Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
ELIDÉRICO VIEGAS, Empresário e gestor hoteleiro
Algarve, Economia, Edição Papel, Opinião

Reinventar o turismo | Por Elidérico Viegas

‘Haverá que reinventar o nosso sistema de ensino das escolas e das universidades’ | Opinião de Elidérico Viegas

11:30 4 Agosto, 2024 09:58 6 Agosto, 2024
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais do que reinventar o turismo e os empresários portugueses do sector, o que está em causa é a necessidade de uma reinvenção total do país, a começar pelo sistema de ensino e, muito principalmente, dos seus agentes políticos.

Razão tinha o outro quando afirmava que Portugal precisa mais de mestres do que de professores com elevadas competências pedagógicas, mas sem qualquer experiência profissional. Já o Rei D. Carlos, cujo reinado ficou marcado por sucessivas e permanentes instabilidades económicas e políticas, durante uma recepção ao corpo diplomático acreditado em Lisboa, perante a recomendação de um embaixador estrangeiro para que Sua Majestade se rodeasse de pessoas mais capazes, El Rei terá respondido: tem toda a razão, mas saiba V. Exª. que eu só me posso governar com os portugueses que tenho.

ELIDÉRICO VIEGAS
Empresário e gestor hoteleiro

Haverá que reinventar o nosso sistema de ensino das escolas e das universidades

O que mais sobressai é uma nítida falta de capacidade, nomeadamente de índole política e governamental, em definir as regras e estratégias económicas e sociais, capazes de garantir mais-valias e valor acrescentado à economia portuguesa e, por essa via, ao bem-estar das populações residentes.

A reinvenção do turismo exige um esforço de todos, não apenas de algumas empresas ou sequer, apenas do Estado, mas um esforço colectivo que requer um conceito organizador e dinamizador por via da actuação estruturante do Estado, como principal orientador estratégico.

Quer se queira quer não, as coisas são o modo como as encaramos. Daí que se imponha a necessidade de outras reinvenções, porventura mais importantes e indispensáveis ao relançamento da nossa economia em geral e do turismo em particular.

E isto porque os esforços de planeamento e de organização a montante da actuação política, não permite o domínio das poderosas cadeias de comercialização, já que as nossas empresas não dispõem de dimensão nem de condições para um reposicionamento na cadeia de valor do turismo internacional.

Por outro lado, é preciso afirmar, claramente, que o nosso modelo de desenvolvimento não se encontra esgotado, como defendem alguns líderes de opinião e, muito menos, que o turismo português seja um sector com uma estrutura e um padrão de actividade rudimentares, próximo do turismo descoberto nos anos 60.

Uma coisa é certa: o turismo constitui uma das poucas oportunidades da economia portuguesa, incluído nos elementos estruturantes e motores de um modelo estratégico renovado, sendo mesmo um dos sectores de maior capacidade e potencial de desenvolvimento.

A verdade é que o turismo tem sido abordado, desde sempre, através de um discurso fácil, diria mesmo populista, sem o estabelecimento de uma lógica coerente entre os diversos pontos de vista e sem princípios de razoabilidade minimamente aceitáveis.

Portugal encontra-se, por um lado, atrasado a nível organizativo, tecnológico e de gestão e, por outro, o aumento competitivo das nossas empresas passa pela designada economia do conhecimento. Ou seja, na era global, teremos de ser capazes de inovar através de uma aprendizagem constante sobre o que se vai fazendo em outros países mais adiantados no seu desenvolvimento.

Neste contexto diria que, mais que reinventar o turismo, haverá que reinventar o nosso sistema de ensino das escolas e das universidades e, por conseguinte, dos próprios professores, enquanto elos mais fortes do sistema.

Os meios académicos desenvolveram uma tendência preocupante para se abrir pouco ao exterior, vivendo encerrados na sua concha protectora. Como referia um amigo meu, a maioria dos professores universitários carece de uma cura empresarial.

Estou certo de que se tal se verificasse, muitos deles não se arvorariam, do “alto dos seus poleiros”, em donos absolutos da verdade, até porque esta é, conforme todos sabemos, sempre subjectiva.

Não admira, portanto, que Portugal registe taxas elevadas de insucesso e abandono escolar, já para não falar do grande número de jovens que não termina a escolaridade obrigatória. O facto do nosso País deter uma das mais baixas frequências de trabalhadores em formação profissional acentua ainda mais estas e outras fraquezas, designadamente a fraca produtividade que se verifica na economia portuguesa.

Leia também: Uma visão para o turismo do Algarve | Por Elidérico Viegas

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Marta Almeida tem 26 anos, é viúva e foi despejada com dois filhos: “Só queria um teto para os meus filhos”

15:10 23 Outubro, 2026 15:01 23 Outubro, 2026

Vizinhos de Marta Almeida convocam uma vigília em Marvila para exigir uma solução habitacional para a jovem e os dois filhos pequenos

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve

Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira

09:45 23 Outubro, 2026 09:36 23 Outubro, 2026

Durante uma ação de patrulhamento em Tavira, militares da GNR detiveram um homem de 43 anos e apreenderam 208 doses de heroína e duas de cocaína

Algarve

Loulé substitui cabazes de Natal por cartões de alimentação para famílias vulneráveis

09:00 23 Outubro, 2026 08:49 23 Outubro, 2026

Famílias de Loulé em situação de vulnerabilidade podem candidatar-se ao apoio de Natal entre 26 de outubro e 6 de novembro, nas respetivas freguesias

Nacional

Ganharam mais de 100 mil euros no casino e acabaram assaltados à mão armada pouco depois no Porto

13:30 23 Outubro, 2026 12:55 23 Outubro, 2026

Dois homens foram surpreendidos por três indivíduos armados durante um assalto ocorrido na madrugada desta sexta-feira, no Porto

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Algarve Economia

Tavira lança concurso para exploração de sete lojas em mercados municipais com valores a partir de 250 euros

16:50 21 Outubro, 2026 16:50 21 Outubro, 2026

Concurso para explorar sete lojas nos mercados de Tavira, Cabanas e Luz de Tavira recebe propostas até 19 de novembro, com concessões até 10 anos

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Marta Almeida tem 26 anos, é viúva e foi despejada com dois filhos: “Só queria um teto para os meus filhos”

15:10 23 Outubro, 2026 15:01 23 Outubro, 2026

Vizinhos de Marta Almeida convocam uma vigília em Marvila para exigir uma solução habitacional para a jovem e os dois filhos pequenos

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve

Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira

09:45 23 Outubro, 2026 09:36 23 Outubro, 2026

Durante uma ação de patrulhamento em Tavira, militares da GNR detiveram um homem de 43 anos e apreenderam 208 doses de heroína e duas de cocaína

Algarve

Loulé substitui cabazes de Natal por cartões de alimentação para famílias vulneráveis

09:00 23 Outubro, 2026 08:49 23 Outubro, 2026

Famílias de Loulé em situação de vulnerabilidade podem candidatar-se ao apoio de Natal entre 26 de outubro e 6 de novembro, nas respetivas freguesias

Nacional

Ganharam mais de 100 mil euros no casino e acabaram assaltados à mão armada pouco depois no Porto

13:30 23 Outubro, 2026 12:55 23 Outubro, 2026

Dois homens foram surpreendidos por três indivíduos armados durante um assalto ocorrido na madrugada desta sexta-feira, no Porto

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve, Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Algarve, Economia

Tavira lança concurso para exploração de sete lojas em mercados municipais com valores a partir de 250 euros

16:50 21 Outubro, 2026 16:50 21 Outubro, 2026

Concurso para explorar sete lojas nos mercados de Tavira, Cabanas e Luz de Tavira recebe propostas até 19 de novembro, com concessões até 10 anos

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Últimas Notícias

  • Tavira assinala Dia Municipal da Igualdade com exposição fotográfica sobre desporto e inclusão
    Tavira assinala Dia Municipal da Igualdade com exposição fotográfica sobre desporto e inclusão
  • Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda
    Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda
  • Marta Almeida tem 26 anos, é viúva e foi despejada com dois filhos: “Só queria um teto para os meus filhos”
    Marta Almeida tem 26 anos, é viúva e foi despejada com dois filhos: “Só queria um teto para os meus filhos”
  • “30 dias, 30 denúncias de publicidade não identificada por influencers”
    “30 dias, 30 denúncias de publicidade não identificada por influencers”
  • Almoço a 230 metros de profundidade na Mina de Sal-Gema de Loulé vence prémio de inovação turística
    Almoço a 230 metros de profundidade na Mina de Sal-Gema de Loulé vence prémio de inovação turística

Opinião

  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal