de imagens internas que os estímulos apresentados numa exposição podem proporcionar.

É realmente infinita a capacidade que cada um pode ter para criar imagens internas, como infinito é o universo representado pela única imagem apresentada nesta exposição de PCS.

As breves histórias de ficção científica apresentadas nos painéis expostos na galeria, acompanhadas pelo som de pequenos rádios colocados ao lado de cada painel, como se fosse uma música de fundo do espaço intergaláctico, permitem ao espetador criar imagens visuais que expressam a sua subjetividade. É caso para dizer que o universo das vivências e projeções imagéticas de cada um é o limite. “#2 The Gateway to the Stars” é mesmo uma porta para o universo da criatividade de cada um, ajudando-nos a explorar os nossos próprios limites.

Aproveitando as palavras sublimes escritas por Mirian Tavares no folheto desta exposição, “as suas criações são discursivas, são meta-referentes – não existem sem um contexto e exigem, do espetador, além do espanto, a adesão consciente num jogo de múltiplos sentidos e de significações diversas”.

Este é o mistério e simultaneamente a magia desta exposição de PCS (!)… a visitar até 2 de fevereiro de 2021…

Uma última nota para salientar que esta exposição conta com a curadoriada licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve, com o apoio do CIAC, expressando o contributo que as Artes Visuais na UAlg têm vindo a dar para o desenvolvimento da cultura no Algarve. Aliás, com a curadoria de PCS, foi inaugurada, também no dia 27 de novembro, a exposição de desenho “O Lápis Mágico”, assim intitulada em homenagem à série televisiva homónima dos anos 70, contando com os desenhos dos artistas António Olaio, Tiago Batista e Xana.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de janeiro)

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

É trabalhador da função pública? O seu salário vai aumentar já a partir desta data

08:00 25 Janeiro, 2026 17:24 21 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aumentos salariais previstos no acordo da função pública com o Governo não entram no processamento deste mês, mas deverão ser pagos já a partir desta data

Algarve

GNR apreende mais de uma tonelada de tabaco ilegal em Loulé

11:55 25 Janeiro, 2026 11:55 25 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

A operação no Algarve levou à apreensão de tabaco suficiente para abastecer o mercado ilegal durante meses

Algarve Economia

Quarteira acolhe mais uma edição da feira Emprega+

08:10 25 Janeiro, 2026 18:43 23 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A feira Emprega+ realiza-se a 29 de janeiro, em Quarteira, reunindo empresas, ofertas de emprego, estágios e ações de formação

Homem a conduzir relaxado. Crédito: Freepik
Auto

Adeus carta de condução? Saiba tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 25 Janeiro, 2026 15:26 23 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Confira os cuidados legais ao emprestar o carro. Conheça as responsabilidades do proprietário, seguro, infrações e riscos em caso de uso indevido

Algarve Cultura

Jazz, formação e fotografia marcam programação da Orquestra do Algarve

07:40 25 Janeiro, 2026 18:44 21 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Programação da Orquestra de Jazz do Algarve junta música, formação e fotografia ao longo do mês

Chef Rui Paula.
Economia Gastronomia Nacional

Chef Rui Paula tem duas estrelas Michelin e assume dificuldades: “O lucro é cada vez menos”

08:30 25 Janeiro, 2026 12:01 17 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Premiado com duas estrelas Michelin, o chef Rui Paula assume dificuldades e alerta para um setor onde os lucros são cada vez menores

Tempestade com relâmpagos. Crédito: Freepik
Tempo

“Comboio” de tempestades a caminho: jato polar a 300 km/h ameaça agravar o estado do tempo

06:00 24 Janeiro, 2026 18:03 23 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um jato polar a circular a 300 km/h vai empurrar várias tempestades para Portugal. Saiba que regiões serão mais afetadas pelo vento, chuva e neve na próxima semana

Várias pessoas com guarda-chuvas numa rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Nova tempestade vai ‘castigar’ Portugal: chuva a potes e vento intenso chegam neste dia e prometem ‘não perdoar’

20:50 24 Janeiro, 2026 18:19 24 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

A próxima segunda-feira promete mudar o registo do Inverno em Portugal. Chuva intensa, vento forte e mar agitado marcam o arranque de um período meteorológico exigente

Limpa para-brisas levantados. Crédito: Foto AI
Auto

Encontrou as escovas do para-brisas levantadas? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:00 24 Janeiro, 2026 15:43 24 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Encontrar os limpa para-brisas levantados pode ser mais do que uma brincadeira. Descubra o significado oculto deste gesto nas estradas

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Se for levantar dinheiro ao Multibanco faça isto antes de inserir o código: vários idosos perderam 200€ nos últimos meses

07:00 24 Janeiro, 2026 10:04 17 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Casos recentes de roubos em caixas Multibanco mostram como um gesto simples antes de inserir o código pode evitar perdas de dinheiro

Mulher a ser multada em operação STOP. Crédito: Freepik
Auto

Conduz com a janela aberta? Há situações onde as multas podem chegar às centenas de euros (e não só)

07:30 21 Janeiro, 2026 19:32 22 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os gestos no volante são inofensivos. Há comportamentos comuns que podem desencadear multas inesperadas em Portugal

Homem a conduzir com óculos de sol. Crédito: Freepik
Auto

Usa óculos de sol a conduzir? Pode estar a arriscar 300€ de multa por este simples detalhe

12:30 23 Janeiro, 2026 12:21 23 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

São usados todos os dias por milhares de condutores, mas nem todos são legais. Há óculos de sol que podem dar multa em Portugal e poucos sabem a razão

Idosa a escolher pão na padaria. Crédito: Freepik AI
Gastronomia Saúde

Especialista revela que este pão é o único que as mulheres com mais de 50 anos deviam comer

20:00 23 Janeiro, 2026 18:54 23 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nutricionista defende que este tipo de pão pode ser uma opção mais vantajosa depois dos 50 anos, por ser rico em fibra e nutrientes

Mulher ao telemóvel. Crédito: Freepik AI
Economia Saúde

Nova fraude em Portugal? SNS alerta cidadãos para não abrirem estas mensagens (são burla)

20:30 21 Janeiro, 2026 19:34 22 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Mensagens e sites falsos usam o nome do SNS para exigir pagamentos. O alerta é oficial e o esquema está a espalhar-se rapidamente

Algarve

Silves abre procedimentos concursais para a autarquia

12:45 22 Janeiro, 2026 12:44 22 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Estão abertas duas vagas de assistente técnico na autarquia de Silves, uma para comunicação e outra para águas e saneamento

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Europa Lifestyle

Regras de bagagem Ryanair 2026: saiba o que mudou e evite ‘surpresas’

19:00 24 Janeiro, 2026 16:37 24 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

A política de bagagem da Ryanair mantém-se rígida, mas as multas para quem não cumpre aumentaram. Conheça os novos termos

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

É trabalhador da função pública? O seu salário vai aumentar já a partir desta data

08:00 25 Janeiro, 2026 17:24 21 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aumentos salariais previstos no acordo da função pública com o Governo não entram no processamento deste mês, mas deverão ser pagos já a partir desta data

Algarve

GNR apreende mais de uma tonelada de tabaco ilegal em Loulé

11:55 25 Janeiro, 2026 11:55 25 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

A operação no Algarve levou à apreensão de tabaco suficiente para abastecer o mercado ilegal durante meses

Algarve, Economia

Quarteira acolhe mais uma edição da feira Emprega+

08:10 25 Janeiro, 2026 18:43 23 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A feira Emprega+ realiza-se a 29 de janeiro, em Quarteira, reunindo empresas, ofertas de emprego, estágios e ações de formação

Homem a conduzir relaxado. Crédito: Freepik
Auto

Adeus carta de condução? Saiba tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 25 Janeiro, 2026 15:26 23 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Confira os cuidados legais ao emprestar o carro. Conheça as responsabilidades do proprietário, seguro, infrações e riscos em caso de uso indevido

Algarve, Cultura

Jazz, formação e fotografia marcam programação da Orquestra do Algarve

07:40 25 Janeiro, 2026 18:44 21 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Programação da Orquestra de Jazz do Algarve junta música, formação e fotografia ao longo do mês

Chef Rui Paula.
Economia, Gastronomia, Nacional

Chef Rui Paula tem duas estrelas Michelin e assume dificuldades: “O lucro é cada vez menos”

08:30 25 Janeiro, 2026 12:01 17 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Premiado com duas estrelas Michelin, o chef Rui Paula assume dificuldades e alerta para um setor onde os lucros são cada vez menores

Tempestade com relâmpagos. Crédito: Freepik
Tempo

“Comboio” de tempestades a caminho: jato polar a 300 km/h ameaça agravar o estado do tempo

06:00 24 Janeiro, 2026 18:03 23 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um jato polar a circular a 300 km/h vai empurrar várias tempestades para Portugal. Saiba que regiões serão mais afetadas pelo vento, chuva e neve na próxima semana

Várias pessoas com guarda-chuvas numa rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Nova tempestade vai ‘castigar’ Portugal: chuva a potes e vento intenso chegam neste dia e prometem ‘não perdoar’

20:50 24 Janeiro, 2026 18:19 24 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

A próxima segunda-feira promete mudar o registo do Inverno em Portugal. Chuva intensa, vento forte e mar agitado marcam o arranque de um período meteorológico exigente

Limpa para-brisas levantados. Crédito: Foto AI
Auto

Encontrou as escovas do para-brisas levantadas? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:00 24 Janeiro, 2026 15:43 24 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Encontrar os limpa para-brisas levantados pode ser mais do que uma brincadeira. Descubra o significado oculto deste gesto nas estradas

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Se for levantar dinheiro ao Multibanco faça isto antes de inserir o código: vários idosos perderam 200€ nos últimos meses

07:00 24 Janeiro, 2026 10:04 17 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Casos recentes de roubos em caixas Multibanco mostram como um gesto simples antes de inserir o código pode evitar perdas de dinheiro

Mulher a ser multada em operação STOP. Crédito: Freepik
Auto

Conduz com a janela aberta? Há situações onde as multas podem chegar às centenas de euros (e não só)

07:30 21 Janeiro, 2026 19:32 22 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os gestos no volante são inofensivos. Há comportamentos comuns que podem desencadear multas inesperadas em Portugal

Homem a conduzir com óculos de sol. Crédito: Freepik
Auto

Usa óculos de sol a conduzir? Pode estar a arriscar 300€ de multa por este simples detalhe

12:30 23 Janeiro, 2026 12:21 23 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

São usados todos os dias por milhares de condutores, mas nem todos são legais. Há óculos de sol que podem dar multa em Portugal e poucos sabem a razão

Idosa a escolher pão na padaria. Crédito: Freepik AI
Gastronomia, Saúde

Especialista revela que este pão é o único que as mulheres com mais de 50 anos deviam comer

20:00 23 Janeiro, 2026 18:54 23 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nutricionista defende que este tipo de pão pode ser uma opção mais vantajosa depois dos 50 anos, por ser rico em fibra e nutrientes

Mulher ao telemóvel. Crédito: Freepik AI
Economia, Saúde

Nova fraude em Portugal? SNS alerta cidadãos para não abrirem estas mensagens (são burla)

20:30 21 Janeiro, 2026 19:34 22 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Mensagens e sites falsos usam o nome do SNS para exigir pagamentos. O alerta é oficial e o esquema está a espalhar-se rapidamente

Algarve

Silves abre procedimentos concursais para a autarquia

12:45 22 Janeiro, 2026 12:44 22 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Estão abertas duas vagas de assistente técnico na autarquia de Silves, uma para comunicação e outra para águas e saneamento

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Europa, Lifestyle

Regras de bagagem Ryanair 2026: saiba o que mudou e evite ‘surpresas’

19:00 24 Janeiro, 2026 16:37 24 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

A política de bagagem da Ryanair mantém-se rígida, mas as multas para quem não cumpre aumentaram. Conheça os novos termos

Últimas Notícias

  • GNR apreende mais de uma tonelada de tabaco ilegal em Loulé
    GNR apreende mais de uma tonelada de tabaco ilegal em Loulé
  • Tem ou planeia ter um animal de estimação? Conheça o “Cartão de Cidadão” para animais e saiba como pode fazer o registo
    Tem ou planeia ter um animal de estimação? Conheça o “Cartão de Cidadão” para animais e saiba como pode fazer o registo
  • Adeus carta de condução? Saiba tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém
    Adeus carta de condução? Saiba tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém
  • Chef Rui Paula tem duas estrelas Michelin e assume dificuldades: “O lucro é cada vez menos”
    Chef Rui Paula tem duas estrelas Michelin e assume dificuldades: “O lucro é cada vez menos”
  • Quarteira acolhe mais uma edição da feira Emprega+
    Quarteira acolhe mais uma edição da feira Emprega+
  • É trabalhador da função pública? O seu salário vai aumentar já a partir desta data
    É trabalhador da função pública? O seu salário vai aumentar já a partir desta data

Opinião

  • Quando os neandertais caminharam à beira-mar do Algarve | Por Paulo Freitas do Amaral
    Quando os neandertais caminharam à beira-mar do Algarve | Por Paulo Freitas do Amaral
  • A caldeira elétrica: uma decisão industrial que já não pode ser adiada | Por José Guedes
    A caldeira elétrica: uma decisão industrial que já não pode ser adiada | Por José Guedes
  • Manufatura do consentimento | Por Luís Ganhão
    Manufatura do consentimento | Por Luís Ganhão
  • Um Democrata-Cristão que votará António José Seguro | Por Lourenço Pinheiro de Melo
    Um Democrata-Cristão que votará António José Seguro | Por Lourenço Pinheiro de Melo
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • 2026 – O ano em que a cultura redesenha o mapa da Europa – de Oulu a Trenčín | Por João Palmeiro
    2026 – O ano em que a cultura redesenha o mapa da Europa – de Oulu a Trenčín | Por João Palmeiro
  • Já é oficial: Parlamento Europeu aprova revisão das regras para quem anda de avião na UE (e há boas notícias)
    Já é oficial: Parlamento Europeu aprova revisão das regras para quem anda de avião na UE (e há boas notícias)
  • Algarve pela Inclusão: Farol – um guia para o empreendedorismo e impacto social em Faro | Por Carlos Paiva, Daniela Pardo-Yépez e Rita Bravo
    Algarve pela Inclusão: Farol – um guia para o empreendedorismo e impacto social em Faro | Por Carlos Paiva, Daniela Pardo-Yépez e Rita Bravo
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal