Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Edição Papel

Presença das mulheres nos navios da expansão marítima nos séculos XV a XVII abordada em livro

Historiadora nascida em Lagos dá voz às mulheres que viajaram — voluntária ou forçadamente — nas embarcações da expansão portuguesa

19:06 12 Julho, 2025 12:27 10 Julho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A obra “Mulheres a Bordo!”, de Mariana Caldeira Gonçalves, recém-editada pela Parsifal, aborda a presença feminina nos navios durante a expansão marítima, nos séculos XV a XVII, que sendo diminuta “não era, de todo, anómalo ou raro”, afirma a autora.

A obra, realça a historiadora Maria de Deus Beites Manso que assina o prefácio, é “uma referência para todos aqueles que se interessam pela história da expansão, pela história das mulheres e pela compreensão das múltiplas facetas da experiência marítima”, referindo tratar-se de um “estudo minucioso sobre as mulheres que, independentemente da circunstância, navegaram nos navios portugueses”, durante aquele período cronológico.

“Uma presença tantas vezes invisibilizada”, sobre a qual a autora “questiona narrativas estabelecidas e oferece uma perspetiva renovada sobre as dinâmicas do género no contexto marítimo da época”, saliente Beites Meires.

A historiadora assinala que este livro, “mais do que um contributo para a expansão marítima portuguesa”, é “um exemplo de como o estudo da História pode e deve ser um exercício de inclusão, alargando os horizontes da investigação para integrar aqueles que, durante demasiado tempo, foram silenciados”.

A presença feminina nas embarcações era diminuta em termos proporcionais mas, alerta Mariana Caldeira Gonçalves, “o menor número de referências não indica, necessariamente, que a sua presença não fosse habitual”.

“A documentação assinala várias vezes que o embarque feminino era um fenómeno comum, sobretudo as queixas de padres pintando um cenário caótico e de pura devassidão, pelo elevado número de mulheres a bordo”. As passageiras “tanto [eram] europeias como africanas, americanas e asiáticas” , “numa escala hierárquica que variava desde escravizadas a senhoras honradas” que viajavam voluntária e involuntariamente.

África era o destino “menos desejado”

Os motivos pelos quais embarcavam eram diversos, “destacando-se o interesse económico, a missão e conduta cristãs, o impulso sexual, o degredo, a instrumentalização política, resgates, métodos de preservação do núcleo familiar e estratégias de colonização e povoamento”.

África era o destino “menos desejado” pelas mulheres embarcadas, “sendo América e Ásia os continentes para onde mais comummente viajavam”.

Quanto a mulheres não europeias são “registados vários casos que apontam para circulação e deslocação de elevadas somas de mulheres dentro da rede imperial portuguesa, nomeadamente no continente asiático”.

Referindo-se ao convívio em alto-mar entre géneros, Mariana Caldeira Gonçalves afirma que “os quadros mentais vigentes em Portugal eram transpostos, de modo geral, para o microcosmo em que consistia o navio”, sendo este “o reflexo da sociedade no reino, embora com níveis de ‘intensidade’ flutuantes e, por vezes, dicotómicos”.

Todavia as imposições e diretrizes da legislação portuguesa “faziam-se sentir a bordo”. “A hierarquia da embarcação encontrava-se bem estabelecida e devia ser absolutamente respeitada”, semelhante ao que se passava no território continental. Beites Manso afirma que a autora “demonstra um domínio das fontes e uma capacidade analítica que tornam esta investigação especialmente relevante”.

“A leitura cuidadosa dos relatos de viagem e registos administrativos [por parte da autora] permite-lhe explorar as dinâmicas de poder, as tensões a bordo e as estratégias de sobrevivência feminina em ambientes predominantemente masculinos”.

Mariana Caldeira Gonçalves nasceu em Lagos, em 2000, é mestre em História, pela Universidade de Évora, com a especialização em História Social, investigadora na área da história da mulher. Beites Manso afirma que a autora “desde cedo demonstrou um compromisso com a investigação histórica”.

“O seu percurso académico tem sido pautado por uma ética de trabalho notável, pela constante procura de aprofundamento crítico e pelo desejo de contribuir para novas leituras dos temas históricos”, atesta Beites Manso.

A obra “Mulheres a Bordo!” será apresentada por Maria de Deus Beites Manso no próximo dia 19, às 16:00, na Biblioteca Municipal Júlio Dantas, em Lagos, com a presença da autora.

Leia também: Vai pagar com Multibanco? Faça isto antes de inserir ou encostar o cartão ao terminal para não perder dinheiro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Combustíveis. Crédito: DR
Auto Economia Nacional

Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços

11:30 17 Julho, 2026 10:40 17 Julho, 2026 | João Luís

A evolução dos preços nas bombas voltou a levantar dúvidas e o regulador foi chamado a analisar se há sinais de desequilíbrio no mercado

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Algarve

Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo

10:50 17 Julho, 2026 10:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

As tradicionais “cinquentinhas” voltam às estradas de Alcoutim para um dia dedicado ao convívio, à nostalgia e ao património das duas rodas

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Desporto Economia Ensino Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

"Passaporte digital" na União Europeia. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Nacional Tech

UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa

10:00 17 Julho, 2026 20:16 16 Julho, 2026 | João Luís

Uma ferramenta europeia para verificar idades online está a gerar confusão nas redes sociais, mas o objetivo anunciado é mais limitado

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Saúde

Compra protetor solar nestes sites? Os resultados destes testes estão a preocupar especialistas

10:30 17 Julho, 2026 10:24 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Uma investigação a produtos vendidos em plataformas muito populares encontrou resultados inesperados. O risco pode estar onde menos imagina

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Combustíveis. Crédito: DR
Auto, Economia, Nacional

Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços

11:30 17 Julho, 2026 10:40 17 Julho, 2026 | João Luís

A evolução dos preços nas bombas voltou a levantar dúvidas e o regulador foi chamado a analisar se há sinais de desequilíbrio no mercado

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve, Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Algarve

Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo

10:50 17 Julho, 2026 10:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

As tradicionais “cinquentinhas” voltam às estradas de Alcoutim para um dia dedicado ao convívio, à nostalgia e ao património das duas rodas

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Desporto, Economia, Ensino, Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

"Passaporte digital" na União Europeia. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Nacional, Tech

UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa

10:00 17 Julho, 2026 20:16 16 Julho, 2026 | João Luís

Uma ferramenta europeia para verificar idades online está a gerar confusão nas redes sociais, mas o objetivo anunciado é mais limitado

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Saúde

Compra protetor solar nestes sites? Os resultados destes testes estão a preocupar especialistas

10:30 17 Julho, 2026 10:24 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Uma investigação a produtos vendidos em plataformas muito populares encontrou resultados inesperados. O risco pode estar onde menos imagina

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Últimas Notícias

  • Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços
    Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços
  • Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar
    Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar
  • Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo
    Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo
  • Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental
    Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental
  • Compra protetor solar nestes sites?  Os resultados destes testes estão a preocupar especialistas
    Compra protetor solar nestes sites? Os resultados destes testes estão a preocupar especialistas

Opinião

  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal