Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto Ana Pinto | DR Postal
Economia, Edição Papel, Sociedade

Presidente de junta de freguesia que denunciou mega burla ouvido em tribunal. Ex-vereador de Olhão e mais 30 acusados de apropriação ilegal de prédios no Algarve

Os mais de 30 arguidos que estão a ser julgados dedicaram-se de 2016 a abril de 2021 à apropriação de imóveis rústicos, mistos e urbanos, invocando falsamente a figura jurídica da usucapião

19:00 22 Abril, 2023 13:00 22 Abril, 2023 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Sérgio Martins, presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro, e o primeiro a denunciar este caso em 2019, foi esta segunda-feira ouvido na qualidade de testemunha no mega julgamento de burla qualificada que consistiu na apropriação de mais de 20 prédios invocando a usucapião. São mais de 30 arguidos, entre eles, o ex-vereador do Bloco de Esquerda (BE) da Câmara Municipal de Olhão, João Pereira. 

Os mais de 30 arguidos que estão a ser julgados dedicaram-se de 2016 a abril de 2021, data da detenção do principal arguido, o ex-vereador da Câmara de Olhão, à apropriação de imóveis rústicos, mistos e urbanos, invocando falsamente a figura jurídica da usucapião. 

As escrituras públicas de justificação eram realizadas em Cartório Notarial de Olhão, fazendo constar que os prédios em causa tinham sido vendidos ou doados verbalmente nos anos 80. 

O presidente da Junta publicou, entre 2019 e 2020, dois vídeos no Facebook sobre a questão. A denúncia está na origem do julgamento que está a decorrer no Tribunal de Faro desde o dia 27 de março. 

Sérgio Martins revelou que tomou conhecimento que “andavam pessoas a vender prédios que não lhes pertenciam”. Alguns deles conhecendo ele os proprietários, por ter sido sempre habitante da freguesia, o que o levou a denunciar a situação ao Ministério Público, mas também a publicar dois vídeos no Facebook alertando para a situação. 

Os prédios estão localizados em Faro, Olhão e Albufeira. Os arguidos aproveitam-se do facto dos donos serem estrangeiros ou não residirem em território nacional, ou então de se tratarem de pessoas idosas ou já falecidas, sem que os herdeiros tenham regularizado a situação no registo predial. 

Cabecilha do esquema em prisão preventiva 

João Manuel Dias Pereira é o único arguido que está sujeito à medida de coação de prisão preventiva. O antigo vereador, apelidado de cabecilha do esquema, é suspeito de organizar a documentação necessária e apresentá-la ao notário do cartório de Olhão, acompanhando os justificantes. Em alguns casos, era também testemunha dos factos que serviam para justificar a posse por usucapião. Era ele que em regra procedia ao registo junto das conservatórias de registo predial. 

Em causa estão os crimes de burla qualificada e falsificação de documentos em mais de vinte prédios adquiridos por usucapião. 

De recordar que o ex-vereador foi o primeiro militante expulso na história do BE, por ter alegadamente “faltado à verdade” sobre vários processos, incluindo uma alegada falência fraudulenta de uma empresa e dívidas ao fisco. 

Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Benfica campeão: Centenas de adeptos em Faro exultam Gonçalo Ramos e João Neves
    Benfica campeão: Centenas de adeptos em Faro exultam Gonçalo Ramos e João Neves
  • Estacionou mal o carro? Confira os valores das multas e quantos pontos perde na carta [vídeo]
    Estacionou mal o carro? Confira os valores das multas e quantos pontos perde na carta [vídeo]
  • Calcule quanto vai receber de reforma
    Calcule quanto vai receber de reforma
  • Algarve e Alentejo preparam-se para o ‘pior’ no combate a fogos [fotogaleria]
    Algarve e Alentejo preparam-se para o ‘pior’ no combate a fogos [fotogaleria]
  • Pânico a bordo: imagens mostram passageiro a abrir porta de avião em pleno voo com 194 pessoas [vídeo]
    Pânico a bordo: imagens mostram passageiro a abrir porta de avião em pleno voo com 194 pessoas [vídeo]

Opinião

  • Problemas do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve | Por Célia Howell
    Problemas do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve | Por Célia Howell
  • O Metro-Bus, o Custo de Oportunidade e um Algarve verdadeiramente regional | Por João Campos
    O Metro-Bus, o Custo de Oportunidade e um Algarve verdadeiramente regional | Por João Campos
  • Democracia Portuguesa de Representação (a Indirecta) | Por Ludgero Faleiro
    Democracia Portuguesa de Representação (a Indirecta) | Por Ludgero Faleiro

Europe Direct Algarve

  • Podcast | Maio hortelão, muita palha e pouco grão – Que Nome Damos a Isto?
    Podcast | Maio hortelão, muita palha e pouco grão – Que Nome Damos a Isto?
  • Podcast | Como uma mera ida ao perfil pessoal no Instagram se torna num meio para alargar os nossos horizontes culturais?
    Podcast | Como uma mera ida ao perfil pessoal no Instagram se torna num meio para alargar os nossos horizontes culturais?
  • Dia da Europa: CCDR Algarve junta coros de crianças de Faro e de emigrantes ucranianos para entoarem o hino da Europa [vídeo]
    Dia da Europa: CCDR Algarve junta coros de crianças de Faro e de emigrantes ucranianos para entoarem o hino da Europa [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve