Jaime João Avelino da Silva, conhecido carinhosamente como Jaiminho pelos amigos e familiares, e como senhor Tócaqui nas suas participações nas “tertúlias petisqueiras gastronómicas”, celebrou 100 anos no passado dia 10 de novembro.
Jaiminho é também conhecido como Jaime João, atleta do Benfica e atual sócio número 1 do clube em que é filiado desde 1938. A festa de aniversário foi celebrada em Estoi, Faro, onde reside no lar do Centro Comunitário local.
Natural de Portimão, Jaime Silva é reconhecido pela sua personalidade afável e divertida. A Bola conta que Jaime iniciou a sua jornada desportiva no Sport Lisboa e Faro, atualmente Sport Faro e Benfica, a primeira filial do Benfica, aos 12 ou 13 anos. Depois, ao mudar-se para Lisboa, ingressou no Benfica, destacando-se no basquetebol, a sua modalidade preferida, e no ténis de mesa.
No basquetebol, foi campeão nacional, jogando com o número 10. Jaime Silva também mostrou a sua habilidade no ténis de mesa, conquistando títulos como campeão de Lisboa e campeão nacional de veteranos na temporada 1963/64.
A sua devoção ao Benfica é parte integrante da sua identidade, cultivada pelos ensinamentos dos seus pais, enfatizando o fair play e o respeito pelos adeptos de outros clubes. Agora com 100 anos, Jaime Silva celebrou em Estoi na companhia de cerca de centena e meia de convidados, incluindo 23 sobrinhos de várias partes do país, o seu aniversário. Apesar do convite enviado a Rui Costa, este não esteve presente, causando desapontamento a Joaquim Aleixo, organizador do evento, refere A Bola.
Jaime João Avelino da Silva recebeu diversas distinções ao longo da sua longa associação ao Benfica, sendo-lhe conferido o Diploma de Sócio de Mérito em 1949, e o anel de platina em 2013, pelos 75 anos de filiação. Em 2022, tornou-se o sócio número 1.
O cartão de sócio foi entregue por Rui Costa numa cerimónia especial durante o jogo contra o Gil Vicente, em novembro de 2022. Rui Costa brincou na altura referindo que Jaiminho, “só não joga, porque o Roger [Schmidt] já tinha feito a equipa”.
Leia também: Tavirense João Neves marca na vitória do Benfica frente ao Sporting e é eleito homem do jogo