Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Sharon Kay Penman é considerada uma das maiores referências mundiais da ficção histórica medieval | Foto DR
Cultura, Edição Papel, Opinião

Quando Cristo e os Seus Santos Adormeceram, de Sharon Kay Penman | Por Paulo Serra

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

08:00 12 Janeiro, 2024 11:37 11 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO SERRA
Doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)

Quando Cristo e os Seus Santos Adormeceram, de Sharon Kay Penman, publicado pela Kathartika, com tradução de Elsa T. S. Vieira, e revisão de Rita Almeida Simões, é um fantástico cartapácio, de cerca de 800 páginas de letrinha miudinha, que não deve desencorajar os mais empedernidos leitores. Um romance épico, sem dragões nem magia, ainda assim verdadeiramente apaixonante. A prosa é escorreita e enlevante. O livro faz ainda parte de uma série maior, com cinco volumes de leitura autónoma.

A autora Sharon Kay Penman, nascida em Nova Iorque em 1945, formou-se em Direito, e passou a dedicar-se exclusivamente à escrita por volta de 1980, sendo considerada uma das maiores referências mundiais da ficção histórica medieval por autores sobejamente conhecidos como George R. R. Martin, Bernard Cornwell, Steve Berry, Margaret George e Elizabeth Chadwick. Faleceu em 2021, vítima de uma pneumonia.

A ação deste romance histórico inicia em Inglaterra em 1001. Nas primeiras páginas, ainda que com alguns saltos, e mudanças de personagens, há um cuidado por parte de um narrador omnisciente de dar a conhecer uma relativamente extensa galeria de personagens. Páginas depois, agora em 1135 d.C., os sinos da igreja dobram pela morte do rei Henrique I de Inglaterra.

É então que se torna cada vez mais iminente a possibilidade de os barões de Inglaterra enfrentarem a perspetiva indesejável de virem a ser governados por uma mulher, pois a bela e indomável filha de Henrique, Maude, condessa de Anjou, é a herdeira direta ao trono inglês. Até que o inesperado acontece.

Obra destaca-se por subtilmente contrapor dois opositores de sexos diferentes

A narrativa oscila ligeiramente entre a de um narrador (ou melhor dizendo, uma narradora) omnisciente e a narração que acompanha a focalização das personagens, como aliás convém a uma voz narrativa que se escuda, assim, na perspetiva destas personagens para não tecer juízos de valor nem emitir opinião. A intriga desfia-se assim num tom imparcial, como aliás convém a um romance cujas personagens nunca são inteiramente boas ou más (todas as suas ações podem acarretar grandes consequências). No geral, a autora demonstra uma voz tão segura quanto isenta, e evita demasiada explicação (para que o leitor mantenha a ilusão de estar a ler um relato tão contemporâneo quanto as crónicas que lhe parecem servir de fonte histórica), assim como qualquer anacronismo. Encontram-se, contudo, fugidios lampejos de clara ironia e fino humor: “a privacidade era coisa tão rara como avistar um unicórnio” (p. 194).

O que é inequívoco é a forma como esta guerra que se arrasta ao longo de anos tem grandes repercussões na população da Inglaterra, “uma terra atormentada e sem lei” devastada por uma “amaldiçoada guerra”, à qual, e pela qual, se sobrepõem ainda outras calamidades, como a da fome. São raros os momentos em que o povo aqui figura, mas é especialmente pelo povo que percebemos a angústia que se vive no reino, como a certa altura exclama uma freira, interpelando um parente nobre: “O que fizemos nós para merecer tanta miséria?” (p. 423)

O próprio título aliás tem um significado muito específico, como se avança na passagem que dá conta do início desta guerra sangrenta: “E assim começou, para o pobre povo de Inglaterra, um período de sofrimento tão grande que lhe chamaram a época em que “Cristo e os seus santos adormeceram” (p. 187).

Um romance histórico cuja leitura é menos exigente do que viciante

Um romance histórico (onde por vezes são ainda avançadas passagens retiradas de algumas crónicas) cuja leitura é menos exigente do que viciante, onde se denota claramente o facto de ser escrito por uma mulher (lá iremos), que nos revela como, ainda que muitas vezes desconsideradas pelos homens, elas sejam capazes de interpretar os sinais dos tempos e de ler as estratégias destes jogos de poder pelo trono tão bem como os seus maridos – chegando mesmo a orientá-los e, em alguns casos, a substituí-los, como acontece com a mulher de Stephen, que também terá de comandar batalhas.

Esta portentosa obra de Sharon Kay Penman destaca-se sobretudo por subtilmente contrapor dois opositores de sexos diferentes, cujos temperamentos parecem estranhamente trocados. A bela filha de Henrique, Maude, condessa de Anjou, que seria a herdeira legítima ao trono de Inglaterra, é acusada de ser demasiado “masculina”. Constantemente acusada de ser pouco simpática ao povo, atribuem-lhe a culpa por não ser coroada: “Se não tivesse sido tão altiva, se tivesse tido mais tato, se tivesse sido mais feminina…” (p. 89).

Stephen, o primo de Maude, é, no entanto, unanimemente aceite como rei, em especial pelo povo, quando reivindica o trono inglês, não por ser um herdeiro legitimamente próximo na linha de sucessão, mas porque é “homem”.

“As Escrituras dizem às mulheres que se sujeitem aos maridos, dizem que as mulheres devem guardar silêncio na igreja. Como poderia então ser vontade de Deus que uma mulher exercesse o poder real?” (p. 103)

Contudo, Stephen enquanto homem é abençoado com encanto e carisma, além de uma generosidade, que se pode revelar a sua maior fraqueza, pois a misericórdia que ele diversas vezes manifesta seria “mais própria de uma mulher”, enquanto que Maude é muito mais inflexível: “Maude não dava ouvidos a ninguém (…)”, e “Stephen dava ouvidos a qualquer um” (p. 300). Por outro lado, Maude, sendo mulher, está quase sempre ausente do palco. A sua vida e o seu reinado (ou mais propriamente o do filho, pois Maude acaba por aceitar a inevitável conclusão de que o reino nunca aceitará uma mulher para o governar) são decididos no “fio de uma espada” e “comprada com sangue” (p. 118) pelos homens que por ela se guerreiam. Como a certa altura a personagem ironicamente lamenta: “O meu futuro será decidido em Lincoln, mas não por mim. Nem sequer posso lá estar enquanto outros decretam o meu destino. Como Deus, Nosso Senhor, achou por bem fazer-me nascer mulher, não posso fazer nada a não ser esperar.” (p. 218) Uma espera cruel que lhe tira anos de vida e a chega a ficar sem ver os filhos durante anos. Curiosamente, há ainda uma contraposição subtil entre Maude e Leonor de Aquitânia, uma figura histórica várias vezes mencionada, e que chegará a entrar em cena mais à frente, cujo poder só pode ser consolidado quando se casa com Luís, o filho do rei francês, pois é o marido que lhe confere “poder suficiente para proteger a sua herança” (p. 121).

Leia também: Cidade da Vitória, de Salman Rushdie: Uma cidade de palavras – as criadoras de mundos e reinos | Por Paulo Serra

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Praia com chapéus-de-sol e espreguiçadeiras.
Algarve Tempo

Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias

16:45 4 Junho, 2026 16:32 4 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Muitos aproveitaram o feriado para rumar ao Algarve, mas o cenário encontrado nas praias está longe do habitual para esta altura do ano

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Cultura Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Membro da ASAE.
Nacional

ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€

18:10 4 Junho, 2026 16:52 4 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ASAE apreendeu mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas e avaliadas em mais de 600.000€, numa operação em Portugal

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Praia com chapéus-de-sol e espreguiçadeiras.
Algarve, Tempo

Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias

16:45 4 Junho, 2026 16:32 4 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Muitos aproveitaram o feriado para rumar ao Algarve, mas o cenário encontrado nas praias está longe do habitual para esta altura do ano

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Cultura, Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Membro da ASAE.
Nacional

ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€

18:10 4 Junho, 2026 16:52 4 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ASAE apreendeu mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas e avaliadas em mais de 600.000€, numa operação em Portugal

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Últimas Notícias

  • Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
    Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
  • ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
    ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
  • Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
    Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
  • Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
    Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
  • Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias
    Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias
  • Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”
    Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”

Opinião

  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
  • Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
    Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
  • Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
    Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal