Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Portugal: um país de poetas, um desígnio por cumprir

  O dia 10 de Junho é apontado como o dia em que o poeta Luís Vaz de Camões morreu, no ano de 1580. Durante o Estado Novo este dia designava-se como Dia de Camões, de Portugal e da Raça. A partir das Comemorações do ano de 1978 passou a designar-se como Dia de […]

09:43 15 Junho, 2018 11:13 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

A OPINIÃO de MARIA LUÍSA FRANCISCO
Investigadora na área da Sociologia;
[email protected]

O dia 10 de Junho é apontado como o dia em que o poeta Luís Vaz de Camões morreu, no ano de 1580. Durante o Estado Novo este dia designava-se como Dia de Camões, de Portugal e da Raça. A partir das Comemorações do ano de 1978 passou a designar-se como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Uma das frases diversas vezes repetida nos discursos deste Dia é: “A minha Pátria é a língua Portuguesa”. De facto, é a língua que permite a criação de Cultura e a pertença a uma comunidade. Sem a língua não haveria partilha, nem Cultura. Fernando Pessoa, autor da frase citada foi um importante divulgador da língua portuguesa pela dimensão universal que a sua obra literária alcançou.

Outra frase emblemática que se refere à língua portuguesa, embora menos utilizada, é: “Da minha língua vê-se o mar”, esta da autoria de Vergílio Ferreira.

A Pátria-Poesia corre nas veias… e na manhã deste Dia de Portugal, acordei com esta frase a construir-se no meu pensamento: Do meu sentir vê-se a Pátria que me habita.

“A minha Pátria é a língua Portuguesa” é a frase, provavelmente, mais conhecida de Fernando Pessoa, afirmada no Livro do Desassossego, do heterónimo Bernardo Soares. Creio que com esta frase o poeta reforça bem a noção de patriotismo. Ao mesmo tempo a frase tem uma carga cultural e cívica, porque nos dá a ideia do estreitar de laços afectivos e institucionais entre povos de língua portuguesa, é como se Fernando Pessoa tivesse uma visão lusófona. Numa consulta ao Arquivo Pessoa onde se podem pesquisar palavras associadas à obra de Fernando Pessoa, as palavras “lusófono ou lusofonia” não aparecem. O poeta pode nunca ter usado estes termos, mas o seu pensamento tinha uma dimensão universal e porque não lusófona.

A palavra que mais aparece através do motor de busca do arquivo associado a Fernando Pessoa é a palavra “Deus” e “espiritual” e pode ser consultado em www.arquivopessoa.net De facto, Fernando Pessoa deu uma significativa relevância à vida espiritual, ou não andasse numa procura permanente de um Todo que o preenchesse. Fernando Pessoa ortónimo escreveu que “todas as religiões são verdadeiras, por mais opostas que pareçam entre si. São símbolos diferentes da mesma realidade, são como a mesma frase em várias línguas”.

‘A minha Pátria é a língua Portuguesa’ (Fernando Pessoa) (Foto: DR)

O autor da frase também parece que é assim, fragmentado por múltiplas perspectivas do seu eu.

Sem dúvida que a dimensão religiosa é uma presença fundamental no pensamento e na obra de Fernando Pessoa, senão mesmo uma das suas temáticas preferidas. Ao mesmo tempo, é preciso sublinhar como a religiosidade pessoana, acompanhada de um evidente pessimismo existencial, é bastante contrastante e também bastante “desassossegada”.

Todos os autores que escrevem sobre Fernando Pessoa, daqueles que li, e seria impossível conseguir ler tudo o que se escreve sobre este poeta, referem em relação à sua pessoa as seguintes palavras: “inquietação” e “fome de totalidade”.

Fernando Pessoa / Álvaro de Campos

É difícil ficar indiferente a Fernando Pessoa e ao seu sentir, até porque ele queria “sentir tudo de todas as maneiras”, como nos diz através do seu heterónimo Álvaro de Campos.

Fernando Pessoa criou este heterónimo dando-lhe a profissão de engenheiro naval e a naturalidade tavirense, certamente pela ligação que o próprio Fernando Pessoa tinha, pela via paterna, ao Algarve, concretamente a Tavira.

Nesta cidade existe uma Associação designada “Casa Álvaro de Campos” e que tem tido, nos seus 30 anos de existência, uma actividade cultural a considerar, nomeadamente um leque de actividades ligadas à temática pessoana. A mais recente das quais decorreu já neste mês de Junho com um especialista pessoano a falar do legado do poeta, de Álvaro de Campos, de Tavira e da ligação do património ao diálogo cultural.

Álvaro de Campos é considerado o heterónimo mais vivo e alegre, o heterónimo que revelava o que Fernando Pessoa gostaria de fazer e de ser, como se pode ler numa citação (pág. 13) do livro de comunicações apresentadas no I Encontro Internacional Álvaro de Campos realizado em 2010, em Tavira: “Pus em Álvaro de Campos a emoção que não dou a mim nem à vida”.

Neste mês é de salientar também uma outra data: o dia 13 de Junho em que se comemoram os 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa em Lisboa. Por ser dia de Santo António de Lisboa, ficou com dois nomes próprios: Fernando António.

Numa longa dedicatória a Santo António inicia o poema com estes três versos:

“Nasci exactamente no teu dia –
Treze de Junho, quente de alegria,
Citadino, bucólico e humano”

O plural de Portugal é ser mais!

Destaco a frase que mais gostei no discurso do Presidente da República neste Dia 10 de Junho de 2018: “o universalismo fraternal que é o nosso destino”, porque Portugal é um só. Uma expressão que nos remete para o pensamento de Agostinho da Silva e de Fernando Pessoa que na sua obra tem presente a noção espiritual de Pátria.

No entanto considero discutível o uso, neste mesmo discurso, da palavra “Portugais”, para além de essa palavra não existir, o plural de Portugal é mais do que “Portugais”! Pluralizar a palavra Portugal é susceptível de criar interpretações que interferem com a sua singularidade.

Um conceito que tem uma força imensa é “Portugalidade” enquanto sentimento de afinidade ou de amor por Portugal e de traços comuns considerados distintivos da cultura e história de Portugal.

O etnólogo Jorge Dias (1907-1973) defendeu que a cultura portuguesa é marcada pelo “profundo sentimento humano, que assenta no temperamento afectivo, amoroso e bondoso. Para o Português o coração é a medida de todas as coisas”. O etnólogo refere que a expressão “saudade”, que é tida como a característica idiossincrática da sensibilidade portuguesa, o fez traçar um perfil luso mais ligado à emoção do que à razão.

E porque esta sensibilidade está à flor da pele e “Portugal anda emocionalmente exausto” é preciso repensar Portugal, mas a fundo… como diz Eduardo Lourenço.

Falta um desígnio e uma comunhão de princípios, valores e objectivos que façam de Portugal uma verdadeira comunidade, a tal noção espiritual de Pátria que Fernando Pessoa referia, e que poderá devolver a esperança numa fraternidade comum… em que a necessidade desesperada de competir com o outro, se transforme na necessidade consciente de cooperar com o outro…porque… É a Hora!…

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Junho)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Conrad Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia

17:50 18 Junho, 2026 14:33 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Conrad Algarve, na Quinta do Lago, combina piscinas interiores e exteriores, restauração de luxo e um spa

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 19:26 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Conrad Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia

17:50 18 Junho, 2026 14:33 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Conrad Algarve, na Quinta do Lago, combina piscinas interiores e exteriores, restauração de luxo e um spa

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde, Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 19:26 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Últimas Notícias

  • Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
    Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
  • Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
    Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
  • “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
    “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
  • Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”
    Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”
  • Olhanenses expulsaram as tropas de Napoleão do Algarve sem exército regular: barco atracado em Olhão é símbolo da história de 1808
    Olhanenses expulsaram as tropas de Napoleão do Algarve sem exército regular: barco atracado em Olhão é símbolo da história de 1808

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal